domingo, 31 de outubro de 2010

Chat de Domingo - 31 de Outubro de 2010

Chat de Domingo – 31 de Outubro de 2010

                                         O egocentrismo





Queridos devotos, hoje tivemos a misericórdia de visitar um dos últimos devotos de Srila Sridhara Maharaj. Ele se uniu a missão em 1944, foi uma grande fortuna, se chama Hari Charan Prabhu. Um dos mais antigos e primeiros devotos.


Hoje se realizou uma grande festa na Bengala e também aqui em Vrindavan, no grande dia de Srila Sridhara Maharaj. É uma grande festa, pois muita gente ama esse grande vaisnava guardião da devoção.
Hoje também foi a aparição de Virchandra Prabhu, o filho do Senhor Nityananda. Ele é um dos pioneiros desta grande missão de amor. Dentro de três dias Hari Charan virá nos visitar em Vrinda Kuñja. Ele já é um pouco mais velho e doente, porém de qualquer maneira ele quer vir e nos dar suas bençãos. Nunca se sabe por quanto tempo mais teremos a misericórdia de sua associação, cada tipo de alma como ele é um presente, as vezes quando recebemos algo em grande quantidade pensamos que já não é algo especial, são aspectos de familiaridade. Quando vemos alguém todos os dias já consideramos ordinário.
Quando algo é difícil de conseguir pensamos: “Oh, isso é algo muito especial.”


Estes dias estou escutando todas as noites e nas madrugadas palestras de meu mestre espiritual Srila Prabhupada e de Srila Sridhar Maharaj. É tão nectáreo e ofereço minhas reverências aos engenheiros que criaram o formato mp3, eles fizeram algo que me dá a possibilidade de escutar meu Gurudeva a qualquer momento, antes também tínhamos cassetes, porém trocávamos a cada meia hora e ter todos os cassetes organizados em mãos era muito difícil. Agora com qualquer mp3 player pode tocar até 08 horas de mp3 continuamente. Incrível não? Isto me permitiu descobrir meu Gurudeva outra vez.


Depois de mais de 30 anos escutei uma conversa de meu Gurudeva com alguns ingleses sobre a influência do ocidente na Índia, foi impressionante como Srila Prabhupada analisou o tema com tantos detalhes, aspectos que geralmente desconhecemos, por exemplo, Srila Prabhupada explicava como o egocentrismo europeu procurava na história por meio de seus falsos valores promovendo o consumo do álcool, drogas, vida sexual ilícita, isto é primitivo, não recebemos nenhum benefício deste estilo de vida decadente.


Assim se acham superiores e na verdade são inferiores, foram usadas as maneiras mais sujas para desacreditar a cultura da Índia. Também fizeram com culturas da América do Sul, eles causaram dano em cada cidade e aldeia, a mentalidade deles foi: peguem o que queiram, façam o que quiserem, mate quem quiser, estupre quem estiver na sua frente, esta foi a mentalidade do europeu e não estou falando de muitos anos atrás, isto continua ocorrendo de forma mais sutil, porém é a mesma coisa. Se chama publicidade, por exemplo promovendo o consumo do tabaco, isso foi algo organizado e por trás disso houve uma grande campanha de liberação feminina onde o símbolo era o cigarro que representava para elas ter um pênis em suas mãos. Assim foi como teve início a campanha de publicidade para venda do cigarro, assim as mulheres pensavam: “Eu sou livre, eu posso fumar, eu tenho liberdade. Porém vejam, somente foram usadas para uma campanha suja.

Srila Prabhupada contou que os ingleses comercializavam o chá no mercado mundial, porém até esse momento na Índia ninguém tomava chá, o chá não existia na Índia, agora você escuta por todos os lados: “Shy, shy, shy, que fizeram os ingleses; trouxeram o chá pra Índia e entregavam de forma gratuita e começaram uma campanha publicitária onde faziam que os hindus pensassem que se tomassem chá eles tomariam o mesmo que os ingleses e se tornariam sofisticados. Eles se tornaram tão exitosos que hoje em dia onde que quer se vá na Índia alguém te oferece shy (chá), porém não rejeitamos o chá, se você rejeita o chá pensam que você é um extraterrestre porque todos na Inglaterra tomam chá e na Índia também, então senão toma chá deve estar louco.
Assim vemos que de muitas formas estão acabando com os valores e a cultura da Índia.


Na cultura da Índia você pode servir quando é jovem, estudante, quando é casado, quando se retira da família, quando é um renunciante peregrino, você tem que renunciar ao mundo antes que o mundo renuncie a você, a qualquer momento o mundo te dá um chute, a qualquer momento seu tempo acaba e o que vem agora é a reencarnação, experimentar os resultados das atividades da sua vida.
Como pode crer nisso, que com a morte tudo se vai? Você realmente crê que uma pessoa vai ao inferno para queimar para o resto da vida? Ou chegar ao céu sem fazer esforços para alcançá-lo? Só porque é membro de uma igreja? Essa é outra mentira.
Existem muitos céus nesse mundo, sem dúvida, como o céu de Hollywood ou o céu do dinheiro, porém sem dúvida ali também existem misérias. Por exemplo, se você é presidente, seguramente terá muita gente querendo lhe matar, você pode ser famoso e rico, porém com muita ansiedade e perigo, muita gente rica procura gente parecida para poder se esconder e que os demais não saibam onde está ou quem é, um dublê, vive em ansiedade quando é famoso ou rico, os mais ricos tem um exército de gente que cuida deles, estão todo o tempo temerosos, tem poder, porém é uma grande ilusão.
Assim, Srila Prabhupada apontou de forma bem clara, o egocentrismo europeu é uma doença.
Eu também venho dessa região e me dá muita vergonha dizer que até na família haviam machistas, o colégio onde estudava era fascista, o diretor era como um promotor do pensamento hitlerista, porém tudo isso me mostrou estar no caminho equivocado e por isso me tiraram do colégio, todo esse fascismo do egocentrismo é horrível, de se crer superior aos outros e isso vemos nos filmes de Hollywood, o personagem machão que mata muitos, essa é uma promoção de uma mentalidade egocêntrica, não é uma mentalidade mística, saudável. É a mentalidade das pessoas que fizeram e continuam fazendo grandes danos a humanidade, dando problemas ao mundo, como exemplo: Monsanto.


Assim, tudo isso para mostrar sua superioridade. Srila Prabhupada nos falou disso e nos mostrou o medicamento, o serviço a um ideal espiritual. A dedicação aos ideais místicos da escola Vaisnava, esta fé não é algo que nós inventamos, é o resultado atual de uma busca espiritual daquilo que vai contra nossa realidade espiritual. Isto é analisado e estudado na Oída Terapia, dando um suporte e um respaldo científico ao que você sente e procura.


Fascismo significa que ninguém tem direito de ser livre, somente fazer o que eu digo. O sistema militar quer devastar seu critério natural, a eles convém que você não pense. Eles te mandam matar e se você não faz quem morre é você.


A Oída Terapia nos presenteia a compreensão que a submissão é um presente de Deus e é um direito que temos, até crer em coisas falsas, cometer erros é um direito que tens, você tem muitos direitos e muitos deveres. Na vida espiritual aprendemos isso e devemos conduzir nossa vida de acordo com os princípios que vão de acordo com nossas necessidades reais e a meta da vida.


Com essas palavras me despeço por hoje, lhes desejo um lindo festival de domingo.




Recordando a nosso guardião protetor Srila Bhakti Raksaka Sridhara deva Goswami Maharaj. Seria lindo se hoje os devotos estivessem glorificando a esse grande Vaisnava,


Srila Sridhar Maharaj Ki Jay, Srila Prabhupada Ki Jay, Haribol!




Seu sempre bem querente
Swami B.A. Paramadvaiti

Um comentário: