segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30/10/2011



"...um verdadeiro discípulo deve ser apegado para pregar a mensagem de seu Mestre Espiritual e Sua mensagem divina. Isto é o que queria dizer. Quero declarar enfaticamente que Srila Prabhupada era único."

 

 Queridos devotos.


 Srila Prabhupada ki jay.


 Saudações de coração daqui de Vrindavan.


Hoje é o dia de Srila Prabhupada. Nesta manhã meditamos: O que é mais grandioso e mais especial do que fez nosso Gurudeva? E a conclusão foi: Srila Prabhupada compartilhou sua própria casa com o mundo inteiro. Sua renúncia era tão absoluta que em Nova Iorque, e em muitos lugares antes, ele convivia com seus discípulos e bhaktas de uma forma muito íntima e sacrificada.


Falando dos prejuízos, Prabhupada mostrou tanto amor ao mundo que ele tolerou tudo. Srila Prabhupada vivia com a gente, comia com a gente, às vezes esperava na fila para tomar banho. Conversava e aconselhava com qualquer inquietude ou problema que alguém poderia ter. Cozinhava para seus discípulos, escrevia para eles. Ajudava qualquer um que lhe pedisse conselho para a vida espiritual. Foi um exemplo de amor, tolerância, irmandade e não dava prejuízo aos outros. Isso lhe dá o mérito de entrar na linha dos santos, claro, um sannyasi é um santo vaisnava.


Em nossa história, Srila Prabhupada se destacou por seu amor aos demais, foi algo comprovado. Ele nos amou de verdade e todo aquele que ama a Ele, também chega a amar aos demais. Prabhupada também inspirou a este espírito em seus discípulos genuínos: que um verdadeiro discípulo deve ser apegado para pregar a mensagem de seu Mestre Espiritual e Sua mensagem divina. Isto é o que queria dizer. Quero declarar enfaticamente que Srila Prabhupada era único.


Aqui estamos em plena celebração, com muitos convidados especiais. Eles estão fazendo suas oferendas a Srila Prabhupada também. Quero convidar a Visnu Maharaj, acarya da Missão Caitanya para dizer algumas palavras aos devotos do chat.


Antes disso, alguma pergunta?


Chegou uma pergunta: O que significa transcender?


A palavra transcender implica realizar e isso não é algo que se possa teorizar demais, porque qualquer explicação sempre será em um nível intelectual. Isso tem sua validade, porque podemos dizer: quem é humilde sempre leva em consideração os sentimentos dos demais, etc., mas essas são explicações teóricas, mas quando usa a palavra transcender, fala de realizar. Às vezes eu falo de vivenciar a espiritualidade. Isso é muito difícil hoje em dia. Os devotos são muito especiais e podem vivenciar a espiritualidade, mas às vezes surgem elementos que não são tão espirituais, como anarthas ou velhos apegos que não têm sido totalmente superados ainda e criam obstáculos ao processo de transcender. Por isso, na vida espiritual, há algo muito importante que nunca devemos deixar de fazer em comunidade: istagosthi. A reunião entre aqueles que lutam por uma causa. Não com pessoas que não são ativistas ou que não vivenciam a causa de uma maneira prática. Quando compartilhamos com aqueles que estão lutando pela mesma causa, ocorre algo muito especial. Em uma reunião assim, um devoto deve apresentar-se da seguinte maneira: Queridos devotos, lhes agradeço por me aguentar; segundo: Eu gostaria que vocês fossem tão amáveis e sacrificados que me digam o que faço de mau, que eu possa melhorar, porque só vocês que me conhecem e são o termômetro natural de meu crescimento me podem dizer se fui chato e se faço coisas que não deveria fazer. Por isso lhes peço humildemente que me passem um papel com suas observações de minhas falhas, para melhorar e tornar-me um servo que realmente quero ser.


Uma vez, em um templo, o presidente disse exatamente como eu estava falando e apenas terminou e todo mundo começou a queixar-se de sua conduta. Melhor dizendo, sua própria medicina ficou um pouco amarga. Isso é a verdadeira sinceridade. Quando queremos saber se o que fazemos está impactando positivamente com os demais.


Esta é uma forma de transcender o nosso ego, mas para realizar-se transcendentalmente é preciso que tudo isso seja espontâneo e não porque alguém lhe disse para fazer.


Agora algumas palavras de Srila Bhakti Vicar Visnu Maharaj, acarya da Missão Sri Caitanya. Por favor, tenham uma linda meditação e festa a Srila Prabhupada neste dia. É um dia para reconfirmar nossos votos, para tomar votos novos. Qual serviço vamos fazer para Srila Prabhupada de agora em diante, o que queremos lhe oferecer e fazer de coração.


Jay Srila Prabhupada ki jay. 

Swami B. A. Paramadvaiti.

 

Visnu Maharaj: 


Minhas reverências aos devotos reunidos.


Este é o dia em que Srila Prabhupada entrou em Nitya Lila. Ele foi muito misericordioso e permitiu, devido a sua misericórdia e prédica, que muitas pessoas se conectassem com a família de Krishna. Ofereço minhas reverências a ele e a todos os vaisnavas e vaisnavis que estão aqui reunidos em Vrindavan neste tempo de kartik.


Este é um mês especial de Sri Vrajesvari Radharani e em especial de Radha Damodara. Cada um deve conhecer e apreciar a imensa contribuição de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada à humanidade e ao vaisnavismo. Quando meu Gurudeva, Srila B. V. Puri Goswami Maharaj, se recordava, falava nele muito especial, se sentia imediatamente em separação dele. Recordava quando tomou sannyasa e estava no templo de Radha Damodhara e começou a traduzir o Bhagavad Gita e a pregar com sua revista em Delhi e logo decidiu ir para a América. Ele fez isso só para tomar refúgio em seu Guru e render-se em Mahaprabhu por meio do canto do harinam e da leitura do Bhagavad Gita (a tradução dos livros de acordo ao Siddhanta da Gaudiya Vaisnava), e ele começou a cantar embaixo de uma árvore protegido pela misericórdia de Nityananda Prabhu e Gouranga Mahaprabhu.


Muitos dos rapazes que chegavam não conheciam o significado da vida, eram hippies e usavam drogas, e graças à misericórdia de Mahaprabhu, todos esses jovens começaram a servir e pelo grande amor de Srila Prabhupada a eles, eles começaram a estabelecer templos e publicar livros.


Hoje em dia muitas cidades da América celebram Ratha Yatra. Srila Prabhupada os animou a sair e pregar, e sair e expandir isso a todo o mundo. Muita gente se inspirou pela pregação e prática de Srila Prabhupada. Hoje em dia, milhares de pessoas desejam ir a Goloka Vrindavan e servir a Srimati Radharani pela pregação de Srila Prabhupada. Não temos nenhum negócio neste mundo, mas como vamos chegar lá? Este planeta e este corpo são as circunstâncias perfeitas para praticar este processo. Graças a este processo de estudar podemos nos tornar pessoas educadas e praticantes. Simplesmente temos que nos render e nos refugiar em Sri Guru e vaisnavas. Somente por escutar de um Guru fidedigno você terá a força necessária na sua vida para mudar e adotar o caminho devocional. Nunca devemos desobedecer aos acaryas. Por isso, oramos ao Guru e pedimos sua misericórdia, depois disso podemos fazer qualquer coisa, se esquecemos isso, nos perdemos. Por isso devemos sempre nos lembrar de Sri Guru e agradeço a Srila Paramadvaiti Maharaj que nos permitiu hoje recordar de seu Gurudeva.


Srila Prabhupada ki jay.

Todas as glórias aos devotos reunidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário