domingo, 19 de outubro de 2014

O sentir dos devotos





"Não sabemos como acontece, mas Krishna nos dá tudo."



Queridos devotos. Srila Prabhupada ki jay.
Nesta manhã de Kartik tivemos uma meditação sobre o sentir dos devotos. Quero pedir desculpas que às vezes não tenho tempo suficiente para atender a todos de uma forma sensível como tudo requer e necessita. Isto é como uma prova pela qual todos passamos, porque é a natureza das coisas. Geralmente os tempos são curtos para conversas longas e isso faz que talvez alguém se sinta descuidado porque não dedico mais tempo. Na América do Sul existe um ditado: “Se não chora, não mama”, isso quer dizer que em algumas vezes temos que chorar um pouco quando sentimos que precisamos de um alimento especial, essa é a sabedoria dos bebês.
Há alguns devotos mais sensíveis que outros, todos são muito valiosos, cada um foi enviado por Krishna. Nesta manhã também tive uma conversa onde meditamos sobre a importância de cuidar das crianças, e assim falávamos que realmente todos temos um poder paternal e maternal no nosso interior. Então vem a pergunta: Quem recebe o poder materno e paterno que tem? Porque alguém deve receber, pois trata-se de um grande poder que está muito conectado com nossa sensibilidade. Ainda que muitas vezes sejamos muito sensíveis com nós mesmos, mas nem sempre muito sensível com os demais. Todos podem se ver bem, mas o que está acontecendo dentro de nós, isso é o que importa a Krishna, porque Ele também está dentro.
Há um verso no Bhagavad Gita que diz: “Krishna está em tudo e tudo está em Krishna, então Krishna nunca estará perdido para você e você nunca estará perdido para Krishna.” Esta é uma declaração de amor que ninguém te dará jamais, e se o fizerem, será uma mentira. Pois se alguém diz que te vê em todas as coisas é uma mentira, ou que te digam que sempre estará em seu coração, não é real. Assim, Krishna está dando no Bhagavad Gita uma declaração universal.
A sensibilidade e o poder paterno/materno e o que acontece dentro de cada um de vocês é algo muito elevado e valioso, é um tesouro, não há preço para isto. Quanto tem que pagar para que uma mãe venda seu filho? Poderia imaginar quanto? Ela não o venderá nem por uma montanha de ouro. Assim é quanto valor há em um indivíduo. O poder de uma mãe é maior que todos os banqueiros juntos, que o poder dos militares, mineiros ou aqueles que gastam milhões para comprar armas, eles não podem fazer nada com o amor de uma mãe. É verdade ou mentira? Acredita que isso seja um delírio? Você sabe, em seu coração, concorda.
Na relação individual dou o exemplo da mãe e do filho, mas vejamos, venderia seu irmão por alguma quantia de dinheiro? Eu sei que há casos onde as pessoas estão tão desviadas onde se cria um ambiente de coisas más, mas não o faria se fosse uma pessoa sensata. O que dizer de vender seu irmão, sua mãe?
É esquisito pensar que nossos irmãos europeus intercambiavam os escravos entre eles para fazerem o que quisessem. É impensável e o pior é que estas pessoas se chamam cristãs, como podem ter tido a ideia... Assim, isto é o oposto, abandonando algo, vendendo alguém, mas meu ponto é que estes sentimentos maternos e paternos, esta sensibilidade intensa, todos temos. E o ponto é que esta potência de amor que tem por dentro, esta vibração é para dar amor, não para receber amor. Sim, todos gostamos de receber amor, sem dúvidas, gostamos que nos olhem e digam que sentem nossa falta. Se alguém o fizer, nos sentimos maravilhados no coração, somos felizes, assim como quando chegamos a um lugar e o cachorro mexe o rabo para você e não para outra pessoa, pensa que é um cachorro muito doce e realmente gosta de você, porque é muito especial.
Nós apreciamos até o amor de um cachorro, mesmo que o cachorro só esteja feliz porque lhe dará comida, porque você é o que abre a geladeira para tirar a comida, talvez o cachorro não veja você mesmo senão pensa que chegou a geladeira. Ninguém pode entender o coração do cachorro, mas seguramente os cachorros gostam de algumas pessoas e de outras não, eles são muito sensíveis, mas independente, são animais e se não nos cuidarmos, podemos ser animais novamente, por qualquer karma.
Assim, essa sensibilidade que está dentro de você, com o que se parece? Com uma flor, uma vibração, uma trepadeira que se tocá-la, fica pequena, é muito sensível. O que se parece essa alma sensível que vibra e tem uma relação com cada um de vocês. Somos muito sensíveis e nosso órgão mais sensível é o do amor, do carinho, da amizade, dos sentimentos paternais, é ai onde vive o bhakti, neste órgão sensível e no coração disto está Krishna. E assim pode anexar Krishna ao teu coração: “Aquele que Me vê em tudo, Eu estou em seu coração e ele está no Meu.” Logo que você está no coração de Krishna e Krishna está no seu, e ao redor está o mais sensível que você tiver. Estamos falando da nossa potência, desta beleza interna de todos nós, é algo que está acontecendo continuamente e é algo que nos revela o Bhagavad Gita. Não temos um salão de beleza vaishnava, porque todos já são lindos.
A beleza é outra coisa para os vaishnavas, nós não adoramos nossa aparência física, eu penso que não somos um bom negócio para as cirurgias plásticas, pelo contrário, nos dá tristeza que as pessoas esqueçam sua alma por sua aparência física. Queremos ser cuidados, protegidos, essa é a harmonia do amor. Então, o que fazer? Às vezes conhece alguém que te diz ser muito especial e único, mas o dar sempre está aí, o receber não, receber é de sustentabilidade e emoção, quanto tempo pode sustentar a emoção? Ai está a grande pergunta, as perguntas da minha mente das quais devo encontrar a resposta.
Essas emoções são as que você deve dar aos demais, deve ter. Srila Prabhupada nos deu tanto amor, Srila Sridhar Maharaj no deu muito amor, Paramatma nos dá amor sem parar, a Mãe Natureza, e muitos outros siksagurus. Não é que não recebamos nada, mas por que tão famintos de amor e sentimos que não é o suficiente? Quando estamos em Maya, pensamos que o outro recebe mais amor ou atenção que eu, isso não está certo, estamos aqui para aprender e tirar todas as influências negativas, nos preparando para ir à nossa morada eterna.
Assim, este é o exercício de responsabilidade espiritual, se não tiver pessoas sob seus cuidados, estará carente de algo, por isso, se não há ninguém tem que pregar e buscar outros. Um novo devoto ou um filho significa novos problemas e dores, novas preocupações, dificuldades, tudo. Quantos pais receberam filhos que logo morreram?
Não sabemos como acontece, mas Krishna nos dá tudo. Assim, se tiver um filho novo ou um bhakta, é um novo problema. Se tiver sua casa e convidar alguém para ir uma vez por semana, terá de cuidá-lo e logo se assegurar que este filho se inicie para que se comprometa. O que fazem por você tem que dar aos demais. Estamos te treinando para conseguir amor dando amor a outros, esta é a fórmula da Consciência de Krishna, é uma reação em cadeia.
Alguém fez um filme sobre isso, era uma pequena criança que queria fazer algo por outras 3 pessoas que se lhe perguntassem por isso, deveria dizer o que fariam por outras 3. Todos devem fazer algo para que este mundo seja melhor.
Srila Prabhupada disse aos seus discípulos que fizessem favores aos demais que não conheciam todos os dias a quantas pessoas pudessem, e se elas perguntassem o porquê, diriam que também o fizessem, por isso você deve dar amor, dar prasadam, dar livros, etc. Este é o meu entendimento do Bhagavad Gita. Srila Prabhupada não disse fazer 3 favores, ele disse por toda vida a todas as pessoas que encontrar sem esperar nada em troca. Este é inclusive um mantra védico que diz que toda pessoa deve ser feliz, todos devem ter sentimentos de amor, ninguém deve sofrer nem ficar doente, todos devem ter uma atitude apropriada. Esperamos que todos sigam a corrente com tudo o que fazemos.
Às vezes pode-se fazer feliz ao outro apenas por dizer: “Quer um doce?”, ao lhe tocar a cabeça e perguntar se quer algo, etc. Ser doutor da alma é para todo mundo e por todo tempo. Nós fazemos que nossa vida tenha sentido dando e recebendo, mas aos devotos não interessa receber, apenas importa dar, porque seu coração está florescendo lindo com muito amor.
Srila Prabhupada é o maior doador de amor, é um profissional em dar amor. Confessarei algo... Srila Prabhupada deu amor a todos em todos lugares, ele foi ao Paquistão, à Arábia Saudita, Irã, foi a muitos lugares, inclusive à Venezuela. Srila Prabhupada foi a todos lugares onde não falava a língua, mas ele dava seu amor e enviava aos seus devotos, por isso eu sinto que não estamos fazendo quase nada, incluindo a mim, não gosto de iniciar alguém que não fale minha língua, porque não posso instruir nem falar de forma mais profunda. Eu sinto que Srila Prabhupada era o doador de amor sem compreensão, é um incrível fenômeno de amor e estou muito feliz de tê-lo conhecido e a vocês.
Queria dizer isto porque às vezes é difícil manejar equitativamente a atenção para todos.
Um abraço de coração.

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário