domingo, 29 de agosto de 2010

Chat de domingo - 29 de Agosto de 2010

Gandharvika devi dasi:


Hare Krsna, reverências a todos os presentes. Todas as glórias a Srila Guru Maharaj, Srila Atulananda Acarya, Srila Harijan Swami.
Gostariamos de informar que Guru Maharaj se encontra viajando de Miami a Bogotá. Dentro de algumas horas aterrissa em Bogotá, para compartilhar seus tempo com os devotos durante duas semanas. Bhagavati devi dasi vai traduzir a mensagem de Srila Guru Maharaj para o chat de hoje.
Hare Krsna.




Conferência de Guru Maharaj

O assunto dos chats de hoje é: “As conexões”.



Por favor, atenção sobre o assunto é realmente sobre vocês.


Quando falamos sobre conexões tem muito haver com a responsabilidade e com o objetivo. Por exemplo, estou fazendo algo, porém o que está vindo dele? Ou disso? Como sou responsável? Há um monte de exemplos. O objetivo da compra do bhoga é cozinhar com ele. O objetivo de cozinhar é distribuir a prasadam. Assim, esta é a ideia do objetivo e a conexão se pode aplicar a muitos campos. Por exemplo, Berlim Vegetarien, o projeto, o que é o propósito, o que estamos buscando, quais são os detalhes? Muitas vezes vejo as pessoas fragmentando, porém não chegam as conexões e depois não entendem o que aconteceu. Ou se dão conta que não chegaram a nenhuma parte. Essa é uma experiência frustrante.
Hoje em dia contamos com um conector, um semi conector a internet. Pelo menos podemos colocar algo na internet para que outras pessoas saibam o que está disponível, etc.
Porém isso não é o suficiente, já que a internet é um labirinto, você tem que criar os links. Sim, esse é o propósito. Porém quando uma mãe sai e recolhe os morangos para fazer marmelada não está preocupada com o vento pois sabe que o inverno chegará. E se podem dar alguns amigos também. Como agora, eu estava na Hungria. Havia muitas acerolas, milhões de acerolas caiam no chão e se convertia em nada, porque ninguém pensava, temos que fazer marmelada, precisa de uma certa inversão, alguma organização e tem que saber como levar as pessoas que comem marmelada.
Assim falo da ação responsável. Participar e ser parte das coisas. E tratar de descobrir que aceitação tem meu Guru sobre mim...
Muitas vezes na minha vida, eu só fiz uma coisa, contato pessoas. Isso é muito importante. Portanto, até certo ponto meu serviço é conectar devotos com outros devotos. Aqui está por exemplo o livro alemão de W. Eidlitz, O bhakti, os devotos suíços tem que saber e todo o mundo que possa ler alemão, etc.
Há tantas coisas, só temos que conectar os cabos soltos, se olhamos a coisas globalmente. Te dou dois exemplos, há pinturas por exemplo, as pinturas espirituais, feitas há dez anos, porém ninguém sabe. As obras dos devotos devem estar em suas próprias páginas, nas páginas de arte consciente. Cada atividade dos devotos deve estar documentada. As cordas tem que ser encontradas e amarradas. Assim tenho que saber quem vou amarrar e como fazer. Muito bem estou fazendo isso, porém tenho um planeta inteiro para trabalhar. Portanto, como posso fazer todas as conexões? Como posso projetar um site da web? Como posso promover um site? Como posso dar as pessoas a oportunidade de ler-lo. Por exemplo, se você é um músico e sabe que 500 ou 50.000 pessoas estão escutando sua música, se inspira a respeito. Ok? A pergunta é: Porque existem tantos laços soltos? Porque as pessoas só querem desfrutar.



Agora quero lhes falar sobre um assunto muito importante, os médicos da alma. Todos precisamos de um médico quando estamos doentes. Alguns sequer nem se podem manter e precisam de assistência de uma enfermeira em tempo integral, praticamente estão moribundos e dos moribundos mais de um se salva. Se pensamos um pouco sobre os médicos e os doentes, podemos ver que se alguém da uma boa atenção a um doente quem sabe há uma esperança que se salve.

Se pensamos um pouco sobre os médicos e os doentes, podemos ver que se uma pessoa da atenção a um doente, quem sabe há uma esperança que ele se salve. Aos outros fazem diferentes tratamentos, cirurgias e ficam em observação um tempo, os médicos sempre tem o tempo restringido. As vezes tem que atender 200 doentes em pouquíssimo tempo. Um médico sempre é assessorado por enfermeiros e assistentes, que estão responsáveis dos diferentes casos e conhecem os detalhes. Porém o médico não confia só em enfermeiros, ele mesmo está de olho e revisa o estado de cada paciente.


Um mestre espiritual é como um médico, um médico da alma. E muitas vezes o mestre espiritual também tem que atender muita gente em pouco tempo. Recebe ligações dos discipulos com problema, email, etc... Isso sem considerar que atende os projetos locais e se equipar para sua suas viagens. Pois os guerreiros contra maya devem estar bem equipados para seus próximos ataques. Assim como os guerreiros que se preparam para uma batalha. Os guerreiros espirituais se preparam com a munição do conhecimento eterno para vencer maya. Um médico tem a máxima responsabilidade. Se um médico não presta atenção devida a alguém é porque sabe que tem alguém com mais grave. Pois como diz o ditado: “Quem não chora, não mama.” Geralmente recebem mais atenção as pessoas que tem mais urgência...porque as urgências, por assim dizer, não são agradáveis para o doente. Tão pouco para o médico, porém são urgências, então tem de atender-las.
As vezes o médico recebe uma ligação a meia noite porque tem alguém em perigo. Outras vezes existem situações que ultrapassam a urgência e requerem uma atenção completa. Assim mesmo dentro da comunidade Vaisnava alguns estão passando situações de emergência e outros não. Alguns ainda estão decidindo se render ou não a vida Vaisnava, inclusive as vezes dizem que querem ser vaisnavas e as vezes não. É como um doente que não sabe se sente-se mau ou não. A esses doentes o médico não dá muita atenção pois tem doentes mais graves esperando.


Na comunidade Vaisnava também existem devotos que vivem dentro do templo e são de primeira classe ou pelo menos desejam ser, porém para chegar a isso precisam de muita atenção. Há outros membros que estão assumindo fortes lideranças, a eles também o mestre espiritual presta muita atenção para que nos futuro se tornem bons líderes. Porém também os que funcionam sem problemas, como no piloto automático...são os que são procurados e não dão guerra já que eles mesmos se tornaram médicos. Porque assim como nos hospitais, nas comunidades vaisnavas tem diferentes médicos da alma:
O médico chefe, o médico de departamento, o especialista... etc. E todos esses médicos da alma trabalham juntos com um único objetivo: levar a cabo a vontade Srila Prabhupada, quando existem mais pacientes, existes problemas. Não é que uma pessoa que tem poucos problemas sai procurando mais... não, isso não é correto. Não que uma pessoa se pergunte: Como é que tenho tão poucos problemas? Preciso de mais problemas! Não.
Mas tem que sair procurando mais amigos de primeira classe. Assim não tem como se confundir. Krsna é o amigo de primeira que ajuda a solucionar todos os problemas. Krsna se expando no coração de cada um para compartilhar suas próprias confusões. Para estar do seu lado quando quiser desfrutar, para estar do seu lado quando quiser servir. Quando estiver em emergência, Krsna te envia um representante para cuidar de ti, inclusive quando comete um pecado... Krsna te faz experimentar alguma coisa intensa para que se desespere. Esse é o nosso processo, Esse É Krsna, em toda a sua generosidade e a generosidade de Krsna é incrível é muito linda.
Por isso os médicos da alma, os devotos são muito dedicados e se sacrificam. Dispostos a fazer coisas para ajudar os demais. Tudo o que nós fazemos tem esse propósito; ajudar os outros. Por isso cozinhamos samosas, para que todos possam tomar esse prasadam. Arrumamos o jardim, para que todos se apaixonem pelo belo jardim de Krsna. Devemos ter muito clara uma coisa:
Na vida NÃO somos o centro. Quem pensa que é o centro está equivocado , porque o centro é Krsna e prestar atenção a Krsna é o tratamento que o médico da alma nos recomendou. Quem entende que Krsna é o centro já está meio curado. Se se entende que Krsna é o centro verá que tudo é maravilhoso. Por isso o temos no altar, por isso fazemos arati, cozinhamos e prestamos todas as atenções, tudo que ocorre dentro das nossas oficinas é para a completa satisfação de Krsna . Por outro lado tem gente que não toma um correto padrão de cura, não seguem o tratamento que o médico da alma receitou. Quem faz algo e não oferece a Krsna esta em Maya. No templo se aprende que o mundo todo é para Krsna. As pessoas que não seguem o tratamento do médico da alma e tem condutas que não curam, terminam mais doentes. Então o médico da alma lhe tem uma dieta prescrita, uma medicação adequada, tem a medicação precisa para a sua cura e um doente dever seguir o tratamento ao pé da letra...


Não é que os doentes no hospital fazem o que querem. No hospital, todos se submetem ao médico e os assistentes do médico. Assim mesmo, quem quer aceitar que Krsna é o centro tem que fazer-lo... Existem coisas básicas que as vezes são ditas e não cumprimos. Por exemplo.Temos falado muitas vezes que as aulas e conferências não são lugar pra criança, pois estamos entregando um conhecimento essencial e precisamos de toda a concentração nele. As crianças são tão maravilhosas que quando estão presentes só nos concentramos nelas. Não precisamos disso em nossas aulas. Sempre insisto em que as crianças não vão as conferências... pois não quero torturar as crianças, que os chamem atenção e que olhem feio pra eles. Eu com prazer me esqueço dos adultos e brinco com as crianças... Porém esse não é meu trabalho e uma aula de Srimad Bhagavatam é coisa séria. Se não existem disciplina nisso, menos ainda haverá disciplina em outras coisas. O respeito ao Mestre Espiritual começa ali.
Quando chega o médico de frente ao doente, o paciente escuta o médico, as enfermeiras escutam o médico. Não é que as enfermeiras começam a falar do vestido que irão usar amanhã. Vocês sabem que pelo trabalho meu tempo é reduzido. Muitas pessoas procuram falar coisas sensatas e escrevem um papel ou me procuram, porém se perdem porque há outros que chegam sem se importar de fazer fofoca e conflitos superficiais.
Por isso temos criado mecanismos também para ter mais contato com os devotos. Como esse mesmo Chat de Domingo ou o Boletim Darshan, mecanismos maravilhosos que devem ser bem usados. Levamos anos de comunicação graças a esse Chat de Domingo... e assim nos mantemos em contato e assim podemos ver o que estão fazendo os devotos, assim como um médico, que está escrevendo um livro e os pacientes mais inteligentes pegam o livro e seguem o tratamento. Claro, muitas vezes tem que estar frente a frente, olhar nos olhos e ver como estão as coisas dentro de cada um. Isto é um tratamento personalizado.
Porém também um médico entrega muito conhecimento e sabedoria quando escreve algo ou um médico faz um DVD onde as pessoas possam ver e aprender também.


Em outras palavras a visita do Médico da Alma ou o Mestre Espiritual é de suma importancia não é algo assim ordinário. Para que isso funcione se deve seguir o tratamento. Um discipulo meu que não lê o Chat semanal não é muito sério. Se simplesmente está preocupado com os chapatis e as samosas e não do Mestre Espiritual, então não é muito sério.
Tudo isso para saber como vão e como devem ir as coisas, e não que eu me ache importante. Qualquer médico que queira curar seus pacientes faz o mesmo. Eu simplesmente procuro cumprir meu papel Médico Espiritual e atender os casos mais urgentes, mais apropriados. Procuro treinar novos médicos: sanyasis, novos líderes, novos presidentes de templo. Sem críticas, pois se um líder é transparente não tem porque o criticarem e assim as coisas caminham bem... tudo rapidinho, como os carros na estrada. Ninguém presta atenção até que um carro bate e quando um carro bate na estrada, chegam os bombeiros, polícia e tudo se torna um problema. Porém se o carro flui bem ninguém presta atenção. Da mesma maneira o líder que vai bem, nem o olham pois não está causando estorvo algum.


De forma similar um devotos deve se mover como um carro, porém sempre pra cima e pra baixo. Sempre responsável por fazer suas coisas bem e sempre pronto a ajudar os demais. Já sabemos que nesse mundo se nasce e morre, por isso estamos trabalhando com Shyamananda da Suécia em um livro de coisas que se tem de aprender antes de morrer. Para nos curarmos antes de morrer. Temos muitas coisas pra fazer e o mundo nos dá muitas oportunidades para servir.
Quem não vê a forma de servir é porque não se propôs a coisas interessantes, não tem criatividade e nem fantasia. Há espaço para todos, por isso vale mais a pena ter muitos templos do que só um próprio. Assim é a vida espiritual. Tudo tratando de ter uma visão revolucionária sem egoísmo. Deve-se preparar para servir, não para ficar de férias.
Em um templo tudo deve funcionar: a administração, a cozinha, a contabilidade, tudo. E o líder espiritual do templo deve estar preocupado de que tudo funcione bem. No mundo material um médico quase não tem tempo e sempre tem que atender muitos pacientes, por isso eu os peço ajuda. Todo mundo precisa de um Mestre Espiritual, porém muitas vezes não entendem, aquele que quer saber e quer sair da ilusão pode conseguir. O que não quer fazer, nunca sairá. Em poucas palavras, nossa Missão está de tal maneira para que todos possam servir. Para se animar muito e oferecer um serviço a Sri Caitanya Mahaprabhu.
Uma e outra vez somos destinados a fazer coisas bonitas. É nossa chance e nossa oportunidade aqui, agora e em todos os lados. Esta analogia do médico é muito precisa, eu poderia continuar falando dela durante muito tempo, porém vocês sabem ao que me refiro. Estamos no estado de confusão e contaminação. Só pela misericórdia de Srila Prabhupada podemos nos salvar.
Ele nos dá muita misericórdia, ele é a alma mais preciosa que já conheci, com isso não quero dizer que não existem outros médicos da alma. Porque há muitos mestres espirituais e não há diferença entre um e outro. Quem sabe alguns mestres espirituais tenham mais experiência do que outros, porém se você precisa de um médico com urgência não importa muito se ele tem experiência ou não seu eu preciso dele com urgência, o mais importante é que ele tenha vontade curar. Se tem uma dor de dente e vai num dentista experiente, ok, porém se não tem nenhum e só há um que te diz: “Eu ainda não me formei mais sei como fazer.”, você vai pela dor que sente. Assim, você deve ser sempre agradecido e por em prática o que temos, mesmo que sejamos médicos com pouca experiência, se todos os devotos aceitam seu papel como médicos da alma, então podem ajudar muitas pessoas. Assim, haveriam mais mestres espirituais.


Muito grato pela sua preciosa atenção. Hoje parto outra vez ao mundo latino, a grande embaixada da América do Sul. Ainda tratamos de contribuir com o mundo e os Estados Unidos, para que eles não percam o néctar da consciência de Krsna.


Muito grato a todos por estarem presentes. Médicos da alma Ki Jay, Srila Prabhupada Ki Jay.


Seu sempre bem querente
Swami B.A. Paramadvaiti



Nenhum comentário:

Postar um comentário