domingo, 5 de janeiro de 2014

Como fazer com que nossas habilidades pessoais e nossa busca interna se traduzam em ações práticas positivas para o mundo




Como fazer com que nossas habilidades pessoais e nossa busca interna se traduzam em ações práticas positivas para o mundo






 “Se você realmente quiser alcançar o melhor e dar o melhor de si, sem dúvida alguma conseguirá. Se não estiver pronto para entregar o melhor de si mesmo, não poderá alcançar o melhor.”



            Meus muito queridos devotos, envio todo meu afeto da Colômbia. O tema do Chat de hoje é de como fazer com que nossas habilidades pessoais e nossa busca interna se traduzam em ações práticas positivas para o mundo.
            Neste tema eu gostaria de oferecer minha admiração pessoal para definir realmente o que significa se tornar uma pessoa verdadeira. Tornar-se verdadeiro significa ser honesto com Deus e também com todos os demais. Veracidade significa seguir os ensinamentos de Guru, Sastra e Sadhu e não especular a respeito, não devemos criar fantasias ou ilusões sobre a filosofia. Veracidade significa a determinação de estar conectado diariamente com o Srimad Bhagavatam, pois as escrituras sagradas são a medicina contra hipocrisia e falsidade.
            Aqueles que não buscam se conectar diariamente com Srimad Bhagavatam não têm a oportunidade de desenvolver o mais saudável do crescimento espiritual. O Srimad Bhagavatam é o guia para desenvolver uma sensibilidade especial de acordo com a veracidade. Então, fica claro que a veracidade é o primeiro elemento que devemos considerar no processo de entregar nosso coração ao serviço. Veracidade é satyam em sânscrito, o segundo elemento é sivam, auspiciosidade, e se refere a tudo aquilo que satisfaz a Krishna, o Guru e aos Vaishnavas, então, a pergunta surge: Como trazer auspiciosidade às nossas vidas?
            Bom, tudo isso começa com determinação se tornando uma pessoa consistente, determinação deve ser algo sempre presente na vida. Deveríamos inclusive destacá-la três vezes para que ganhe a importância que precisa: determinação, determinação e determinação. Assim como os ksatryas que seguiam o princípio de que se prometessem algo três vezes, deveriam morrer se não cumprissem. Forte assim deveria ser nossa determinação.
            A que estou determinado? Qual é o objetivo da minha vida? Os pés de lótus de Sri Radha Govinda devem ser esse objetivo. Os pés de lótus do meu Gurudeva... “pujala raga-patha gaurava bhange”, essa era uma frase que Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur dizia frequentemente. Essa meditação nos leva a lembrar que somos serventes e que devemos fazer o que Sri Radha-Krishna e meu Gurudeva querem que eu faça. Dou um exemplo:
            A primeira vez que me encontrei frente a frente com meu Gurudeva foi em Paris, de alguma forma cheguei em seu quarto que estava cheio de gente e de algum jeito pude prestar reverências aos seus pés de lótus. E então apenas me levantei das reverências e Prabhupada me olhou e disse: “Ocupe o resto de sua vida em dar aos outros o que eu dei a ti.” Assim, a primeira frase que me disse, a primeira vez que o vi pessoalmente, ele me deu uma tarefa para toda a vida. Não só algo para as próximas semanas senão que uma tarefa para toda a vida, e isso se converteu no objetivo da minha vida, o objeto da minha determinação, não tenho outra coisa mais para fazer do que isso.
            Eu estava buscando um Guru e ele me deu serviço para toda a vida. Eu estou muito agradecido por este acontecimento. Encontrar um mestre espiritual é realmente uma mudança muito profunda para a vida. Então, determinação é muito importante. Determinação para ter uma vida auspiciosa em serviço. Assim, as primeiras duas características, satyam (veracidade) e sivam (auspiciosidade), correspondem a ideais muito elevados. Agora vou falar da terceira:
            O que significa sundaram? Explico com um exemplo: Se uma vela é bonita, cem velas são ainda mais bonitas, então, a lógica é: consigamos milhões de velas bonitas para que tudo se torne bonito. Essa é uma metáfora que nos diz que tudo o que fazemos deve ser feito com formosura incrementada ao máximo. Se você quiser pregar sobre Krishna na internet, tem que fazer com o melhor esforço, cuidando de todos os detalhes disso. Para isso, tem que aprender a fazer páginas de web, fazer os desenhos para que fique bonita, aprender como funciona tudo na web, como se pode promover melhor sua página, etc.,etc. Você tem que se capacitar adequadamente para isso.
            A beleza está diretamente relacionada com a intenção que se põe às coisas que se faz. Algo com uma intenção honesta e pura é belo, e devemos nos preocupar para que as coisas sejam realmente belas, que estejam bem feitas e bem cuidadas. O belo tem significado, se algo não for belo, não damos importância. Qual é a verdadeira beleza? É a beleza do coração, e esta beleza se manifesta nos atos. Não é algo como um belo cozinheiro que alimenta aos demais com belos pensamentos, ele tem que cozinhar com beleza, com dedicação, para que os demais comam. É algo verdadeiro. Como aplicar a beleza na vida cotidiana? Permitindo que todos seus atos se tornem belos, que tudo o que fizer esteja incrementado pela dedicação. Embelezar significa explicitamente trabalhar duro por algo, trabalhar até que se veja bonito.
            Beleza = trabalho e dedicação. Satyam Sivam Sundaram = veracidade, auspiciosidade e beleza. É Vrindavan, a terra da personificação de satyam, sivam, sundaram, o lugar de Srimati Radharani, o lugar mais elevado de veracidade, auspiciosidade e beleza. Por isso me sinto muito envolvido em manter Vrindavan e Yamuna limpos e belos, porque são essencialmente belos e não deveriam estar contaminados assim. Eu sinto que Vrindavan deve ser gloriosa, os templos devem ser bonitos e a adoração à deidade deve ser maravilhosa. Isso é o que nos ensinou Srila Prabhupada e isso é parte de minha própria devoção, e meu Gurudeva me disse: “Transmita aos outros a beleza que é Krishna”, e eu me dediquei a isso nestes anos. Eu realmente quero que as glórias de Sri Krishna se difundam sem limites e que todo mundo possa conhecer e se apaixonar por elas. Por isso sinto que tenho que ajudar na busca de soluções para que os lugares sagrados como Vrindavan e Mayapur se mantenham lindos e limpos. O mesmo com nossos templos e fazendas, eles devem ser também um exemplo de satyam, sivam, sundaram. Para conseguir se manter atuando sob a guia destas três características, precisamos de muita paciência. Paciência, determinação e boa organização.
            E como fazer para que tudo se organize de maneira correta? A primeira etapa da boa organização é a observação e isso na vida brahmacari se traduz como “sravanam”: escutar, escutar e escutar as instruções dos nossos acaryas. Nossos mestres espirituais não descenderam a este mundo apenas para nos entreter, eles vieram para nos dizer o que é correto para se fazer na vida. Por favor, não sejam negligentes com esta mensagem, apliquem-na em suas vidas. É algo básico, nós escolhemos se queremos viver em preyas ou sreyas. Se os seus atos estão focados em conseguir um resultado imediato das coisas, então está em preyas, não pensa no futuro nem nas consequências. Os atos em preyas só geram resultados negativos no futuro. Por outro lado, sreyas é o caminho da sabedoria. Temos que observar as coisas. Observar, observar e observar... Aprender e aplicar, aplicar e aplicar. Para que aprender se não for aplicar? Não precisa perder seu tempo aprendendo alguma coisa se não for colocar em prática. Aplique!
            Da mesma forma, na vida espiritual devemos observar como se desenvolvem as coisas e atuar em sreyas, considerando as consequências de que tudo o que fazemos terá algo no futuro. Devemos atuar considerando o impacto do que fazemos, por isso devemos atuar corretamente e isso sempre é mais difícil do que fazer as coisas mal. Atuar de maneira correta requer dedicação, cuidado, muita atenção e tudo isso é personalizado, se aplica a nós e às nossas relações com os demais. São muitos detalhes para cuidar, não é algo simples. Embelezar, embelezar e embelezar, não é algo externo, não trata-se de colocar algumas luzes aqui e outras raridades ali, é algo interno. Dedicação, sacrifício, trata-se do tesouro interno dentro de cada um de nós. Beleza é uma questão diretamente relacionada com o amor. Se você sentir amor, vai querer fazer coisas belas, ou dizendo de outra forma, quando se tem amor por alguma coisa, as coisas saem belas naturalmente.
            O amor faz com que as coisas ganhem importância e é importante querermos que seja belo. Isso é o que aprendemos do Bhagavad Gita e do Srimad Bhagavatam, que a pessoa mais importante, a mais veraz, a mais auspiciosa e a mais bela se chama Krishna e Ele ama a Radha e ela é a própria personificação de satyam sivam sundaram. E Krishna é tão encantador que Radha, a personificação da beleza, auspiciosidade e veracidade, O ama mais que tudo na vida. E se você quiser entender mais sobre tudo isso e quiser entrar neste mundo da perfeição, beleza e amor, então terá que entregar seu coração por completo, tem que entregar o mais profundo da sua existência, dar o que é mais sagrado para ti, sem isso não poderá nunca entrar no mundo do amor. Srila Sridhar Maharaj costumava chamar a Krishna de “A maravilhosa maravilha de todas as maravilhas”. Não há nada mais maravilhoso e incrível que Sri Krishna, Ele é a Beleza Suprema, o Encatador Infinito. E como se vincular a Ele?
Se você realmente quiser alcançar o melhor e dar o melhor de si, sem dúvida alguma conseguirá. Se não estiver pronto para entregar o melhor de si mesmo, não poderá alcançar o melhor. Tudo depende da sua capacidade de apreciação para saber o que é realmente e o que tem que fazer para conseguir o melhor. Você não pode comprar Krishna na loja da esquina, não pode fazer uma fotocópia ou fazer uma cópia pirata, não, não pode copiar o bhakti desta maneira. Você deve estar pronto para dar o que for da forma mais elevada e logo neste momento poderá entender a maravilha que é Deus, a beleza personificada. Ele se faz presente em cada momento, só que não estamos capacitados para apreciar. Krishna se manifesta na beleza de uma flor, na beleza de uma árvore de tamal, na beleza dos vaishnavas. Krishna mesmo quer que você O converta no objetivo de sua vida, que Se torne sua vida e alma e então poderá ser capaz de ver as coisas que seus olhos e seus sentidos não são capazes de mostrar.
            Essas são minhas palavras para vocês no dia de hoje. Agradeço por lê-las. Que as bênçãos de Srila Prabhupada caiam sobre vocês neste novo ano.
            Todo meu afeto.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,

            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário