segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O cultivo da Mãe-Terra – De Berlim 07/08/11




Queridos devotos.

Estou em meu último dia na Alemanha, terminando minha visita na Europa.

A vida de um pregador se surpreende com toda a misericórdia que Krishna lhe dá.

Gostaria de apoiar aos devotos, com mais e mais responsabilidades.

Hoje me deram a boa notícia, que a prefeita de Cúcuta (Colombia) deu um terreno, junto à mãe Gopala, para os devotos da Colômbia na cidade de Pamplonita. Essa é, eu creio, a primeira vez que uma prefeita doa pessoalmente um terreno aos devotos na Colômbia.

Por isso lhe mandamos nossos agradecimentos em nome de toda a Missão Vrinda e buscamos agora alguns pioneiros que realmente estejam dispostos a colocar seu coração ali e transformá-lo numa Comunidade Espiritual. É do lado da pista entre Bucaramanga e Cúcuta, e somente a 10 minutos de carro de Pamplona. Cidade universitária de clima frio, mas pertence à Pamplonita que já tem um clima bem mais quente com bananas e tudo.

Pamplona é uma cidade de muitos universitários e imagino que algo muito lindo vai acontecer ali. Com lugares para prasadam, etc. Esses pontos na pista não são fáceis, em Varsana tínhamos por muitos anos e não foi fácil. Igualmente, todo tipo de construção é muito caro e nossa comunidade não tem muito capital para trabalhar, mas vamos ver, se Krsna me manda uma propriedade também nos vai mandar algo para trabalhar, por enquanto há uma cabana de madeira e 5 fornos grandes de tijolos que nunca foram terminados e temos o plano de fazê-los residência para brahmacaris. Porque parecem trulys redondos, mas falta terminar. Para os santandereanos (pessoas nascidas no estado de Santander, Colombia) considero uma propriedade muito linda e espetacular. Também tem acesso ao rio Pamplona e abaixo do rio há outro terreno grande, que está à disposição dos devotos e que pode inundar em temporadas de chuva.

Há todas as pedras que necessitamos.

O plano dos devotos na Europa é concentrarem-se mais na distribuição de prasadam, já que a economia do mundo se educa com uma boa crise parece que vamos enviar todos nossos cantores para cuidar da terra em Varsana. De qualquer jeito, sinto que chega uma época no planeta que requer muita solidariedade.

Entre os devotos das fazendas e das cidades...

Também deveríamos adquirir conscientemente sementes orgânicas e pensar bem como podemos cultivar nossas terras. Mas a maioria das pessoas não sabe nem cultivar, como são filhos da urbanização, quase se assustam com a idéia. Mas, não há nada mais bonito que cultivar a Mãe-Terra. Principalmente em nossas mesmas terras. Por favor, mandem a instrução a nossa terra de Cali que plante muito chachafruto.

Igualmente, o irmão de Rohini que tem uma terra no Peru. O chachafruto cresce entre 7 e 8 metros de altura e é uma árvore que produz quase todo o ano e produz mais proteína por hectare que a própria soja. Bom, os bancos de sementes são realmente importantes, inclusive hoje saiu na imprensa da Alemanha que dizia que a variedade das espécies está em perigo principalmente pela monocultura das grandes empresas que querem controlar o mundo inteiro.

Alguém tem que contrariar isto colecionando sementes boas e plantando-as também.

Melhor dizendo, aquelas atividades que nossos antepassados mantinham mas que se perderam porque todo mundo compra no mercado. Devemos recuperá-las e voltar ao sistema da avó e proteger as sementes de amanhã. Os bancos de sementes é um sistema onde se acumulam as sementes e logo se empresta às pessoas que queiram cultivar, e logo elas as devolvem depois que plantaram. Assim o banco de sementes gera uma consciência, pois sem consciência não se faz nada.

Acabamos de chegar de Harinam, por isso hoje o chat será um pouco curto de minha parte.

Essa é minha mensagem de hoje. Só queria relatar um pouco com vocês. Em poucos dias estou de volta a Miami para uma nova visita a meu Senhor do coração Gouranga Radha Vrajesvara em Janmastami.


Continuação do chat.


Queridos devotos.

Quanto mais ajudamos a outros é também quanto ajudamos a nós mesmos. Olhemos cuidadosamente, olhemos com uma dose sã de egoísmo. Você se surpreenderá que eu digo são egoísmo, como se houvesse algo assim como são egoísmo.

Orgulho são é quando você serve a Krsna e a seus devotos, e se torna um bom devoto devido a servir Krsna, O Supremo Controlador. E também porque faz feliz aos outros, o que garante sua própria felicidade também. Assim, desta forma é altamente beneficiado.

Em um egoísmo insano, você quer ter tudo para si e com isso só danifica nossa água, nossa terra e nosso ar. Danifica suas relações e Krsna nunca será feliz, desta maneira, com isso assim, incluo que se você quer ser egoísta, é melhor ser um egoísta são que um insano. Se não for egoísta, então definitivamente trate de ser um devoto puro e trabalhar pelo benefício dos demais, também vai te despertar o desejo de fazer sacrifícios, como viver em um ashram, por exemplo, o que significa algo de austeridade, ao que creio que é pouca austeridade do que não viver em um ashram, ou pior, viver sozinho. Eu me despeço por hoje e lhes desejo um dia lindo em consciência de Krsna.


Jay Srila Prabhupada.

Seu bem-querente

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário