domingo, 13 de abril de 2014

Entregue a felicidade que recebe na Consciência de Krishna



Entregue a felicidade que recebe na Consciência de Krishna




“Você tem que compreender isso: na vida espiritual tem que haver a flexibilidade de compreender as diferenças individuais, se você pensar que tudo tem que ser como você quer, não é assim, não é assim para nada, as coisas de Krishna são especiais, meditando na essência tudo é especial.”



            Queridos devotos, todo meu afeto da Alemanha, de volta ao yatra de Suas Senhorias Gaura Gandharvika Sundaram. É lindo chegar a um templo e ver o esforço dos devotos para servir, manter uma atmosfera de serviço amoroso e dedicado. Que difícil nestes tempos e nesta era! Mas é possível graças à misericórdia de Prabhupada, ele foi e é quem nos entusiasma. Às vezes chegam inconveniências, mas não pequenas comparadas com a quantidade de misericórdia que recebemos.
            Tem que entender a essência para captar a beleza espiritual de tudo. Por exemplo, quando se realiza um artik, você pode expressar sua alegria de cantar e existir para Krishna com seu corpo, sua voz, seu sorriso. A alegria no mundo é artificial, dificilmente é alegria, e isso é melhor, é uma confirmação de que o que busca é alegria, mas na Consciência de Krishna a encontramos.
            Se ainda não experimentou felicidade em uma atividade devocional é porque não se dedicou o suficiente para merecer, está na forma dos teus esforços. Há pessoas que se esforçam muito por seu desfrute sem Krishna. O devoto se esforça igual e muito mais para o desfrute de Krishna. Se vir tanta dedicação para conquistar algo neste mundo, isso é graças a Krishna também que dá a capacidade e a inteligência para isso. Imagina então o que não poderia dar Krishna ao Seu devoto? No Bhagavad Gita 9.22 o Senhor disse:

ananyas cintayanto mam
ye janah paryupasate
tesam nityabhiyuktanam
yoga-ksemam vahamy aham

“Mas aqueles que sempre Me adoram com devoção exclusiva, meditando em Minha forma transcendental – para eles Eu trago o que lhes falta e preservo o que eles têm.”

            Srila Prabhupada disse no significado:
            “Alguém que não consegue ficar um momento sequer sem consciência de Krishna, não para de pensar em Krishna 24 horas por dia, pois se ocupa no serviço devocional, ouvindo, cantando, lembrando, oferecendo orações, adorando, servindo aos pés de lótus do Senhor, prestando outros serviços, cultivando amizade e rendendo-se inteiramente ao Senhor. Todas essas atividades são muito auspiciosas e cheias de potência espiritual que propiciam ao devoto perfeita auto-realização, tanto que seu único desejo é conseguir a associação da Suprema Personalidade de Deus. Este devoto sem dúvida não sente nenhuma dificuldade em aproximar-se do Senhor. Isto é yoga. Pela misericórdia do Senhor, este devoto jamais retorna a essa condição de vida material. Ksema refere-se à misericórdia proteção do Senhor. O Senhor ajuda o devoto a alcançar a consciência de Krishna através da yoga e quando ele desenvolve plena consciência de Krishna, o Senhor o impede de cair numa vida condicionada miserável.”
            Srila Prabhupada ki jay. Ele explicou que os devotos podiam cantar Hare Krishna e distribuir livros transcendentais que Krishna se encarregaria do resto. Não há ninguém mais valioso neste mundo do que quem conhece a esta ciência transcendental e que ajuda aos demais, seu trabalho é mais importante do que de um médico, engenheiro ou juiz. As pessoas inteligentes que compreendem isto são inspiradas por Krishna no coração para apoiar aos pregadores da ciência transcendental e assim elas também se beneficiam enormemente.
            Os devotos não estão muito interessados em acumular coisas materiais, mas o pouco que precisam nunca lhes falta. O devoto quer acumular néctar, um kirtan é um néctar. Se você tiver muita sorte, seu kirtan pode ser liderado por Gurudeva Atulananda, ali o kirtan não acaba, é um kirtan até você desmaiar. Pulando em cada kirtan, Gurudeva é um revolucionário e isso porque tem mais de 60 anos, imagina como pulava aos 20, eu não sei. Com 60 ainda faz revolução do pulo, deixando os jovens em plano mental.
            Kirtanyah sada harih. Uau! E no final do kirtan você faz Prema-Dhvani para se lembrar de todos os lugares sagrados e as personalidades importantes da sua vida. Tudo isso é incrível e dá muita alegria ao coração. Lembrar a todos os grandes mestres que lutaram para construir uma grande família, meditar nos devotos puros, orar de coração quando poderei fazer algo valioso para eles.
            Eu conheço diferentes estilos de Prema-Dhvani, por exemplo, quando Srila B. B. Bodhayan Maharaj recita o Prema-Dhvani faz uma viagem por todos os lugares sagrados de Puri Dham, Mayapur e Vrindavan, não se esquece nem sequer de um cantinho por lá. Outro muito especial é o de Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj, que está agora em seu Samadhi, em sua meditação. Todos estamos orando todos os dias por sua saúde, se Deus quiser ele fica conosco, porque pode ficar ou ir, o que Krishna quiser, agora está em silêncio, mas quando ele falava era um Prema-Dhvani muito lento, profundo, durava umas 5 vezes mais do que qualquer outro, saindo do seu coração.
            No final das contas, o que é a vida de um devoto? Lembrar a Krishna, lembrar aos devotos. Eu sempre estou com pressa, faço Prema-Dhvani muito rápido, são como diferentes pontos de vista, somos do grupo dos administradores, sempre estamos com pressa. Vamos, vamos a Sankirtan!
            Na Índia há pessoas que demoram 30 minutos para passar tilak, eu tenho no máximo 30 segundos. Lá usam espelho para passar tilak, muito bonito, é toda uma meditação. A consciência de Krishna é um processo de detalhes, tudo está nos detalhes e a perfeição é que teus detalhes se aperfeiçoem. As modalidades que existem no serviço devocional são também realizações, então, existem situações diferentes segundo o tempo, o lugar e a circunstância.
Pregar e viver na Índia são totalmente diferentes do que pregar e viver no ocidente, sinceramente, uma diferença tal qual o dia e a noite. As duas situações são boas, mas são totalmente diferentes. Você tem que compreender isso: na vida espiritual tem que haver a flexibilidade de compreender as diferenças individuais, se você pensar que tudo tem que ser como você quer, não é assim, não é assim para nada, as coisas de Krishna são especiais, meditando na essência tudo é especial.
            Outro exemplo é quando damos reverências aos devotos. De manhã, depois do programa, de recitar seus mantras, 20 pessoas te oferecem reverências... Isso não acontece no seu trabalho, na universidade ou no governo, nunca ninguém te oferece respeito ou reverências. Os devotos se reverenciam porque você é um devoto do Senhor que está cheio de compaixão pelas almas caídas e você pode satisfazer os desejos de todas as entidades vivas, então as pessoas querem te reverenciar.
            Ninguém diz vanca-kalpatarubhyas ca como uma coisa superficial ou automática, não, é assim: “Prabhu, por favor, aceite minhas mais humildes reverências e me permita oferecer reverências aos teus sagrados pés.” Sai do mais profundo do coração diretamente ao mundo espiritual. Então, a próxima etapa do dia é a conferência, agora vem o maço do dia começando com Dhruva Maharaj: “Om Namo Bhagavate Vasudevaya... Deixe teus jogos! Não? Narada Muni propôs a Dhruva: “Vá jogar!” E Dhruva disse: “Se quiser te dou os meus jogos, eu estou buscando a Deus, se quiser me ajudar, ajude, se não, me deixe em paz, estou buscando a Deus, um trabalho muito importante.” Narada Muni ficou supreso com o desapego do menino que até queria ganhar seus brinquedos.” E assim começa a aula do Srimad Bhagavatam: Om Namo Bhagavate Vasudevaya e logo a mensagem, a mensagem do Srimad Bhagavatam sempre é forte.
            É incrível como uma pessoa pode escrever 18 mil versos fortes! É um talento muito especial, e não só isso, cada um dos versos é contundente, carregado de esperança, de informação do mundo espiritual, da identidade da jiva. Incrível! Estou lendo há mais de 45 anos e ainda fico maravilhado! Então, acaba a aula, e ai vem o pior: as austeridades. Agora tem que recitar o mantra chamado Sarira avidya-jal, até os mais preguiçosos saíram do seu vazio e se juntaram com todo entusiasmo ao sacrifício do dia, todos os olhos brilhantes cantando, eles são os prasadam fans!
Assim é, Krishna nos agarra por frente, por trás, gostando da vida de monge ou da vida de casado, então nos pega ali. Não podemos escapar dEle! E uma das coisas mais bonitas do prasada é poder falar com os devotos, e depois disso, tua responsabilidade, teu dharma, e todos os dharmas dos devotos são maravilhosos, incluindo limpar o banheiro. Se você tiver a visão, limpar o banheiro dos vaishnavas é um privilégio muito grande, se você tiver a visão, se você compreender essas coisas como são.
            Então, a vida do devoto é todo dia cheio de alegrias, desafios. Para sair a pregar tem que se fortalecer para entregar sua mensagem com muita veemência. Se eu não falar bem, todos ficam dormindo na aula, que frustração! Tem que ser entregue com um bom vocabulário, com um fio condutor do início ao fim da conferência, toda uma configuração mental!
            A alegria da vida espiritual não tem limites, é incrível. Mas o mais precioso é ver os rostos de lótus dos devotos quando sorriem. Claro, às vezes também têm rostos mal humorados, mas não é normal. O devoto normalmente está aberto, sorridente: bem-vindo ao meu coração. Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse: “A missão da minha vida é construir um templo no coração de todos.” Um templo! Imagine que Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura veio para construir um templo em seu coração! Sorria por favor! Porque se sorrir o templo estará aberto, se não sorrir, o templo estará fechado.
            Meu Guru construiu um templo no meu coração e eu me asseguro de que não fiquei fechado. Por isso os devotos sempre têm que carregar prasada para dar às pessoas, porque em um templo sempre há prasada. Imagine, você chega ao templo e te dizem: “Prabhu, hoje não há prasada e amanhã tampouco. Estamos fazendo austeridades yogis por 10 dias, só estamos servindo prana. Sente-se no templo e respire profundo para receber tua dose de prana.” Não sei quantos devotos aguentariam uma semana assim, depois de 3 dias diriam: “Vou à outra missão, esta faz muitas austeridades.”
            Tudo está controlado pelo Senhor Supremo, tudo, tudo, tudinho. O Senhor é fantástico, tudo o que Ele deu de presente a todos vocês, a mim, é uma coisa de outro mundo, do mundo do amor. Porque os templos são do mundo do amor e os devotos que vivem nos templos estão cheios de amor. Assim, a diante com o amor! O amor de Prabhupada, o amor de Krishna ki jay! Seu templo ki jay! Os sannyasis de Vrinda ki jay! Todas as vishnupriyas ki jay! O Seva editorial ki jay! Todos os projetos para servir o mundo ki jay! Tudo o que fazem os devotos para promover consciência ki jay!
            Vocês usam o que produzem os devotos? Esta é uma pergunta importante que devemos nos fazer todos os dias. Estamos apoiando o esforço dos devotos? Estamos consumindo seus produtos? Estamos sendo solidários com nossos irmãos? É um compromisso promover os produtos que fazem os devotos, isto não nos tira do nosso fio condutor de hoje. Tudo contrário. A essência é promover tudo o que dá alegria e tudo o que fazem os devotos é com esse ideal, a alegria, aumentar a alegria. Somos alegres quando o SEVA imprime um novo livro, pois agora temos que sair para distribuí-lo. Somos felizes quando o templo produz pão prasadam, temos que levá-lo a todo lugar. Se os devotos fizerem sabonetes como Spoon na Colômbia, Sutil Amor no Brasil ou em Antofa com a m. Kuñja e tantos produtos que há, por favor, apoie. É nossa família quem faz, solidariedade entre os devotos é sempre importante. Que a sua tarefa principal seja descobrir a alegria na consciência de Krishna e entregá-la aos demais.
            Você tem que me permitir te ajudar a encontrar uma situação na qual queira lutar até o fim dos seus dias. É uma responsabilidade do mestre espiritual em ocupar aos seus filhos em serviço onde eles possam estar muito satisfeitos. Maya é muito trapaceira, não é verdade? Faz muita trapaça tonta. É fácil para as pessoas caírem nas trapaças de Maya, então temos que lutar muito na união. O mestre espiritual é responsável em ocupar a todo mundo no serviço de Krishna, isso é importante, que você tenha um serviço no qual possa trabalhar de manhã até à noite, e que dificilmente pare para comer porque está identificado com seu trabalho.
            Então, não perca o seu foco, a essência é dar o que recebe. E quanto mais detalhes na vida espiritual tiver, mais alegria terá, assim terá mais para entregar. Isso é sankirtan, solidariedade. Eu não quero menos que isso para você e tua alma tampouco. E as almas neste mundo tampouco querem menos.
            Esta é a minha mensagem de hoje. Desejo de coração muito êxito e alegria na Consciência de Krishna.
            Srila Prabhupada ki jay.

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário