segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oferenda a Srila Prabhupada 28/08


Queridos devotos.
Srila Prabhupada ki jay.

Quando medito em tudo que fez Srila Prabhupada por nós, realizo que ainda não fiz nada. Por exemplo, sua imensa contribuição literária que deixou à humanidade. Eu escrevi algumas coisas, introduções a temáticas para a pregação. Srila Prabhupada, sozinho, publicou do sânscrito ao inglês, com transliteração, 16.000 versos, com poucas pessoas, sem colaboradores, ele mesmo coletava para imprimir seus livros.

Quem sabe imprimir livros sabe que isto é sobre-humano. Seu irmão espiritual, Jayavar Maharaj disse que Srila Prabhupada é um Saktyavesa Avatar. Isto foi aceito por Srila Sridhar Maharaj e logo aceito por todos. Até hoje não escutei alguém dizer que não ou argumentar a respeito. Ao contrário, isto foi confirmado pelas maiores autoridades espirituais e irmãos espirituais, e isso não é comum, pois entre irmãos, normalmente são críticos uns com os outros, sempre estão se olhando como: o que faz este irmãozinho?!

No caso de Srila Prabhupada, seu trabalho era tanto que somente pela vontade de Deus mesmo que um ser humano poderia fazer essas coisas. Srila Prabhupada foi o que encheu a predição de Sri Caitanya Mahaprabhu. Pritivite ache yata nagarati grama, saryatra pracara haibe mora nama. Esta predição foi satisfeita por Srila Prabhupada de forma impressionante. Por exemplo:

Srila Prabhupada inspirou as artes conscientes. Srila Prabhupada traduziu o Caitanya Caritamrita. Outra obra monumental e as conferências diárias que dava eram simplesmente impressionantes. Enchendo a predição de Sri Caitanya se torna na escala da história da Índia um personagem como Sankaracarya que foi elementar de resgatar a cultura védica do budismo que havia sido uma reação à degradação inicial de Kali Yuga. Algo incrível que nós não podemos imaginar na história, mas menos podemos imaginar que o temos aqui, a Srila Prabhupada, sentado na montanha da Colômbia e agora graças a Mahatma prabhu o temos em forma de uma bela escultura espalhando-se por todos os lados. É meu sonho que todos tenham uma escultura de Srila Prabhupada em suas casas, na casa de cada amigo, como uma forma de ter a presença de Srila Prabhupada, porque esta escultura é de grande respeito a uma grande personalidade.
E não é caro, todos podem ter em sua casa e sim ver Srila Prabhupada em todo lugar, então sabemos que Krsna estará satisfeito porque é a escultura de um grande devoto de Krsna.

Eu não exagero em pedir isto, que levem Srila Prabhupada a todos os lados. Sim, Mahatma me disse: já fizemos 5.000 esculturas (busto) de Srila Prabhupada. Agora seria incrível, Srila Prabhupada estaria em 5.000 casas na Colômbia. Isso seria uma notícia maratona estática e isso devemos também a Srila Prabhupada. Também Mahatma prabhu apresentou agora o monte Meru, é um símbolo que representa o universo, também tem Lakshmi Yantra dentro. É um yantra tridimensional que representa os diferentes níveis do universo. Também para o altar de alguém, bem bonito. Apóiem estes produtos. Como o novo livro da mãe Lakshmi, isto é solidariedade irmã, são oferendas a Srila Prabhupada. Prabhupada é solidariedade, são sinônimos, porque ele se identificou com as pessoas da Arábia Saudita.
É um país onde quem prega outra coisa que não seja mulçumana pode ser decapitado.

Srila Prabhupada mandou seu discípulo Jayananda pregar, assim mandou muitos devotos a lugares assim. Solidariedade com todos, as pessoas na prisão, bonita, pobre, rica, todos por igual. Assim, Srila Prabhupada mandou a seus discípulos à América do Sul também, Srila Prabhupada disse sobre América do Sul. Eu diria, foi um louvor aos seres que vivem na América do Sul. Srila Prabhupada disse: as pessoas na América do Sul são de uma ou outra maneira piedosas. Prabhupada esteve na América do Sul. Ele sentiu isso. Ele viu o espírito latino.

Nós somos aqui os recipientes do amor de Srila Prabhupada. Prabhupada impregnava o mundo com seu amor e não devemos esquecer uma coisa, meus queridos devotos, assim tanto como vocês são vivos, e assim tanto como vocês querem a Srila Prabhupada e agradecem a Srila Prabhupada, assim tanto na mesma dimensão, a missão de Srila Prabhupada está dinâmica e ativa no planeta. Eu não creio que até agora a missão de Srila Prabupada tenha sido visto em sua dimensão como Srila Prabhupada mereça. Eu creio que nos próximos 50, ou 100 anos, vai se revelar quem foi Srila Prabhupada.

Qual dimensão preencheu Srila Prabhupada no planeta, na história da religião e por quê?

Porque eu creio que há uma imensa intolerância no planeta. Essa intolerância é tão grave que praticamente as pessoas por seus diferentes credos estão se matando, isso desde não faz muito tempo e ainda está acontecendo. Então uma nova competência no mundo da religião, que um grupo novo que saia da Índia e que se torne proeminente em todas as partes do mundo e que tenha seguidores e discípulos, pessoas dançando e cantando em todas as partes do mundo distribuindo a consciência de Krsna e criticando o estilo de vida de outras religiões institucionais que já tenham perdido seus valores místicos originais. Isto é, melhor dizendo..como.. isto está suspeito. Isso é algo provocante ao máximo grau, mas Srila Prahupada sabia fazer isto de uma forma de tanto amor, de tanta consideração que podemos dizer que as pessoas chegaram a entender que era um mensageiro do amor, que tinham que atender, que escutar pelo menos e ainda muitas pessoas sejam relutantes de mudar seus estilos de vida.

As pessoas de hoje em dia, quando você pergunta, “Você está comendo carne?”, muitas vezes elas respondem, “só um pouco, só um pouco”. Isso é a Revolução da Colher impactando e isso é a missão de Srila Prabhupada. Ninguém dizia antes: “só um pouco”, antes se dizia com orgulho: “carne, claro que sim, cinco vezes ao dia.”. Prabhupada foi a pessoa que lançou isto. Imagine que as pessoas no mundo sentem pena por comerem carne, por quê? Porque é malíssimo, é repugnante, degradante, agressivante (nova invenção), é algo que simplesmente produz caos no planeta e isso é a Revolução da Colher, mas eu sinto que a maioria ainda não entendeu o que se trata a Revolução, de criar grupos ativistas, ministros, muito que se alcançou é porque alguns discípulos meus têm tomado a peito isto. Na Revolução da Colher não há nenhum mecanismo para ganhar dinheiro, não é para ganhar dinheiro, se puséssemos a mesma energia em fazer dinheiro, teríamos muito, por isso este programa é somente contribuição, não para coletar fundos.

Eu em importava com os animais, eu queria agradecer às vaquinhas que tanto sacrifícios têm feito, como eu não poderia parar a matança das vaquinhas, politicamente não é possível, então eu digo: vou acabar com os clientes da indústria de carne, essa é a única forma, tenho que fazer um movimento de felicidade, de entusiasmo, de que as pessoas tenham mais ganhos sem comer carne, essa é a única forma de alcançar uma mudança significativa.

Porque nós nem sequer somos capazes de proteger as vacas a grande estilo, porque isso é muito complicado, porque as vacas se expandem muito e se você tem pouca terra então não pode manter muitas vacas, isto pensando na produção de leite, mas para manter isto, necessita vender as vacas que não produzem leite. Então se torna um caos porque, geralmente, a vacas que se vendem terminam no matadouro, ninguém no mundo tem uma vaca de mascote. Só Arjuna Pati em Rimini Itália, ele sim tem vacas de mascote. Bom, não mascote, mas bem símbolo de proteção. Por isso seu templo se chama Jarikandha, fator da misericórdia, ele trabalha muito duro para alimentar as vacas.

Também em outras terras se pode ter algo assim, proteger simbolicamente as vacas. Mas é muito difícil a proteção das vacas. Mahatma Gandhi disse: isto não será possível, a menos que o próprio governo participe. Onde se reserve uma boa quantidade de espaço para as vacas. Na Índia até pouco funcionava que as vacas que não davam leite caminhassem livres pelas ruas, as pessoas colocavam seus restos orgânicos na porta e as vacas passavam e comiam, era algo normal, mas hoje não, agora nas noites desaparecem as vacas das ruas para levá-las ao matadouro, de dia ainda não fazem, mas à noite sim, já nem na Índia é possível, hoje em dia, proteger as vacas, tudo isso me deixa muito triste, então me diga: tenho que fazer algo... Porque também tomei muito leite na minha vida e então algo tenho que fazer por nossa mãe vaca. Então concluímos que devemos enfatizar o movimento vegetariano e eu creio que você também como nesta vida também comeu carne. Tem o dever de empurrar muito isto, você sabe, quando mil pessoas enfatizam algo e o põe em seu facebook fazem que um movimento seja muito notável, mas não alcançamos ainda, claro, alcançamos algo, mas não estou satisfeito, nem um pouco.

A Revolução da Colher é na realidade a mensagem de Srila Prabhupada para deter a matança dos animais. Isto não é uma mensagem de um grupo religioso em particular, é em base de um sentido comum, na base da ciência, na base de tudo e queremos que todo o mundo participe, em outros projetos também, como na Oida Terapia, mesmo que a Oida Terapia é geral, algo que não é geral: o amor universal, não vamos nos associar com pessoas que aprovam os sacrifícios de animais.

Isso é Prabhupada. Prabhupada é o personagem que começou, aqui na terra, uma mudança completamente revolucionária, ui, que alívio. Eu pensava na minha juventude que somente Che Guevara era um valente que estava mudando o planeta, realmente pensava, a oligarquia cheira tão feio e não tem melhorado, só a oligarquia tem se globalizado e agora são menos ricos, mas muitos fazem com o planeta o que querem. A mim, tudo isso da oligarquia tinha realmente me irritado, as pessoas da oligarquia, para ganhar mais dinheiro, fazem guerras. Você tem que entender isto, se não entende ainda é porque é um voado, um caminhante da lua ou algo assim.

As guerras neste mundo não têm nenhuma motivação emocional, é um conflito de ego, chegou até a matar 50.000 mulheres. Não senhor, não é assim. É a cobiça financeira que faz isso. Algumas pessoas querem tirar dinheiro da absoluta miséria de outros, isso tem que entender em todo conflito só se ganha dinheiro, como os conflitos no Oriente Médio, são todos grandes negócios, eles que incentivam as guerras também criaram a ONU, imaginem a piada, Rússia e Estados Unidos criaram a ONU e se reservaram o direito do veto, simpáticos ne!, sem-vergonhas, fazem uma casa de reunião mundial para decidir pelas guerras, mas eles se reservam o veto, privilégios roubados. O mundo da hipocrisia, o mafioso que existe no mundo e o governante que autoriza guerras, não há diferença entre os dois, são da mesma índole, fazendo sofrer a outros para se enriquecer.

Há um documentário, engraçado, feito pela BBC, Por que lutamos. Ali está analisando as últimas 30 guerras, quais mentiras lançaram tudo isso, com isto, não estou especulando, estou dizendo a realidade, vivemos em um mundo onde em um hotel se sentam umas pessoas onde decidem que será um bom negócio fazer uma guerra entre Peru e Equador, e assim vender armas ou um ataque aos Estados Unidos, ou o pobre Estados Unidos vai ser atacado por uns mulçumanos da montanha, como os ataques que conhecemos, muitas pessoas morrem e por detrás imensas somas de dinheiro se movem para proteger a nação ou venda de seguro, redondos negócios. Que sujeira, nem palavras o podem descrever.

Mas sabe quem descobriu? Srila Prabhupada, claro, outros lhe disseram também, mas Srila Prabhupada nos avisou, desde dizer que as universidades são matadouros de almas, Srila Prabhupada nos disse as coisas muito claras, revolucionário, por isso eu me senti cômodo em ser seu discípulo. Porque eu não vim aqui para somente comer, dormir e estar ao lado de injustiças, para mim, resultava em meu próprio ser, algo insuportável, prefiro morrer em uma guerra pela casa a viver aqui, vivendo dos remanentes jogados pelos oligarcas para que se calem os intelectuais, estas migalhas me resultam veneno, mas consegui com Srila Prabhupada uma revolução de amor. Com Srila Prabhupada aprendi que até há que amar aos oligarcas, que eles são mais que pobres, que agora estão nessa posição devido a seu karma de fazer protagonismo de seu poder, o criminoso barato da rua é um oligarca também, só que não tem o papel de influência em nível grande.

Qualquer um que coma um animal é um oligarca em potência, os caçadores, os espectadores da praça de touros, todos eles são em desejo. Então em meio de tanto sofrimento uma revolução de amor pode causar uma transformação no planeta e isso foi Srila Prabhupada. E vocês são afortunados de serem vinculados com este grande revolucionário do amor, assim como Srila Harijan Maharaj se rendeu a ele.

Srila Prabhupada foi um mensageiro de carinho, de perdão, de cuidar da terra, mensageiro de cuidar dos animais formando um novo aprecio a nossos irmãos animais, tudo isto foi pregado por Srila Prabhupada, o movimento do vegetarianismo no Ocidente não tinha consideração da reencarnação, isto foi graças a Srila Prabhupada.

O Che Guevara mandou alguns jovens à selva, mas que pena, muitos deles se tornaram narcotraficantes. Como pode se fazer danos à juventude com drogas para salvar um povo? No fim das contas já conhecíamos tantos loucos, como Pol Tot que matou milhões, ele não queria intelectuais, ou Stalin que mandou milhões de pessoas à morte, mortes colossais ou as fossas comuns de Ricardo Franco. Em todos os lados onde os homens mandam sobre a vida de outros homens. Por isso a anistia condena a condena a morte, mas a condena de morte é usada injustamente para matar pessoas que não gosta. Quem diz neste mundo o que é correto ou incorreto?

Na conciência de Krsna nos falam de perdão, e isso aprendemos de Srila Prahupada, por isso estamos tão endividados com Srila Prabhupada e sua contribuição tem até mais valor que Mahatma Gandhi, pois ele pregou não-violência, mas Srila Prabhupada nos falou do amor por todos. Ele ensinou que amor por Deus é amor por todos, não se pode dizer amor por Deus e ódio pelos demais, isso não é amor por Deus, é uma farsa. Então temos que nos despertar, nos sacrificar, nos tornar revolucionários da consciência transcendental. Revolucionários do amor onde não há nenhuma morte, zero mortes, isso é oki.

Srila Prabhupada era extraordinário, tinha consciência ecológica, eu, depois de 33 anos comecei a ter uns terreninhos pequenos de 3 hectares, coisas pequenas, Srila Prabhupada comprou terrenos de 3.000 hectares, a dimensão de Srila Prabhupada era gigante. Como fez? Krsna sabe que é o que quer para a América do Sul. Mas eu tenho que admitir, depois de 33 anos, que não posso nem imitar o que Srila Prabhupada fez.

Este é meu mestre espiritual e eu o apresento a vocês. Eu sinto que vocês, não eu, são os mais afortunados de ter conhecido ele, não reclamo o credito para mim.

Cheguei à Colômbia por acidente, por misericórdia. O crédito tem Srila Prabhupada. Os livros, tudo.

Obrigado por ler sobre Srila Prabhupada, tudo o que se faz por Srila Prabhupada é lindo.


Srila Prabhupada ki jay!

Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário