domingo, 17 de fevereiro de 2013

Salvando-nos das loucuras graças à misericórdia de Srila Prabhupada


Salvando-nos das loucuras graças à misericórdia de Srila Prabhupada


“Srila Prabhupada tem toda a razão ao dizer que este mundo é “o mundo dos loucos”, pessoas enlouquecidas por tantas coisas: buscando lugares de prestígio, brigando por títulos universitários que certificam suas maluquices em um matadouro da alma e que lhes farão sentir superioridade em relação aos outros. Mas ninguém pode ser melhor do que outro se não estiver fazendo felizes aos demais.”


            Queridos devotos, recebam o meu afeto do Kumbha Mela. Srila Prabhupada ki jay.
            Antes de começar o chat de hoje, quero compartilhar com vocês um pequeno relato da nossa estadia no Kumbha Mela. É uma reflexão deste mês que completamos aqui. Reunir-se com pessoas importantes toma muita energia, nunca fiz este serviço antes. Só me dediquei a encontrar pessoas normais e pregar a elas. Sinto que tenho a habilidade de causar uma boa impressão nelas, mas não tenho o tempo para manter a relação com as pessoas importantes.
            Aqui fizemos bons contatos para a Ganga Action Parivar e isso gerou para que nossa maravilhosa equipe esteja diariamente na televisão e nos jornais locais. Isto é incrível e a melhor coisa é que a limpeza do Yamuna e do Ganges é o tópico comum. Por isso, eu decidi estar durante todo o Kumbha Mela e me encontrar com mais pessoas maravilhosas dia-a-dia.
            O que virá mais para frente? Quem sabe. O que sim sabemos é que somos instrumentos da Graça de Krishna, certo? O Pacto Mundial Consciente, do qual somos membros, tem sido mais que introduzido e apreciado na Índia, agora virá o tempo em que teremos que trabalhar tudo isso para a América do Sul.
            Hoje de manhã escutamos uma aula muito especial de Srila Prabhupada. Nela, Srila Prabhupada dizia que o trabalho de um Vaishnava é fazer com que as almas condicionadas retornem à sua posição de nitya-siddha ou almas eternamente rendidas.
            No mundo material todos andam como loucos, por isso devemos buscar pessoas sãs que nos guiem e nos ajudem a sair dele. Sair da condição de nitya-baddha para se converter em nitya-siddha, só pela misericórdia dos Vaishnavas. A loucura do mundo material é muito fácil de ver em muitos exemplos práticos, só basta pensar nos bêbados, nas pessoas cegas por jogos de azar, nos fanáticos por algum tema (futebol, por exemplo) ou em qualquer coisa por estilo. Felizmente, ainda existem pessoas que são capazes de ver estes problemas e querem ajudar a solucionar.
            Sem dúvidas há muitos tipos de loucura, que facilmente ficamos impressionados ao aprofundar um pouco mais neles. Outro exemplo é a autoexploração do corpo que fazem os atletas inconscientes. Poderíamos pensar que um atleta é alguém saudável que mantém um bom estilo de vida, mas não, nem sequer os atletas se liberam de tanta loucura. O dopping é um escândalo muito frequente entre os esportistas, onde eles tomam pílulas para fazerem o corpo mais resistente e não sentir cansaço, permitindo se render mais do que o normal. Claro, nessas condições se tornam melhores atletas do que outros, mas não por treinamento senão que por estarem drogados. Assim, a competência esportiva não é mais que uma farsa, e ao fim não vale dizer que ganhou o tour da França com barbitúricos porque não é algo real. O mundo dos atletas só está embrulhado em fama e dinheiro, nem sequer são capazes de cuidar de seus corpos; se intoxicam e se prejudicam por fazerem movimentos repetitivos e exagerados que logo no futuro não serão capazes porque envelhecerão igual.
É incrível a diversidade da loucura no mundo material. Srila Prabhupada chama de loucura e esse é um conceito bastante forte. Mas, realmente se dá conta que é uma loucura tudo o que acontece aqui quando se vê como as pessoas gastam dinheiro nas coisas sem sentido das que poucos se beneficiam, além das páginas dos jornais, enquanto as empresas de álcool promovem assegurados que as pessoas vão se embebedar para celebrar.
A este chat podemos dar o título: “Salvando-nos das loucuras graças à misericórdia de Srila Prabhupada. Com esta má consciência, o conceito de “Vida simples e pensamento elevado” estabelecido por Srila Prabhupada é desprezado por completo, enquanto se promovem as coisas completamente equivocadas. As corporações e as multinacionais são outro exemplo das loucuras atuais. A venda da comida lixo (junk food) que mantém viciado a meio mundo e com isso a corporação que a maneja consegue o que quer; enquanto os políticos são representantes dessas mesmas corporações que patrocinam sua campanha, em vez de serem representantes do povo e dos interesses comuns. Tudo isso é terrível, e não faz mais que confirmar que o mundo longe de Krishna é uma loucura onde os loucos seguem proliferando.
            Um terceiro exemplo é o mercado de armas e de narcóticos, onde se aplica a mesma lógica: a dos loucos interessados somente em ganhar dinheiro fazendo a vida de outros completamente miserável. E como existe a lei do karma, todas essas misérias vão regressar a eles com plena segurança. Srila Prabhupada tem toda a razão ao dizer que este mundo é “o mundo dos loucos”, pessoas enlouquecidas por tantas coisas: buscando lugares de prestígio, brigando por títulos universitários que certificam suas maluquices em um matadouro da alma e que lhes farão sentir superioridade em relação aos outros. Mas ninguém pode ser melhor do que outro se não estiver fazendo felizes aos demais.
            Um quarto exemplo das loucuras atuais é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que o principal problema na saúde das pessoas hoje em dia é a instabilidade mental. Isso quer dizer que o estado psicológico das pessoas está muito degradado. E o que fazem com isso? Inventam uma bateria de calmantes e happy pills (pastilhas de felicidade) para manter as pessoas aparentemente “felizes” e agradecidas com os psiquiatras que as receitam enquanto lhes tiram um monte de dinheiro. Ao fim, todas essas pílulas não fazem mais que cobrir a verdadeira doença de não ter Deus e só gera mais loucura. Assim, a sociedade promove tudo o que gera engano e falsidade. Um exemplo claro disso são os meios (irresponsáveis) de comunicação, a TV, a indústria do cinema. Você mesmo pode se perguntar quanto destas loucuras deve fazer para se tornar assim louco, e a resposta é que com só um pouco já ficamos completamente desfocados com sua consciência. Nitya-baddha são as almas eternamente condicionadas à loucura que necessitam de um nitya-siddha como Srila Prabhupada que veio para nos salvar de tudo isso. Essa é a missão dos Vaishnavas, podemos seguir apontando loucuras para ficar mais espantados com o mundo material e correr com mais ansiedade aos pés dos Vaishnavas.
            Uma das loucuras maiores e que se faz a cada dia mais frequentes é o vício às cirurgias estéticas. Aí sim se nota o grau total de loucura ao não serem capazes de aceitar o corpo que por misericórdia (e karma) se conseguiu e querer mudá-lo drásticamente só para desfrutar mais com ele. Assim, as pessoas põem plástico em seus corpos para terem lábios mais grossos, peitos maiores, glúteos mais atrativos. Imaginem isso: introduzir plástico ao corpo, uma completa loucura. Tudo isso é um trabalho para loucos, mas os que se submetem a estas intervenções, sem dúvidas são os mais loucos. E não só as mulheres, isto se faz a cada dia mais frequente em homens também, que fazem coisas estúpidas como fazer uma linha no queixo para que fiquem mais atrativos. O pior é que as pessoas que têm menos recursos e não podem colocar plástico de alta qualidade (silicone) tenta com todo o tipo de elementos que são ainda mais prejudiciais para a saúde. Há caso inclusive que se injetam óleo de aviões para “melhorar” alguma parte do corpo. Novamente podemos ver que a afirmação de Srila Prabhupada era completamente certeira ao chamar “loucura” a todos estes atos.
            Assim, todas as loucuras se baseiam no desejo de artha (riqueza), kama (desfrute) e moksa (liberação). Cobiçar dinheiro e aparentar dele, explorar o próprio corpo e os dos outros só para desfrutar sensualmente e buscar a liberação dos modos mais inconscientes são só mais exemplos do mesmo. A graça em tudo isso é que os devotos muitas vezes são também chamados “loucos”, porque não são parte das loucuras aparentemente “normais” do mundo material. São chamados loucos por trabalharem em serviço à Mãe Terra e por tentarem se render aos Pés de Lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu e dos Vaishnavas cantando:

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

            De coração agradecemos a Srila Prabhupada por nos salvar destas loucuras de Kali Yuga. E seguimos nesta humilde tentativa de pregar e cantar os Santos Nomes de Krishna.
            A final das contas, as pessoas imersas em sua loucura não estão mais que buscando a felicidade da alma, por isso devemos ser muito compassivos com elas. Compassivo significa pregar sem parar para levar a mensagem de Mahaprabhu a cada aldeia e cidade.
            Assim, queria compartilhar que hoje nos levantamos de manhã cedo com estas palavras de Srila Prabhupada, onde enfatizava que devemos ser compassivos com os nitya-baddhas e conectá-los com a mensagem eterna que permitirá voltar ao seu estado original de nitya-siddhas: de eternos servos do Senhor Supremo. Agradeço por serem parte deste grupo lindo e lhes peço que não poupem esforço para continuar sua valiosa tarefa de pregar a mensagem de Srila Prabhupada.
            Com todo o meu amor do Kumbha Mela.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.


Um comentário:

  1. Hare Krsna!
    Reverencias!
    Realmente o mundo é uma loucura, por onde passamos vemos as pessoas correndo para desfrutarem de seus corpos, plásticas, drogas tudo que podem fazer para estarem mais aptas ao apego material e ao desfrute sensorial. Sempre é muito bom podermos estar lendo as mensagens de Srila Guru Maharaj, suas instruções são a salvação para podermos serguir nessa vida espiritual!
    Agradecer também pelo serviço prestado da madre Hladini de poder sempre estar traduzindo os chats de domingo!
    Hare Krsna!
    Reverencias!
    Jay Srila Guru Maharaj! Ki! Jay!

    ResponderExcluir