domingo, 4 de novembro de 2012


O melhor é buscarmos o Amor Divino juntos
Índia



“Quando eu chego a Vrindavan, me lembro da beleza que é Vrindavan e todo o trabalho que está sendo feito, é completamente maravilhoso, como hoje que fomos ao templo das deidades originais de Srila Narottam Das Thakur que está muito lindo. Vrindavan está em movimento e esse movimento é a Consciência de Krishna.”


            Queridos devotos, especialmente hoje, de Vrinda Kunja, mandamos o chat à família Vrinda. Estamos muito agradecidos pela presença de todos vocês. Sabemos que chegar até aqui da América do Sul significa um imenso sacrifício, porque não é fácil, se gasta muito dinheiro. E a pergunta é: Por que gastamos tanto dinheiro? É para abastecer. Por que vamos aos Melas? Por que vamos aos templos? Por que abrimos os templos? Por que viajamos à Índia? Porque somos membros de uma ordem monástica que prega a vida simples e o pensamento elevado, e a nossa filosofia mais essencial se chama “associação”, pois se eu me associo com vaishnavas elevados, tenho a chance de desenvolver uma consciência elevada. É assim que carregamos as pilhas para avançar espiritualmente.
Meu Mestre Espiritual nos trouxe até a Índia, imaginem a distância, e aqui em Vrindavan, como em outras partes da Índia, Srila Prabhupada organizou verdadeiros institutos de aprendizagem do Amor Divino.  Hoje lhes convido para ler um chat, uma mensagem do meu coração. Isso significa que eu sinto o que todos vocês deveriam saber. Praticamente, a família Vrinda, os vaishnavas no mundo, buscam todos os dias serem mais sólidos no serviço que oferecem à humanidade. Nós queremos fazer algo que faça feliz a Srila Prabhupada; isso disseram os devotos: “Roube um sorriso de Prabhupada”, isso é o que almejamos com a família Vrinda.
            Sem dúvidas, no mundo moderno, temos que nos adaptar a muitas coisas, e às vezes surgem perguntas sobre o que se deve ou não fazer. Por exemplo, na Índia não se davam nem a mão, sempre se saudava com as mãos juntas ao peito, mas hoje lemos no Bhakti Ratnakar que os devotos se encontravam e se davam grandes abraços de amizade, mas, se alguém for ao Ocidente e rejeitar a mão do outro, é algo esquisito. Então, a cultura vaishnava está se adaptando para poder levar esta mensagem ao mundo sem perder os valores. Quais são estes valores? Não promover nem aceitar o sexo ilícito, por exemplo. Relações sexuais que não têm a finalidade de ter filhos em uma união espiritual são totalmente proibidas. Crianças requerem pais conscientes: isso é o que necessitam e merecem as crianças.
            Assim, Srila Prabhupada nos deixou muitas regras e regulamentos, ele também nos deu a instrução de nos adaptarmos às circunstâncias, como se resolvem as coisas, é tarefa do Guru. O Mestre Espiritual sempre está pensando em como ocupar as pessoas em conexão com Krishna, seja como for, e vocês que chegaram de tão longe são o melhor exemplo, porque vocês já têm muita experiência em ocupar as pessoas na Consciência de Krishna. Quando nós convidamos as pessoas à família de Prabhupada, sempre temos que buscar novas formas para que os devotos tenham uma linda posição nesta sociedade, ocupando aos demais com ideias de como avançar espiritualmente.

yena tena prakarena manah krsne nivesayet

            O primordial de todas as coisas é que as pessoas se ocupem no serviço a Krishna, os outros detalhes devocionais (as regras e regulamentos) podem ser introduzidos gradualmente. Na realidade, nossa família tem sido muito inovadora em muitos aspectos, na verdade, eu diria só semi-inovadora, porque todas as coisas que eu inovei são coisas que Prabhupada já havia inovado. Prabhupada fez Gurukulas e nós estamos almejando a Féducação. Prabhupada fez Goshalas e nós almejamos promover a proteção às vacas e aos animais na Revolução da Colher. Prabhupada queria fazer beneficência direta e nós começamos a trabalhar com a Casa da Sabedoria, cuja planejamos fazer muitas intervenções na sociedade. Prabhupada e Mahaprabhu pregaram uma mensagem não-sectária e direcionaram toda sua energia a isso. Prabhupada muitas vezes disse às pessoas: “Vocês não têm que mudar sua religião, somente têm que amar a Deus”, e se puder amar a Deus, poderá ingressar na misericórdia de Deus. Prabhupada também pregava aos cientistas sobre a existência de Deus, comprovando que Darwin estava equivocado e que a alma é uma substância à parte, pois o materialista só vê a matéria e assim acaba o assunto. Eles pensam que a matéria se modifica através da coincidência e não tenho que agradecer, só tenho que desfrutar o máximo desta vida. Assim, Prabhupada era muito apegado ao científico e agora com a Oída almejamos o mesmo e esclarecer que a alma sem fé fica abandonada e perdida.
            Assim, a alma e a fé são elementos, provas de uma existência espiritual. Então, simplesmente estamos continuando o que Prabhupada começou, somente incluindo algumas ferramentas novas, porque, darwinismo, por exemplo, nunca trabalhou com a psicologia. Inclusive Srila Prabhupada fez muitas coisas que não somos capazes de fazer, todavia, mas também no Vrinda estamos dedicando muita energia para apresentar temas diferentes com a conclusão da Consciência de Krishna de forma introdutória. Por isso, a família Vrinda tem se dedicado a produzir muito material introdutório para que as pessoas tenham a chance de chegar nisto. Assim também introduzimos o vaishnavismo na internet, na comunicação que vai além de um pequeno templo e seus visitantes.
Hoje em dia, por meio da internet, um templo pode ter seguidores em muitas partes, assim há técnicas modernas através das quais podemos pregar se soubermos usá-las e assim alcançar ao lindo. Podemos também ocupar as pessoas profissionais, porque se não houvesse nada para fazerem em suas áreas, se sentiriam um pouco desanimados, mas quando veem que podem ocupar suas artes para Krishna, todos se sentem um pouco felizes. A caixa da sabedoria védica, por exemplo, é um produto que fizemos há muitos anos. Hoje em dia, temos 163 títulos, e essa caixinha é perfeita, porque nós recebemos o darshan de Radha Vrajesvara e pode escolher um título que lhe interesse. Ninguém pode dizer que não encontra nada que não lhe interesse, de um lado do folheto promovemos todas nossas Eco-Aldeias.
            Agora eu peguei um título chamado “As desgraças”, onde se explicam as causas das desgraças da vida, os diversos problemas, como se manejam e como podemos ser felizes apesar das desgraças que ocorrem em nossas vidas. Tudo está escrito ali, e assim podemos conhecer diferentes temas. Logo, escolhi outro tema: “O que significa ser um brahmana”, porque almejamos ser brahmanas na linha de Mahaprabhu. Outro tema: “Agro consciência”, como e por que cultivar orgânicos. Claro, muitos dos títulos são introduções e o conhecimento pode ser muito mais volumoso, mas por algum lugar tem que começar. Assim mesmo, nossa vida está cheia de surpresas e esta coleção da Sabedoria Védica deve estar em cada mesa de uma casa, em cada oficina, em cada restaurante. Escolhi outro título: “Diminuição da violência começa em casa”, um tema muito importante, porque todos sofremos violência. Se alguém não encontra um conselho para si, então não está em nada.
            Como viver saudavelmente, como respeitar aos demais, tantas coisas que se pode aprender. Estas folhas permitem às pessoas ingressarem mais ao conhecimento védico. O mais importante é que já temos a caixa completa e só falta vocês promovê-la. Claro, talvez não seja barato, mas é muito valioso. Temos que trabalhar com muito ânimo para que todo mundo possa ser beneficiado. Eu lhes dou as ideias, mas agora depende de vocês pegarem estas ideias e aplicá-las. Minha ideia era que quando alguém chegasse ao templo pudesse encontrar uma tarefa, é o que estamos fazendo para que Srila Prabhupada se satisfaça conosco. Essa é a mensagem que Krishna quer que conheçamos. Se o mundo não souber, como vai crescer este caminho? Assim, Prabhupada veio a nos ensinar para fazermos as coisas bem.
            Hoje é o dia da desaparição de Srila Narottam Das Thakur e escutamos muitos passatempos que derretem o coração duro e nós nos sentimos afetados e pensamos: “Tão lindo e eu vivendo nestes problemas do mundo e preocupado com as coisas materiais.” Em outra palavras, queridos devotos, quero lhes apresentar a grande urgência de mostrar tudo o que temos feito para que as pessoas nestes lugares tenham acesso a tudo o que estamos produzindo com o suor da testa e bastante sacrifício. Por isso, todos temos que estar juntos em algo muito valioso e justamente pela união de todos nós, algo se torna poderoso, mesmo que às vezes pareça que nosso trabalho não tenha resultados, mas sim, tem.
            Por exemplo, hoje percebi um aviso de um caso na corte de Alahabad que proíbe que a água escura chegue ao Yamuna, e também disse que tem que fazer um trabalho profundo de conscientização, porque os próprios peregrinos são sujos. E isso é uma alegria, uma vitória, mas não se esqueçam: a luta continua e precisamos de todo o apoio de vocês para que isso funcione, e assim, como família Vrinda, sigamos sendo úteis aqui. Graças a Krishna temos tido algumas oportunidades e agora temos uma muito linda que foi concedida pelo município da família de Helping Hands, de tirar todo o lixo enterrado em um despejo ilegal em frente ao Ashram de Tatiya Sthan que está envenenando Vrindavan e assim eu me sinto muito beneficiado e satisfeito por isso. Imaginem que a prefeitura nos pediu isso... Isso sim está bom. Só estamos esperando a permissão para começar, estamos falando de no mínimo 2000 viagens de trator para tirar tudo, e iremos fazer, porque é um serviço maravilhoso, e sim, podemos conseguir que uma só criança de Vrindavan se salve de adoecer, esta prática então será efetiva, e assim, também poder restaurar este lago sagrado e o santuário dos pássaros.
Assim é Vrindavan de hoje, o encontro com o prefeito teve muitos frutos, por outro lado, estamos em Gopinath Mandir terminando os jardins. Também com Chandi limpando as águas do Yamuna através de um filtro de areia. Sempre é muito trabalho e vamos ver como vai saindo isto. Nos próximos dias vêm muitos momentos importantes, lugares para visitar, temos muito o que fazer. O serviço da limpeza é algo que me faz muito feliz, apesar de ser muito pesado, embora tudo siga estando muito sujo. Não se esqueçam que estamos fazendo isto para dar um exemplo e que no futuro possam haver catadores de lixo. Vamos ver quantos cartazes temos distribuído nas escolas, nos templos... Temos feito muito trabalho para ter estes materiais, mas nossos devotos aqui estão muito ocupados, por isso temos que por mais energia. Por isso preciso que vocês pensem comigo, que atuem comigo, me ajudem... Que me ajudem a levar estas mensagens às escolas para que as crianças tornem-se conscientes, porque são elas que amanhã sujarão.
            Esse é um programa muito especial aqui de conscientizar às escolas; Querer é poder. Os que estão aqui são para trabalhar, e Vrindavan é um povoado, podem-se fazer muitas coisas... Não estamos falando de uma cidade grande. Eu lhes disse muitas vezes, ao limpar, não devemos nos sentir melhor do que os que sujam, devemos nos sentir agradecidos com os que sujam, porque nos dão a chance de fazer serviço.
            A todos do Vrinda, mando a mensagem que sejam generosos e mandem mensalmente seu apoio para o nosso serviço para fazer com que pessoas qualificadas nos ajudem. Agora vamos ter que conseguir boas escavadoras para limpar este lago que é algo que eu aceitei, porque há anos estou lutando contra este lixo ilegal, e agora tenho a permissão do município para arrumá-lo e transformá-lo em um parque. (Muito obrigado a todos vocês que estão pregando as glórias de Vrindavan no mundo todo.)
            Quando eu chego a Vrindavan, me lembro da beleza que é Vrindavan e todo o trabalho que está sendo feito, é completamente maravilhoso, como hoje que fomos ao templo das deidades originais de Srila Narottam Das Thakur que está muito lindo. Vrindavan está em movimento e esse movimento é a Consciência de Krishna. Aqui vamos ver coisas muito lindas, mesmo que faltem muitos detalhes de organização. Assim é o governo, não leva em conta muitos detalhes, mas as soluções vão chegar. Logo em uns anos, Sri Vrindavan terá muitas melhorias, e nisso estamos, porque milhares e milhões de pessoas do mundo chegarão aqui e teremos que recebê-los da melhor maneira.
Este ano se cumpre 30 anos de Braj Mandal Parikram e eu posso dizer que Vrindavan é meu lar, mesmo que eu não mereça, porque já se passaram 30 Kartiks ou mais, e quero ver minha casa, a casa do meu Senhor, totalmente limpa, e oremos para poder ver o Yamuna totalmente limpo. É um trabalho muito grande que requer muita gente envolvida.
            Agora mesmo temos que revisar os materiais que vamos levar ao Kumbha Mela. Por isso necessito o apoio de todos vocês. O cuidar do meio ambiente é serviço prático ao Dham, e o Dham precisa. Precisamos atuar conscientemente, por isso pedimos à Missão Vrinda que seja generosa e que considere que cada um dos templos existe pela misericórdia de Sri Vridavam Dham, e pela misericórdia de Vrinda Devi. Temos aqui uma equipe administrativa muito responsável para atender tudo isso.
Mando meu afeto à Bolívia para que sigam ajudando este belo centro de Radha Ramanji. Meus afetos ao Peru, onde o Senhor Jagannath e Radha Damodhar abençoam a todos. Felicito a Priya Vrata Prabhu pela maravilhosa entrevista que deu para o jornal “O Comércio de Peru”. Mando minhas saudações aos guerreiros de Varsana que estão fazendo um templo muito lindo para Gouranga Radha Vrajesvara.Também mando meu afeto a Radha Shyamasundar no Uruguai com os pioneiros que estão lá pregando (em Maldonado e Montevidéu). Mando meu abraço ao Brasil, a Mahaprabhu Gandharvika Giridhari, e a todos os centros do Brasil para que se lembrem da sagrada terra de Vrindavan e preguem as glórias do Dham. Assim, os templos só necessitam entusiasmar aos amigos para que apoiem. Mando minhas saudações à Venezuela, à Azulita onde estão Radha Govinda e Goura Nitai. Mando meus afetos ao Equador, à Radhika Gopinath e a todos os lindos templos. Também ao Chile, com os chilenos muito lindos que têm contribuído com seus belos sannyasis e Radha Govindaji, Radha Vrindavan Candra e Radha Kunja Bihari. Meu coração a Radha Madan Mohan, na Argentina, onde temos muito que fazer com nosso Eco Yoga Park que foi escolhido como um dos lugares mais importantes para visitar pelo Lonely Planet. Também mando meus desejos de pregar aos pioneiros do Paraguai que adoram a Krishna e enviam mensagem do Amor Divino. A Radha Madhava no México, aos devotos em Guatemala que, com o prabhu Rupa, estão fazendo lindos centros na América Central. A Brihat Vrati Maharaj que está rompendo o gelo no centro também. Mando meu afeto aos devotos nos Estados Unidos, no Canadá, no Hawaii, em Porto Rico, na Europa, em Filipinas...
Assim, temos alguns cantos na Terra onde temos devotos que se sentem identificados com nosso desejo de servir, e esperamos que todos vocês possam nos acompanhar em um Brak Mandal Parikrama, que é um mês completo para estarmos juntos e abastecer para seguir com muitas ganas para seguir à diante. Obrigado por compartilhar hoje este Chat e por saírem de Maya juntos. O melhor é buscarmos o Amor Divino juntos.
            Um abraço de coração para inspirar a servir melhor.
            Jay Srila Prabhupada!
            Jay Radha Vraja Mohan!
            Jay Srila Narottam Das Thakur!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário