domingo, 9 de fevereiro de 2014

Continuem se esforçando em sua luta individual e em ativar sua comunidade




Continuem se esforçando em sua luta individual e em ativar sua comunidade




“Na verdade, o problema é simples; o homem se esqueceu da espiritualidade, a espiritualidade é a única forma que temos para compreender a dificuldade com o material, com o material não podemos solucionar as problemáticas, o espiritual nos dá o poder de entender a essência, a causa de tudo. O mestre espiritual sempre tem as portas abertas para que todos possam crescer e todos os problemas se solucionarem com humildade no coração.” 




            Queridos devotos, um abraço do Chile Yatra. Muito feliz na companhia do mais querido irmão Gurudeva Atulananda.
            Primeiro quero oferecer minhas reverências a Srila Prabhupada, quem mudou o mundo, quem me enviou a esta vida com uma missão. Com uma missão para cumprir, essa missão é a missão de encontrar a espiritualidade para mim mesmo e compartilhar com os demais.
            O homem materialista está atarefado com todos os seus brinquedos e apesar do homem ter tantas coisas gigantes, países como China, Rússia, EUA, um mundo bem poderoso onde tudo é gigante, ainda assim parece que não pode solucionar seus problemas, parece que o homem cria mais problemas que soluções.
            Há pouquíssima coordenação, há pouquíssimo progresso de se compreender a solução entre causa e efeito. Para evitar as causas negativas com seus efeitos, poderia ser pensado que quando algo me prejudica, essa coisa deveria ser eliminada para que não continue me prejudicando. Assim, poderia se supor que o homem seria muito esperto, sobretudo em tema de alimentação, de contaminação, mas nem isso... Nem isso o homem pode avançar muito, por exemplo: Atualmente há muitas doenças e hospitais modernos onde se inventam novos sistemas de medicina, de cirurgia, etc., já até existem cirurgias dirigidas por um computador, então dizemos: “Mas que inteligente, quanto poder tem um homem.” Na verdade, o problema é simples; o homem se esqueceu da espiritualidade, a espiritualidade é a única forma que temos para compreender a dificuldade com o material, com o material não podemos solucionar as problemáticas, o espiritual nos dá o poder de entender a essência, a causa de tudo. O mestre espiritual sempre tem as portas abertas para que todos possam crescer e todos os problemas se solucionarem com humildade no coração.
            Por outro lado, a ideia da felicidade econômica ou a segurança econômica é algo que naturalmente se criou neste ambiente materialista onde se alguém quiser ter alguma coisa, tem que ter dinheiro, para eles foi esquecido que antes existiam sociedades sem dinheiro e que sabiam compartilhar naturalmente. Por exemplo, os devotos compartilham tudo o que têm. Agora temos uma fazenda nova, Inkawara, 60 hectares na Bolívia que será a luz dos Incas e é um paraíso, há muitas borboletas das mais lindas que já vi na minha vida, água por todos os lados, hortas que em 60 anos nunca foram tocadas.
Esta terra também é tua, porque é um devoto de Krishna, porque o seu Pai é o dono, porque o dono é Krishna, Ele fez a maior beleza do mundo até que chegaram os homens que querem destruir. Em outras palavras, onde está Krishna o lugar é de todos, isso é o socialismo divino, e se precisarmos de um telhado grande, porque somos em muitas pessoas, também somos capazes de fazer um teto grande e se precisarmos de cobertores, porque faz muito frio, também seremos capazes de consegui-los para que haja calor. Então, vida simples com pensamento elevado não é fictício, não é ilusão, mas tem que se desapegar bastante.
Um dos fundadores de Ikwashenduna disse: “Todos vocês falam de dinheiro, mas isso é uma coisa muito boêmia para decorar as paredes, para colocar nas paredes, vocês veem o dinheiro como algo importante, mas é para decorar, para fazer algo belo, porém, quando o vê como o mais importante, descuidando de tua relação com Deus e com todos, ai sim, é muito grave.” Então, Srila Prabhupada foi muito misericordioso, nos deu o mundo, nos deu Vrindavan, isso foi levantado pela Suprema Personalidade de Deus – nem todos os bancos e casa de finanças têm dinheiro suficiente para pagar uma pedrinha de Govardhan.
Nós sabemos que nossa vida está aí para servir, para aprender a servir com ou sem dinheiro. Não tem problema, o assunto é servir, mas quando se esquece de servir, se torna um servido, isso é o que acontece com o mundo material, todos querem ser servidos pelos demais, da ignorância dos demais. Até mesmo dizer “eu te quero” se torna algo egoísta, se as pessoas disserem “eu quero te servir”, então está bem, mas as pessoas na verdade querem dizer “eu quero desfrutar de ti”, por isso, se deve ter muito cuidado com esta frase “eu te quero”.
Somos muito afortunados quando buscamos a meta da vida e esta chega a nós na forma do teu mestre espiritual e que agora pode servi-lo de uma forma amorosa. E mais, vale entender isso, porque de toda maneira cada um é formador de sua própria fortuna. Alguns têm coração e outros não, os que não, não vão entender nada, mas os que têm, vão construir um templo do Senhor no seu coração. Eles se tornam bem-querentes de todos os demais e querem fazer templos no coração dos demais também, ou melhor, se tornam construtores nos corações mesmo sem serem convidados. Eu vejo que o seu coração está em uma prisão, em um lugar cheio de preocupações, deve remover essas coisas para que seja livre e logo vou entrar aí, e que se abra um templinho acolhedor.
Cada um tem que construir um templo em seu coração, pode chamar de construtores médicos da alma, há muitas formas de ver, mas é muito bonito o conceito de que alguém é meta em meu coração e que construa, é algo atrevido, mas bonito. Porque, realmente, construir significa construtivo e para fazer é necessário materiais, e estes são os materiais do Seva. Estes são os materiais para construir templos no coração, há CDs, livros, tudo para criar a consciência perfeita, já que se deve ter todos os ambientes, principalmente quando se fala da inteligência e se fala da mente, ali é uma construção com materiais sutis, não usamos tijolos nem barro. Para construir, tem que estar muito preparado, quando você instala livros de Srila Prabhupada ou as aulas de Gurudeva Atulananda no coração das pessoas, terá seguramente um templo, só o Senhor sabe o que você está chamando, você só tem que ativar teu coração e chamar, você tem que chamar, eu instalo a linha, mas você que tem que chamar, e no caso de não estar bom, tranquilo, porque também te chamaremos, mas tomara que atenda.
Todas as coisas são ensinamentos para crescer, para aprender, para se alegrar, o valor deste mundo é sentir que nossos irmãos são felizes, então, pode-se dizer que a felicidade da Consciência de Krishna é a de saber que existe Consciência de Krishna.
Nossa vida, nosso caminho, nosso percurso, nossa tarefa é expandir o amor, e para isso não precisamos de nada, só precisamos de amor e quem não tiver muito amor, pois que cante o mantra Hare Krishna, por isso em um templo se instala o maha mantra para ativar em nossa vida este amor que buscamos: “Oh, meu Senhor, deixa-me ser um instrumento do Teu amor.”
Quando se tem tempo para cantar, isso se ativa. Então, os devotos do Senhor têm o dever de ativar o Santo Nome e ativar a adoração ao Ishtadev. Todo mundo deve estar envolvido na adoração a Deus, mesmo que ainda seja ateu.
Tem que ser sankirtaneiros, sankirtaneiros de Prabhupada, se equipem, não vão à construção sem material, se equipem para pregar sem falso ego, sem pensar que somos nós os feitores, somos nada mais que peões. Os que fazem tudo são nossos Gurudevas, Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj, Srila B. P. Puri Maharaj, nós somos os peões e há muito trabalho para se fazer. Eu vejo como muitas comunidades estão se ativando graças à liderança que tomam os devotos.
Minha mensagem e desejo é que continuem se esforçando em sua luta individual e em ativar sua comunidade. Desejo o melhor com as bênçãos de Srila Prabhupada.
Haribol.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário