domingo, 18 de novembro de 2012


Jay Srila Prabhupada
Vrindavan, Índia



“Srila B. R. Sridhar Maharaj, um irmão espiritual muito querido por Srila Prabhupada, disse com muito afeto: “O que Srila Bhaktivinoda Thakur planejou e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur começou, foi tomado por Srila Bhaktivedanta Swami e direcionado para todo o planeta.” Tudo isso foi iniciado neste pequeno quarto, onde esta alma completamente rendida à vontade do Senhor serviu incansavelmente para o benefício de toda a humanidade.”

            Queridos devotos.
            Ontem fui ao tirobhav de Srila Prabhupada, o festival que celebra o dia em que voltou para o mundo espiritual e visitamos seu bhajan kutir no templo de Radha Damodar. Aqui em Vrinda Kuñja celebramos dando a oportunidade a todos para que possam expressar seus sentimentos de coração para Srila Prabhupada.
Em Radha Damodara, o quarto é muito pequeno e fomos em muitos devotos, mas como diz um ditado do sul da Índia: “Se há espaço suficiente para que esteja uma pessoa, podem caber duas sentadas e três podem dormir a sesta.” Em espanhol dizemos: “Onde cabe um, cabem dois.” Desta maneira, o coração de Srila Prabhupada também é assim, é um lugar onde todos cabem e podem estar permanentemente, sendo parte de sua incrível família e manterem-se constantemente neste festival de Bhakti Yoga e de amor que é sua missão. Assim, oramos a Prabhupada no dia de sua desaparição através deste belo bhajan-kutir que, na verdade, não é somente um bhajan-kutir senão que um seva-kutir.
            Podemos dizer que Prabhupada não só se sentava tranquilamente para traduzir seus livros, ele visitava muitas pessoas para poder executar a missão que seu Mestre Espiritual lhe deixou. Muitas pessoas também o visitaram neste lugar e elas não sabiam realmente de quem se tratava.         
            Elas não poderiam imaginar que este sadhu que vivia em Radha Damodar teria a missão em sua vida de ir distribuir a mensagem do Amor Divino por todas as partes, conquistando o mundo ateu com o Santo Nome de Krishna, Sua prasadam e toda Sua cultura. Ninguém poderia imaginar que aquilo não era nem sequer seu sonho mais ousado, e disso se trata a Consciência de Krishna: é um conjunto de situações inimagináveis, pois nunca podemos prever o que acontecerá na vida de um devoto, tudo está no controle do Supremo. O que é claro, é que sempre estão acontecendo coisas.
            Srila Prabhupada habitualmente repetia o slogan de uma empresa de ferrovias: “Aconteça o que acontecer, nossas rodas devem se manter em movimento.” Desta maneira, as rodas da Missão de Srila Prabhupada sempre estão se movendo. Podem ser grandes ou pequenas, mas sempre, sempre, sempre estão em movimento. Movendo-se e produzindo néctar: o néctar do Santo Nome, o néctar do Bhakti Yoga, o néctar do Sankirtan, o néctar dos novos centros de pregação.
            Quando Prabhupada vivia em seu bhajan-kutir, não tinha muito mais dinheiro que umas poucas rupias e as guardava em um espaço secreto no telhado do quarto. Srila Prabhupada planejou sua missão de serviço ao mundo no seu quartinho, tudo isso de forma muito profunda e concentrada, totalmente inspirado em seu Mestre Espiritual, Srila Rupa Goswami e Radha Damoradar.



            Vendo as fotos do tempo em que Prabhupada tomou sannyas, podemos perceber a determinação em seu rosto, como dizendo: “Agora tenho que fazer algo grande para satisfazer ao meu Gurudeva.” De qualquer forma, Prabhupada dedicou toda sua vida à pregação, desde sua vida como grihasta até seus anos finais dando a volta ao mundo.
            Este pequeno quarto foi o centro de operações de Srila Prabhupada e ali, a energia de Srila Rupa Goswami, de Srila Jiva Goswami e de todos os grandes santos se concentrou para guiá-lo no serviço para resgatar as almas caídas de Kali Yuga. Srila B. R. Sridhar Maharaj, um irmão espiritual muito querido por Srila Prabhupada, disse com muito afeto: “O que Srila Bhaktivinoda Thakur planejou e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur começou, foi tomado por Srila Bhaktivedanta Swami e direcionado para todo o planeta.” Tudo isso foi iniciado neste pequeno quarto, onde esta alma completamente rendida à vontade do Senhor serviu incansavelmente para o benefício de toda a humanidade.
            O impacto do serviço de Srila Prabhupada não pode ser calculado, assim como disse Sadhu Maharaj hoje de manhã: “Srila Prabhupada é um shakti-avesa-avatar da misericórdia do Senhor Nityananda, isso significa que Sri Nityananda Prabhu pessoalmente concedeu e o direcionou para cumprir com seu serviço aos mais caídos.”
            Prabhupada orava fervorosamente durante sua viagem no navio à América e dizia ao Senhor: “Deixe-me cantar e dançar como uma marionete em Suas mãos. Tudo está sob Seu controle, não tenho conhecimento nem devoção, só por Sua graça algo poderá resultar.” E este movimento está baseado nesta dança e canto transcendentais, onde quer que os devotos vão, dançam com alegria para contagiar os corações de todos. Assim, oramos a Srila Prabhupada para que nos permita dançar e cantar pelo resto de nossas vidas.
            Imploramos a misericórdia de Prabhupada para todos vocês que estão aqui nesta peregrinação, pois são os representantes de seus familiares e templos em diferentes partes do mundo, por isso pedimos a Srila Prabhupada para que todos vocês se recarreguem profundamente com todo este amor e energia e que possam compartilhar com todos ao seu redor, levando o Bhakti Devi a todos os lugares pelo fluir das ondas do néctar, cobrindo o mundo inteiro com a misericórdia de Prabhupada e enchendo cada esquina e cada lugarzinho com sua mensagem de Amor Eterno.
            Oferecemos todas as glórias a Srila Prabhupada, o sakti-avesa-avatar que continua nos salvando.
            Srila Prabhupada ki jay.
            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário