Krishna Krishna Govinda, a vida é
linda
Chile, Ekachakra, 13/05
“O partido de Krishna neste mundo
material é o partido que ama todos, aqui não queremos derrotar as pessoas, não
temos esta vontade, a única coisa que queremos é que todos se tornem amorosos e
mais devotos.”
Bem-vindos ao caos amoroso
da família Vrinda.
Quando algo cresce muito, é muito difícil de mantê-lo
disciplinado, é difícil mantê-lo organizado, com boa visão. Quando algo cresce,
então o que funcionava no início não necessariamente funciona depois. Algo que
funciona em uma escala pequena não necessariamente funcionará em uma escala
grande. Justamente, dou o exemplo dos artistas, posso também dar o exemplo dos
departamentos artísticos que há tantas contribuições para a família Vrinda que
às vezes não percebem, porque há tantos que não temos tempo para vê-los.
A internet é um espaço grande para se perder. Recordo-me
quando Rasa Manjari, da Alemanha, foi a primeira a fazer videoclipes, e aí
ficamos todos muito orgulhosos, porque eram espetaculares. Gurudeva Atulananda
parece um vulcão, porque dele sempre brotam maravilhas, canções, livros,
conferências, eu não sei quantas já tem gravado, porque os anos passam. Eu
escutei Damodar Maharaj faz 12 anos, e muito dinâmico.
Krishna Krishna Govinda, a vida é linda, sempre estamos
viajando, cantando, admirando as maravilhas dos devotos, mas há duas partes,
uma é a organização e a outra é o financiamento, porque isso não acontece assim
tão fácil. Onde há noção de propriedade privada, não há noção de igualdade, de
voluntariado, isso não entra ai, então praticamente quando se trata de uma
comunidade ecológica, de um projeto que fazemos juntos, onde podemos dizer: “Krishna
Krishna Govinda, a vida é linda". Não é que dizemos “Krishna Krishna” e ai
se acaba. A vida é linda, é limitada. Onde começa o limite, o lindo se acaba,
isso foi algo revelado neste momento.
As comunidades espirituais são onde acontece o
espiritual, ai só governa Krishna Krishna Govinda, a vida é linda. Os
parâmetros, os estatutos, as abordagens de Srila Prabhupada são de tal
característica que, se não houver uma causa comum, se não tiver isso, então não
há nada. Então nós não estamos apegados a Eka Chakra, claro que a amamos de
coração, porque não há noção de propriedade privada, isso é algo muito bonito e
tem um grande potencial, mais que tudo, potencial educativo. Tirtha Maharaj
está representando aqui um ideal, que é o amor por Krishna, amor pelos devotos,
e isso é trabalho e trabalho animado. Os cristãos disseram “orem muito e
trabalhem muito”, ou como dizem os chilenos a Deus “orando e com o maço dando”.
Deve trabalhar por seus ideais, tem que captar, e quem quiser apoiar,
participar, o faça.
Nova Navadwip foram 3.000m², onde a Missão Vrinda começou
tomando forças. Quando queremos fazer algo para Krishna, as coisas saem, por
exemplo, viemos da Bolívia onde o p. Bhima comprou um edifício para sua empresa
e disse que daria um andar para os devotos. Agora Sri Sri Guru Gouranga Radha
Ramanji estão lá instalados, este é o melhor lugar que La Paz teve até agora. Então,
isso foi possível graças ao sacrifício e generosidade de um devoto.
Um devoto se reconhece porque trabalha para a felicidade
dos demais. Se tiver casa própria, ele convida aos demais, decora bonito, tem
tudo aberto, a oportunidade de que todos vão, de que todos aprendam. Como o
ditado de Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakur: “Nossa missão é de construir o
templo, um mandir de amor no coração de cada um.” Resumindo, um templo no
coração de cada um, essa é a tarefa que temos. Essa é a nossa missão, para isso
temos ministérios, isso é o ministério do amor pelos animais que não podem se
reunir para defender seus interesses e agora nós nos reunimos para decidir como
faremos por eles.
Tem que ter leis de proteção, a melhor lei é o
crescimento da consciência. Isso é ética, compreensão. Então, praticamente
nossa vida espiritual rodeia ao redor desses conceitos. A Revolução da Colher é
para despertar o amor pelos animais e pela Mãe-terra. Quanto mais dedicado
estiver à felicidade dos demais, um nível superior estará fazendo, não é uma
coisa a se dizer: “Eu faço feliz aos demais e depois os maltrato.” Isso não é
propaganda, tem que ser realidade, isso não é por nascimento.
O sistema de banqueiros é como o de empréstimo, você está
em necessidade, por isso te empresto, mas se não me devolver, eu te tiro a casa,
e não só isso, senão que me devolve com 80% ou talvez um pouco menos,
emprestamos favores, é como o chamam, mas em essência todos os que te emprestam
dinheiro é porque querem teu dinheiro. Então essa é a idéia dos banqueiros.
Isso eu digo porque conheci uma senhora que tem essa filosofia, quando você ver
que esta filosofia é oposta, nossa filosofia é a que mais se dedica à
felicidade dos demais. Ele que é um grande servidor, não é que diz “eu sou
servidor e vocês não”, o brahmana é um servo muito humilde, ele quer alcançar o
propósito e o propósito é sacrifício. Somos a prova da bondade da alegria que
se pode dar aos demais.
Todos esses regionalismos, fanatismos, tudo isso não tem
solução, isso não tem remédio, não tem alegria em longo prazo, só no momento do
seu ego se sentirá encorajado por um momento. O partido de Krishna neste mundo
material é o partido que ama todos, aqui não queremos derrotar as pessoas, não
temos esta vontade, a única coisa que queremos é que todos se tornem amorosos e
mais devotos, porque as pessoas que têm muitos apegos materiais têm bastante
problema, inclusive muitos se adoentam. Alguém que pensa que pode fazer o que
quiser para ser feliz, porque para ele não existe karma, a lei motiva uma justificativa materialista de agir e ser.
Muitas pessoas pensam que se isso te fizer sofrer, isso a fará feliz. Um exemplo disto é o rodeio, como é que eles podem estar ali supostamente civilizados com seus ternos e ficam olhando como torturam um touro enquanto que o animal só quer o pasto. E então vem o toureiro e fica ali com uma bandeira, e como o touro não quer lutar, vem pessoas com farpas que lhe atacam por trás, então todas essas pessoas estão ali para ver a carne morta de um touro? Não, isso elas não querem ver, porque senão vão a um matadouro da cidade onde está cheio de carne morta de touro, mas as pessoas querem ver o sangue do touro.
O homem já não toca a terra, já não a respeita. Não sabem que se há uma ferida, o barro pode ajudar, a maioria pensa que se fizer isso vai infectar, mas isso não é certo. A terra não infecta, ela cura, mas como a terra não se pode vender caro, não é um bom negócio. Então, o naturista, o holístico, o curador, o que busca algo sensato para o mundo, o que busca a Deus em tudo isso, não está de acordo com o materialismo.
A educação secular é uma loucura, ainda originalmente, a educação era uma salvação antes da ditadura fascista. Mas a inquisição não terminou, ainda existe, só mudou a cara.
E quando cantamos “Krisha Krishna Govinda, a vida é linda” é um milagre de Yoga Maya. Temos coisas para dizer e para contribuir que são de máxima importância, mas, digamos que na legislação, no poder do mundo, nós não existiríamos, todavia. Esta é uma questão que deveríamos nos perguntar: “Qual é o plano do Senhor Caitanya?” Nós temos um plano a conquistar e alcançar o coração de todos. O que acontece com o secularismo é que foi seqüestrado pela sociedade de consumo, e a quem pertencia isto é a quem antes tinha fundamentalismo. Então, as pessoas as tinham subjugado com esse temor teísta. Quando a educação secular se colocou ao mundo, então isso foi secular, secular se supõe que há imparcialidade que não favorece a ninguém sobre o outro, e não lhe dá o direito de abusar de ninguém. Há uma conotação muito positiva, mas depois que foi seqüestrado pelo materialismo ocorreu o oposto, qualquer um que fale de valores já foi visto como alguém que desvia os propósitos da sociedade. Inclusive na Índia já se vê isto, que dizem que não importa a religião senão que importa os progressos econômicos do país. Já não dão atenção ao meio ambiente, deste modo, o mundo tem um materialismo terrível que está lutando contra a saúde das próprias pessoas, lutando contra os valores espirituais. Todos somos irmãos e devermos fazer felizes aos demais. Devemos seguir com esta canção por toda a vida: “Krishna Krishna Govinda, a vida é linda”. Assim você pode aceitar a vida.
Temos que entender que há uma diferença, uma coisa karmática. Devemos aceitar a mente como é, o bolso como é, isso não quer dizer que não vamos trabalhar, senão que devemos ter consciência de que não devemos ter temor a nada. Se você tem medo do que possa acontecer no futuro, se comporte cada dia melhor. A espiritualidade é que cada vez que cantar Hare Krishna estará apelando para a anistia espiritual.
A alma eterna não está feliz no mundo temporal, por isso Krishna disse para aceitar, está aqui para aprender, para sofrer, para oferecer seus respeitos, está aqui para ser inteligente e pedir que a anistia espiritual seja concedida, esse é o primeiro ponto, os devotos não têm pena. Nosso enfoque é amor por todos, amar, cuidar, mudar o parâmetro, começar na base de nosso potencial, transcendental, sat cit ananda vigraha. Se estou com sat sou feliz, se estou com cit sou agradecido, se estou com ananda estou extasiado e vigraha, a personificação de sat cit ananda, é o pai eterno, a origem da existência de todos.
Isso é algo que queria lhes dizer hoje de manhã. Algo muito bonito está acontecendo, sou muito feliz aqui com Gurudeva Atulananda e com todos vocês.
Um brahmana não é necessariamente um grande organizador, como ao estilo de uma grande empresa, o brahmana é sempre sincero e está buscando injetar esta pureza em sua família, ao seu redor. Os brahmanas davam a esperança para o mundo, sem uma cultura brahminica não há nada. Srila Prabhupada disse que estabeleceu uma escola para “brahmanas”. Esse é o êxito da nossa missão, o formar brahmanas, apoiar-nos com material didático, com páginas de web. Como é tudo baseado em voluntários, às vezes obrigatoriamente se estiver desordenado, eu vejo que apesar da desordem tudo cresce e isso é algo assombroso, porque nosso coração está posto aos pés de Prabhupada, e os pés de lótus de Srila Prabhupada são como Krishna e Arjuna e onde estão eles, ali há vitória. Claro, eu sempre quero organizar tudo melhor. Amanhã temos uma reunião nacional aqui no Chile, ver como faremos para que haja mais vegetarianos, para que haja mais êxito nas relações. O desenvolvimento das Eco Yoga Aldeias também é muito importante, há muitíssimas coisas importantes e vamos seguir crescendo com sua ajuda. Por isso, lhes convido para que me ajudem a fazer esta contribuição da humanidade, mais linda e amorosa, com menos caos, com sua ajuda e atender aos devotos avançados que vivem para fazer feliz aos demais. A eles, cuidem, porque eles vão ser os que realizam algo e que tenha um critério, por isso peço a Gurudeva Atulananda que diga mais aspectos.
Gurudeva Atulananda:
Os brahmanas são a cabeça da sociedade. Ajudar é o resultado do amor, isso já soa revolucionário. Que o amor se torne revolucionário e que seja um perigo para a sociedade. Mas isso é, o próprio Jesus se via como um perigo para a sociedade. Como disse Gurudeva Paramadvaiti, todos temos dentro de nós um materialista, por algo estamos neste mundo, mas rogamos a Krishna para que o mate, porque esse materialista é muito poderoso. Nós sozinhos não podemos eliminá-lo. Assim, que através da oração contínua pedimos a Krishna que estabeleça em nós a natureza divina, que nos atraia ao superior. Necessitamos atração para o transcendental e assim daremos as costas ao material. Nisso consiste nosso passeio neste mundo, e em sair dele.
Quando se está em um calabouço deve sair dele, e permanecemos neste calabouço enquanto estivermos mais interessados em nós mesmo do que no bem universal, é uma prisão mística, as grades são nosso próprio egoísmo, inveja, nossa capacidade limitada de nos curvar para o que é bom e puro. O que é puro é o que satisfaz o supremo, o impuro é o que satisfaz os sentidos, a meu ego. O impuro é tudo aquilo que me faz sofrer e me mantém condicionado. Isso é muito fácil de notar, por isso as pessoas mais inteligentes se dão conta dessas coisas, as vêem claramente, vêem que todo o problema são nossos próprios anarthas, defeitos. Krishna está aqui mesmo, em nosso coração. Krishna está conosco, mas nós não queremos escutá-Lo. É como uma criança que vive na casa do pai, mas que segue fazendo suas coisas. Krishna diz no Bhagavad Gita: “Isso leva muitos nascimentos, mas logo todos se rendem a Mim.”
Guru Maharaj:
Esqueci que hoje é o dia das mães no Chile. Queremos oferecer nossos respeitos e carinhos a todas aquelas que têm filhos, as que vivem nos Vishnu Priyas, as Maharanis. É um grande fenômeno de revelação neste mundo, graças às mães originais que tem nosso mundo encaminhado até a meta.
Srimati Radharani ki jay.
Bhumi mata ki jay.
Sradha devi ki jay.
Não devemos competir com as mães, como elas trabalham para o bem de todos. Todas as glórias às mulheres em Consciência de Krishna e a todas as mães no mundo.
Srila Prabhupada ki jay!
Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.
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