domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os Sannyasis


Os Sannyasis



Eu sempre digo aos meus sannyasis que, por favor, sejam ou não sannyasi, o mais importante é que sejam felizes em Consciência de Krishna e sigam lutando.”


            Queridos devotos. Recebam minha afetuosa saudação do Kumbha Mela. Srila Prabhupada ki jay!
            Estes dias tivemos um lindo serviço ao visitar muitos acaryas de diferentes sampradayas e akaras, levando a eles a mensagem ecológica de proteção dos Rios Sagrados. Tivemos dois dias intensos de saída para visitar os acampamentos do Kumbha Mela com Harinam, os disfarces que representam o Ganges, a Mãe Terra, as florestas desmatadas, as multinacionais materialistas e a mensagem do Amor Universal. Tudo isso causou um ótimo impacto, fomos sempre muito bem recebidos e todos apoiaram a mensagem ecológica e se sentiram parte dele.
            O Kumbha Mela é uma reunião impressionante de sábios e pessoas que buscam a espiritualidade. Claro, sempre há alguns que só buscam autopromoção, mas em geral tem sido uma experiência muito bonita. Nestes dias estava lendo um pouco mais sobre o Kumbha Mela e alguns autores dizem que não sabem de quando nem como começou esta reunião, mas notavelmente representa uma tradição onde tudo se dá só por imitação ou onde os seguidores não sabem do que se trata ou onde não se pratica absolutamente nada. Este é um lugar muito especial. Estamos bem em frente ao lugar onde os três rios sagrados se unem: o Ganges, o Yamuna e o Sarasvati; este lugar é chamado Triveni e todos os dias se adora e se faz puja. Assim, oferecemos nossas mais humildes reverências ao lugar sagrado onde nos encontramos agora, este lindo Triveni.
            Eu quero agradecer profundamente aos devotos e às devotas que estão aqui no Kumbha Mela fazendo tapasya e representando os seus personagens com os lindos disfarces que fizeram à mão por mais de um mês, trabalhando duro em Vrindavan para vir pregar aqui. No passado, o Kumbha Mela foi um lugar de pregação dura dos nossos acaryas. Srila Prabhupada esteve neste mesmo Kumbha Mela de Allahabad nos anos 70. Srila Bhakti Dayita Madhav Maharaj estabeleceu em seu math a pregação nos Kumbha Mela de Haridwar. Assim, os Vaishnavas também estiveram presentes nos Kumbha Mela, cantaram os Santos Nomes e levaram a misericórdia de Caitanya Mahaprabhu a todos os lugares. Por outro lado, queria compartilhar uma reflexão sobre uma conferência de Srila Prabhupada que escutei esta manhã:
            Um sannyasi que havia tido uma prova forte em seus votos perturbava a Srila Prabhupada sobre o que deveria fazer um sannyasi quando tivesse uma queda. Então, Srila Prabhupada contou a história de Chottam Haridas, quem teve que se afastar da associação de Sri Caitanya Mahaprabhu por ter tido desejos por uma madre. Em essência não aconteceu nada, mas Mahaprabhu era tão estrito com isso que “rejeitou” a sua associação. Chotta Haridas se sentiu desesperado, foi ao Triveni e se afogou lá, mas estava tão apegado a Mahaprabhu que voltou para aparecer diante dele na forma de um gandharva. Dessa maneira, este sannyasi, Vishnujana Swami, que era muito querido por todos, logo ao escutar isso de Srila Prabhupada, deixou suas coisas e desapareceu. Dias depois, uns brahmanas encontraram um corpo nas proximidades, mas nunca se soube se foi ele ou não. Logo que Srila Prabhupada soube disso, ficou muito triste, disse que não era disso que se tratava, que preferia que se casasse e seguisse servindo na sua missão. Assim, Vishnujana Swami ficou como um exemplo de seguidores de Prabhupada que queria estar com ele sempre e se arrependeu muito de não poder seguir com sua sannyasa. Por isso, eu sempre digo aos meus sannyasis que, por favor, sejam ou não sannyasi, o mais importante é que sejam felizes em Consciência de Krishna e sigam lutando, porque ser sannyasi em Kali Yuga é bem difícil. Sempre tem que seguir em frente, pregando e pregando, lutando e lutando. Os sannyasis sempre passam muitas provas, porque eles trabalham com pessoas novas e bonitas, cuidando das fazendas, dos centros de pregação e dos templos. Assim, oramos muito por nossos sannyasis, pedimos que sejam firmes, porque eles são um grande apoio para expandir a Consciência de Krishna.
            Há um tempo, havia um sannyasi que não sabia o que fazer com a sua sannyas, mas não sabia nem qual era o seu problema. Então, disse que coletaria 10.000 dólares e logo que coletasse por si próprio, pensaria se doaria à Missão de Sri Caitanya ou utilizaria para fundar uma família. O processo espiritual não se trata de não ter nada e não saber o que fazer, este caminho, e especialmente o de sannyas, é para servir. Esta é uma ordem e linda tradição de serviço.
Aqui, no Kumbha Mela, vimos muitos sannyasis, mas quantos são realmente estritos em seus votos na vida privada? Isso só quem sabe é Paramatma, mas há muitos que querem ser sannyasis, é algo notável, aqui podemos ver. Um sannyasi é uma peça para levantar uma Missão. Eu estou muito agradecido com todos eles. Os sannyasis na Venezuela, Equador, em todos os lados fizeram coisas muito lindas, por exemplo, nosso Narayan Maharaj, ou o querido Damodar Maharaj, nosso Ashram Maharaj, Tirtha Maharaj, Yajavar Maharaj, também está Goswami Maharaj pertinho do Chile, todos eles são muito importantes. A eles nossos respeitos, admiração e orações.
Neste Kumbha Mela encontramos de tudo, sem dúvida, como Sri Caitanya Mahaprabhu disse: “Nesta Era, o nosso dever é cantar, Harinam Yagna, Yuga Dharma. Todo mundo pode cantar os Santos Nomes e vimos inclusive os impersonalistas cantam o nome de Govinda e Gopal. O trabalho que fizemos durante estes dias terá uma repercussão muito importante na América do Sul. Toda a pregação que estamos fazendo é em conjunto com Ganga Action Parivar e o Pacto Mundial Consciente. Eles criaram uma base muito linda para trabalhar. A particularidade do Pacto Mundial Consciente é que é um pacto de muita determinação, até certa agressividade positiva pelas temáticas que trata, mas mais que agressividade é uma determinação constante por proteger os valores que se promovem. Um amor determinado em defesa da natureza, dos animais e dos seres humanos. Esse é o forte da filosofia que nossos acaryas nos ensinaram: fazer as coisas com amor, sem nos desanimar e sem violência. O mais importante é que devemos ser sistemáticos para que as coisas resultem bem. Desejo que façam sua melhor tentativa em cada um de seus serviços, tentando ser o mais sistemático possível em tudo o que fazem e com o maior amor possível. Todo o meu afeto do Kumbha Mela.
Não esqueçam de compartilharem o néctar do sankirtan na página e relatar a distribuição de Okis e mensagens de consciência em seus lugares de serviço. Um grande abraço. Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.

Um comentário: