domingo, 1 de julho de 2012


A adoração
Europa, 01/07


“A adoração é algo natural, mas devemos nos perguntar de maneira imparcial quem deve ser adorado – adoração é uma expressão muito agradável. Estou tão agradecido com alguém que lhe ofereço minha adoração. Devemos adorar quem merece ser adorado, este é um aspecto fundamental dentro da vida espiritual, se adoramos aquele que não merece ser adorado, estamos caminhando em uma direção errônea. Necessitamos adorar... E quem é este centro de adoração? É Deus, é Krishna.”



Recebam meu afeto da Europa. Todas as glórias a Srila Prabhupada.
           A meditação de hoje é parte essencial da nossa vida espiritual, trata-se de adoração. A pergunta é: “O que é realmente adorável no mundo?”. “Adorável” é uma palavra muito bonita, algo se define como adorável quando nos leva ao Bem Absoluto.
            O fato de não ter um foco de adoração significa que pensamos que só somos nós que devemos ser adorados e isso acontece constantemente no mundo material. O melhor cantor quer ser adorado, o melhor político quer ser adorado, dentro do seu egoísmo, todos buscam a adoração pessoal, não podemos dizer que não gostamos da adoração, pois de uma forma ou outra todos apreciamos ser adorados.
            A adoração é algo natural, mas devemos nos perguntar de maneira imparcial quem deve ser adorado – adoração é uma expressão muito agradável. Estou tão agradecido com alguém que lhe ofereço minha adoração. Devemos adorar quem merece ser adorado, este é um aspecto fundamental dentro da vida espiritual, se adoramos aquele que não merece ser adorado, estamos caminhando em uma direção errônea. Necessitamos adorar... E quem é este centro de adoração? É Deus, é Krishna.
            Quando nos sentimos agradecidos por tudo o que temos recebido de Deus, automaticamente Lhe agradecemos e oramos; isso é adoração. Por isso cantamos:

Govinda, eu Te adoro, óh, Senhor Supremo... ♪

            Adoração é a forma mais elevada de cultura: a adoração ao mais adorável, este é Krishna. E assim, tudo o que provém de Deus é adorável, tudo o que recebemos por misericórdia dEle, mediante à Mãe Terra, também é adorável. Adoração é parte da cultura do ser humano, se não adoramos o sagrado, vamos continuar doentes do coração; isso é o que ocorre com a juventude hoje em dia, eles substituem a adoração a Deus por adoração a produtos do mundo material, adoram um grupo de música, um artista da televisão, mas a única adoração realmente maravilhosa é a que se rende ao amor a Deus. Essa é a adoração que nos mantém espiritualmente, é só com Deus e por Deus que podemos continuar. Alguém que não é capaz de adorar a Deus em Sua forma pessoal deve pelo menos adorar Sua criação, agradecer a Mãe Natureza por tudo o que nos fornece, agradecer ao Sol, preocupar-se sensatamente em cuidar do planeta. Quando começamos a analisar ao nosso redor em um sentido comum, nos encontramos com muitas temáticas relacionadas proteção e a adoração da Mãe Terra.
            Hoje em dia se cometem muitas injustiças contra as culturas indígenas. Este tema está muito vinculado à destruição das florestas, a perfuração da terra para extrair petróleo. Dessa maneira, todas as comunidades nativas que antes viviam tranquilamente em conexão com a Terra, agora se veem afetadas pela mentalidade materialista de só tirar proveito sem considerar a devastação que se está levando a cabo.
            Devemos deixar de participar da destruição de nosso próprio planeta e parar de prejudicar o futuro de nossos filhos. É absolutamente necessário nos aproximarmos de todos estes temas e adotar meios no assunto. Srila Bhaktivinoda Thakur e Srila Prabhupada em seus escritos explicaram que o homem espiritual tem que entregar uma boa orientação a toda sociedade sobre como se conduzir de maneira adequada, inclusive aos políticos, aos agricultores, aos educadores, etc., e assim, transmitir a todos a forma de fazer as coisas de maneira correta. Por isso, é muito importante que estejamos dispostos a tomar responsabilidades ante as diversas circunstâncias do mundo. Isso é adoração.
            Depois destas semanas no Brasil, onde estudamos intensamente a realidade do Amazonas, podemos ver que uma grande área do lugar tem sido colhida e devastada só para engordar animais para a produção de gado ou produzir alimentos transgênicos. Assim podemos nos dar conta que estamos fazendo um dano terrível ao planeta e enquanto não fazemos algo contra isso, somos parte do problema – o brahmana deve tomar responsabilidades ante o planeta. Isso sempre foi enfatizado por Srila Prabhupada, na cultura brahminica devemos aprender a tomar responsabilidades. Isso de tomar responsabilidades ao nível da sociedade causa surpresa a alguns devotos, pois eles dizem: nós somos os que cantamos Hare Krishna e não nos identificamos muito com o karma do mundo, mas não devemos esquecer que o não envolver-se é tornar-se responsável também. Tem que atuar para contrariar a reação das más ações. Por isso, queridos devotos, este é o momento em que temos que nos dar conta que devemos formar uma rede de solidariedade para iluminar o planeta e assim salvá-lo da ignorância da sua autodestruição.
            Dentro de nossas possibilidades devemos apoiar para que as coisas do mundo saiam adiante, com mais compaixão, com tolerância, proteção aos animais, encaminhar o mundo à direção correta. Assim, devemos nos qualificar para levar a todos até a Eterna Verdade. E qual é a Eterna Verdade? A Verdade constitucional de nosso ser, de nos tornarmos plenamente conscientes que somos naturalmente servos de Deus. Devemos nos tornar conhecedores dos atos para chegar com autoridade, com as soluções do vaishnavismo.
            Com estas palavras me despeço por hoje. A oração é a forma de comunicar o agradecimento por tudo o que temos recebido de Deus.
Deixo-lhes todo meu afeto.

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário