domingo, 2 de fevereiro de 2014

A importância da Oida nas nossas vidas




A importância da Oida nas nossas vidas




“Deus, me perdoe, eu fui um ignorante, eu fui cruel com os que me rodeiam, me perdoe por dar ignorância aos meus próprios filhos, por alimentá-los com comida porcaria, me perdoe por ser comilão e não consciente. Deus, me perdoe por não ter orado de coração, por evitar de ver Tua beleza, por comer sem agradecer, por esquecer que Você é o centro, por esquecer que só em Ti tudo se resolve.” 




            Queridos devotos, hoje quero compartilhar um tema sobre a importância da Oida nas nossas vidas.
Existe uma coisa chamada Filosofia Eugenista. Os eugenistas querem criar uma raça humana que seja “da melhor raça”, eles tratavam e viam ao ser humano como uma raça em evolução, então, para rapidamente haver muitos gênios como Einstein, pessoas “bonitas” – brancas com olhos azuis – tinham que estudar para eliminar as influências negativas, os judeus com o nariz curvado, ou melhor, iam matá-los para se sentirem mais seguros. São muito demônios, são uns sintomas especulados que supostamente mostram diferentes estados de condutas traumatizados e logo vem os medicamentos e inventam calmantes para estes sintomas descritos. Mas um psicólogo não pode dar medicamento, só psiquiatras, então, o psicólogo estuda de forma mais bondosa: “Olá, como está? Está mal? Venha aqui se sentar neste sofá e vamos buscar uma solução sim, sim, sim.” Então, o psicólogo aparenta o mais bondoso do tema, mas na verdade é a antessala para dar remédios que só o psiquiatra pode dar. Todos dormem sob a mesma cobiça, são ateus utilizando o mal-estar e a tristeza, porque no primeiro ponto do mal-estar é o de esquecer que é uma alma espiritual, porque a pessoa busca ser feliz sem levar em conta sua alma espiritual, então fica mal.
O tratamento é a Oida Terapia para recuperar a beleza à fé, o direito de ter convicções, ideais, fazer pagamentos para se sentir desculpado, agradecido. Uma das melhores terapias é aplaudir a Deus. O aplauso a Deus é uma terapia gigante, é muito bonito primeiro aplaudir sentado, mas um aplauso verdadeiro, no mundo material existe algo chamado standing ovation, já escutaram? Quando as pessoas param e aplaudem, mas não estão sentados ali conformados.
A Deus tem que dar o aplauso dançando e isso é o sankirtan. Então, podemos explicar às pessoas Harinam Sankirtan, pois não é só um aplauso parado senão que um aplauso dançando. Incrível, não? Assim se pode explicar, porque fazemos kirtan durante horas, nada mais que um aplauso a Deus e a terapia do Harinam.
Na Oida original se faz assim: aplaude a Deus, aplaude a Deus parado e agora cânticos às glória a Deus, mas na verdade ainda não é Hare Krishna Kirtan, porque em Hare Krishna Kirtan se converte muito rápido as pessoas e na Oida não se permite isso. Por isso cantar: “Pachamama jaya, Pachamama jayaya, Paramapurusha jaya...” Assim, por começar com os termos sânscritos todos gostam, mas na Oida Terapia nós começamos com orações, há músicas em geral, como a de Mercedes Sosa – Solo le pido a Dios:


Dessa maneira, se pode cantar uma canção desse tipo, é uma terapia que desperta uma religiosidade nas pessoas sem especificar qual corrente vão usar para adorar, mas como estão glorificando a Deus, está perfeitamente aceitável, isso é uma grande prática.
Então, standing ovation, já estamos parados e podemos escutar umas destas canções e depois dizer que não só fiquemos parados senão que dancemos: dancing ovation, e isso se chama Oida Terapia. Tudo isso vai ter um impacto muito grande, pois Oida Terapia trabalha com a Casa da Sabedoria, e a Casa cura através de serviços e, ao final das contas, Oida Terapia significa fazer serviço. Oida Terapia não é algo passivo, é completamente ativo! E tudo o que se faz é um trabalho monumental, mas não se viu efeito ainda, porque não se apresentou o tema de forma completa, até agora estava fragmentado.
Poderíamos usar as constelações familiares também, “constelações Oida Terapia” que primeiramente nos mostrasse como falhamos com Deus quando falhamos com nossos familiares, sempre alguém deve representar a Deus e dizer como vê a situação, que é o bem-querente de todos os participantes por igual, na verdade é uma ideia muito boa, tem haver a experiência, é uma ideia muito boa.
O que acontece é que um homem diz todos os problemas à mulher e a mulher fala todos seus problemas ao homem. Agora fala Deus por um meio transparente com o conteúdo de consciência de Krishna: “Primeiramente, você é puro ego falso, pensa que é Eu e que tudo deveria ser como parece, e ainda é totalmente equivocado, se esqueceu da essência da Mãe Divina que está na sua esposa, pois abusa dela, trata como um objeto sexual e se esquece que seus filhos são sensíveis, pois briga com ela na frente deles.” Em outras palavras, pode dar uma mensagem devastadora, isso é poderoso, não? Pode-se fazer canções especiais para isso...
“Deus, me perdoe por todo o mal que dei à minha família, pelo abuso do corpo que me deu, me perdoe por viver ignorando Tua presença, eu estou arrependido e quero Te ter sempre em minha memória, já não aguento mais Te esquecer, porque Você é o Senhor da minha vida. Deus, me perdoe pelas más palavras que saíram da minha boca, pelos pensamentos desviados de Tua vontade, por não ter Te buscado com esperança, por viver influenciado pela ambição material. Deus, me perdoe por consumir tão inconsciente, por contaminar a terra com os químicos, por me calar ante os transgênicos, por se ignorante e não me preocupar em me educar em Tua vontade e cuidar das minhas pessoas, por uma vida tão inconsciente. Deus, me empodere para Te servir a cada instante, me permita Te servir em todos os lugares, Você está no Sol, na Lua e na terra que nos nutre de forma maravilhosa, Você está no vento e na água, me refrescando e limpando. Deus, me perdoe por todo o maltrato que dei às águas, por evitar minha própria realização ficando absorto nas novelas e na política, Te adorando no dinheiro sendo que está tão longe desta ignorância.”
Disto se pode fazer mais de 10 canções, até kirtan, e que as pessoas repitam: “Deus, me perdoe, eu fui um ignorante, eu fui cruel com os que me rodeiam, me perdoe por dar ignorância aos meus próprios filhos, por alimentá-los com comida porcaria, me perdoe por ser comilão e não consciente. Deus, me perdoe por não ter orado de coração, por evitar de ver Tua beleza, por comer sem agradecer, por esquecer que Você é o centro, por esquecer que só em Ti tudo se resolve. Deus, me perdoe, pois minha vida é Tua e eu ignorei. Eu queria desfrutar, mas não pagar, me perdoe pelo roubo que eu fiz, Você me deu tudo para Te servir e eu fiquei com mais, tirando dos demais. Deus, me perdoe por ignorar a sensibilidade dos outros, por me colocar sempre no centro e por a culpa em Ti pelo meu sofrimento. Deus, me perdoe, estou arrependido, estou muito arrependido, sem Ti não posso viver, por isso Te peço que me revele a Tua vontade. Como eu posso me lembrar sempre de Tua misericórdia?”
Agora, vamos meditar no Senhor de todas as almas, que quer a mim e quer a ti, porque somos todos irmãos sob Sua misericórdia: “Oh, Divina Mãe, a Mãe Natureza, a mais querida, pois você faz tudo o que Ele colocou em tua divina projeção. Oh, Divina Mãe, você é a causa do meu corpo, mas eu ignorei, maltratei e abusei do meu corpo com a má educação materialista. Oh, Deus, me perdoe, Você é feminino e masculino, mãe e pai, meu Bem-querente incondicional. Deus, me perdoe, sou Teu daqui em diante, prometo que vou Te seguir assim como me permitir em meu coração Tua vontade, minha vida assim é pura alegria, porque quando estamos cientes de Ti, já não nos arrependemos de nada. Oh, meu Senhor, te dou graças, quero dançar por Teu nome que Você revelou a este mundo para que possamos estar próximos a Ti.”
“Oh, Sri Krishna, também à querida Radha, oh, Sri Govinda, a mais querida Srimati Radharani, óh, Kakusarankwa que se manifesta como Atisenekan, oh, Senhor do universo, Você vem aqui como forma feminina dando a luz à Tua própria aparição e trazendo aos devotos puros, Tua presença sempre está aqui, é muito carinhoso e eu me comportei mal, cruel e desviado, como obterei Teu perdão? Só Você, Senhor, com Tua infinita bondade poderá curar meu coração. Oh, Senhor do universo, Tua energia feminina é como uma mãe sem limites, nos cuida, nos previne, inclusive em momentos que nos comportamos mal, nunca nos abandonou.”
“Senhor do meu coração, estou muito arrependido e me paro diante de Ti, me ajoelho sempre pensando em Ti como O maior que existe nesta criação, é mais, o infinito espaço, o infinito tempo, são fragmentos da Tua divina opulência, um sorriso Teu, um carinho Teu valem mais do que possa se imaginar na matéria. Tuas flores são Teu sorriso, Teus vegetais são Tua gargalhada, Tua água é a maior misericórdia que flui dos Altos Nevados para nutrir a todos nós. O que somos ante de Ti? Somos nada mais que Teus queridos filhinhos e podemos lembrar e servir a Ti. Podemos nos tornar aquilo que Você já viu, governantes que veem aos cidadãos como filhos, pais que veem sua família como seu re-exame em Sua devoção, irmãos que estão depois de Murari para protegerem suas irmãs para que não sejam objetos sexuais da indústria privada.” Assim poderíamos continuar com muito mais... Até aqui ficamos no dia de hoje.
Deixo o meu afeto.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário