domingo, 31 de agosto de 2014

Tudo é doçura



"A vida humana se torna doce quando seus ideais coincidem com o propósito essencial da sua vida."



       Meus queridos devotos, todo meu afeto da casa de Gouranga Radha Madan Mohan na Argentina. Hoje estive meditando em como devemos ir corrigindo nossa vida para nos qualificarmos como servos da Doçura Suprema.
        Essa não é uma doçura qualquer, é a doçura de Vrindavan, onde tudo é doce: A dança é doce, as oferendas são doces, as amizades são doces, os compromissos são doces, tudo o que Krishna faz é doce. Aqueles que estão desejosos de fazer que suas vidas valham a pena, só tem que se conectar com essa doçura. A doçura do mundo espiritual vai nos ajudar a superar a amargura da experiência do mundo egoísta. Realmente isso é algo que podemos perceber facilmente quando entramos em contato com o Santo Nome. 
        Esta doçura da qual falo não é um exagero, por isso, quando alguém recebe o darshan das Deidades do Senhor, percebe a doçura que emana dElas. Radha e Krishna, Goura Nitay, Giriraj, todos emanam doçura, nunca foi visto uma deidade com o rosto triste, Elas emanam doçura e amor. Porque a vida humana é potencialmente doce, a vida humana se torna doce quando seus ideais coincidem com o propósito essencial da sua vida, melhor dizendo, quando toda beleza que tiver for oferecida a Krishna. Há muitas pessoas que têm muita beleza, mas como invejam Deus, só querem desfrutar disso e pensam estar à altura de Krishna, de Radha... Elas só querem ser o centro.
        Assim, no mundo material, todos buscam ser respeitados e admirados. De uma forma ou outra as pessoas buscam isso: estudam em grandes universidades para serem respeitadas, fazem campanhas políticas para terem mais respeito, correm atrás do dinheiro para serem respeitadas, vão ao cabelereiro para serem respeitadas, fazem tatuagens ou piercings para serem respeitadas e assim por diante, as coisas mais extravagantes. Algumas inclusive se degradam para serem respeitadas. Por que estamos tão ansiosos por ter respeito? Porque isso é o que antecede o apego e o apego é o que antecede o amor. Enfim, fazemos todo esse teatro buscando alguém que nos ame e diga que nos quer. Esse é um grande erro que nos leva à amargura, o pensar que para ser querido tenho que ter algo especial. Por quê? Porque todas as expectativas que não são respondidas se tornam totalmente amargas.
        A vida do devoto, em troca, é completamente doce, porque ele não busca se destacar em algo para que outros o apreciem, só anseia viver. O reconhecimento requer um grande esforço que se baseia principalmente na competição. Competir por quem recebe o aplauso, quem é o mais destacado, o mais lindo, o mais isto ou aquilo outro. É como a história para crianças da Branca de Neve, onde a bruxa pergunta ao espelho: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" e como o espelho disse que há alguém mais bonita que ela, então ela tenta perdidamente eliminá-la para ser a mais reconhecida. Claro, todo mundo pensa nesse exemplo e ri ou acredita que seja exagerado, mas no fim das contas acabam fazendo a mesma coisa e competindo de alguma forma pelo reconhecimento. Para isso, vão ao cabelereiro, para isso se arrumam, etc., e as relações com as outras pessoas se tornam falsas e se baseiam só no reconhecimento.
        Acredita-se que seus amigos são quem o aprecia todo tempo, mas esse é outro engano. O mundo material é um mundo de enganos. Imagina, para se vestir como alguém especial se deve gastar mais dinheiro, para estar na moda deve competir com outros, para se destacar para ter os melhores óculos também se gasta mais dinheiro. É absurdo. Há pessoas que pagam milhares de dólares por um vestido que vão usar só uma vez na noite. Coisas assim, absurdas.
        O ser humano enlouquece buscando uma falsa doçura, que não é real senão mais que um desperdício. Imagina, gastar mais dinheiro do que precisa e ter um standard de vida exageradamente elevado é um crime. Mas ninguém entende isso quando a competição é ser mais "diferente", o mais "esbanjador", o mais "especial", o mais "bêbado", etc. Puras competições absurdas que oferecem o mundo material absurdo.
        Como vamos falar de vida simples e pensamento elevado quando as pessoas na verdade estão buscando ser as mais loucas das mais loucas, não buscam ser as mais sábias das mais sábias senão as mais loucas.
     Todos ansiamos amor e doçura, sem amor não podemos viver, sem doçura não podemos sobreviver. Somos viciados desta doçura e estamos sedentos dela. Mas onde a obtemos? Pois na Consciência de Vrindavan. Porque Vrindavan é um estado de consciência, não é algo que se pode comparar, não é algo fisicamente definível. Não é algo que podemos monopolizar e comercializar. Vrindavan é a terra do amor e o amor é aquilo que se ganha espontaneamente.
       Darei um exemplo: Um ser humano gosta de outro ser humano, então logo eles formam uma família juntos, mas se um dos seres humanos começa a se fixar com uma terceira pessoa, então acontece que o parceiro se ofende, pois quando decidiram estar juntos, se prometeram fidelidade mútua. Sem dúvidas, esse querer tem uma grande diferença, porque mesmo que a pessoa prometa que irá gostar da outra, na verdade o que acontece "ela a quer para si mesma", "gosto de você para que goste de mim", "gosto de você para que cuide de mim", "gosto de você para que cozinhe para mim", "gosto de você para que faça tudo que eu quero", etc. Essa atitude não é amor, é mais uma exploração.
      Gostar de outro por conveniência. Isso acontece muito hoje em dia, é algo muito comum e é produto da ilusão, pensando que assim encontrará a doçura. A doçura existe sim, meus queridos, em Krishna se encontra toda a doçura, porque Ele é tão belo e tão doce que quando amo a Krishna posso amar a todos os demais. É um amor completo, genuíno e puro. A única coisa que não entra neste amor é a exploração sexual.
       O amor com todos é assexual. Claro que pode ser físico no sentido que fazemos sacrifícios para os outros, demonstrando carinho aos demais, etc., mas não é um amor sexual como se entende no mundo material. Porque Krishna nos encanta com Sua doçura e isso enche completamente o coração. Krishna é o Encantador Infinito e nos mantém encantados por Ele. Isso é real se nos encantarmos pelas coisas deste mundo. Como não vamos nos encantar pela fonte que originou todas essas coisas encantadoras? Doçura e amor, isso devemos seguir ansiando sempre.
       Para mim é muito importante que cada um de vocês se sinta feliz e esteja fazendo um serviço que o faça feliz e será a coisa mais linda que recebi. Eu oro para que sejam felizes. Claro, sempre há coisas que mudam, por isso devemos aprender a dançar ao ritmo dos golpes da vida, sempre buscando nos refugiar na doçura do Senhor do coração.
     Esta é a mensagem que queria compartilhar com vocês neste dia. Obrigado por me ajudar e acompanhar nesta tentativa de servir os pés de lótus de Srila Prabhupada.
       Haribol!

        Seu sempre bem-querente,
        Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário