domingo, 24 de outubro de 2010

Chat de Domingo - 24 de Outubro de 2010


Seu Guru deve saber tudo o que você faz, isso te torna um devoto sério na vida espiritual. Se teu Guru não sabe o que está fazendo agora tão pouco é um discípulo. O mestre espiritual depende da sinceridade do devoto.
                                          
                                             A verdadeira educação



Um grande carinho a todos os devotos que estão no chat de hoje, quero hoje
aprofundar o tema da educação, educação é um tema importante e para outros um tema comercial, para uns só significa diploma que não custa tanto, porém significa anos de estudo de coisas que não vai usar muito na vida. Também esse diploma está associado com status, porque quer ser chamado doutor, mestre ou em outras palavras; profissional.

Ainda que existam quem sabe mais médicos que matam saudáveis que médicos que curam com boa consciência, no mundo do prestígio é o que vale, que se tenha um diploma.
Isso afeta a mente de muitas pessoas. Eles vêem que este prestígio é uma confirmação do que você fez na vida. Pode levar pra sua mãe e mostrando sua mãe ficará feliz e vai te parabenizar: “Meu filho já tem diploma”, ela se sente aliviada e pensa: “Tenho um filho profissional, vai ganhar bem, pois como um profissional vai ganhar melhor do que um operário.”

Assim, nesse mundo as pessoas se iludem, de fato, para ser um bom escravo do sistema, que não pense livremente, que não possa atuar de acordo com seus ideais, assim hoje em dia é necessário um diploma, exigido pelos governos, pelas grandes empresas. Bom, as grandes empresas nem tanto, pois se você sabe bem o trabalho te contratam da mesma maneira, porém as instituições sim exigem um diploma, porém quando você trabalha pra eles tem que levar em conta que eles não levam em conta suas opiniões. Por exemplo suas opiniões políticas, tem que se tornar um apoio silencioso a suas ideias politicas.
Uma vez conheci um devoto que saiu do templo para trabalhar fora. Eu disse: “Porque?” Ele disse: “Estou trabalhando para criar gente que trabalhe para o sistema, assim, você vale nesse mundo de acordo com o diploma que tem.
Os devotos querem ser mais independentes desse sistema. Se algum devoto tem algum diploma também pode fazer muito serviço na Consciência de Krsna. Um dos trabalhos mais importantes no templo se chama puja, adoração, karma kanda são todos os vínculos com serviços devocionais, não se esqueçam, trabalhar com boa intenção, com boa espiritualidade ou seja jnana kanda, estudar, porém com o propósito de servir. Upasana kanda é o caminho da puja, da adoração, de todas as atividades que nos ajudam a depender do Senhor. O upasana kanda é o caminho da beleza, ali aprendemos como servir o Senhor com nossas próprias mãos.
Se tivéssemos que dar um diploma, um certificado que pode tocar o Senhor, teria que estudar quantos anos? É o direito de saber como tocar a Deus, como adorá-lo. Assim, um devoto no templo merece muito reconhecimento, muitos diplomas, no mais podemos dar muitos diplomas, porém é uma ilusão. Até eu se te dou é uma ilusão, porque um certificado de alguém desconhecido não tem valor para os demais.
Eu recebi um certificado de bhakti sastri assinado por meu Guru, isso vale muito pra mim, porém se eu mostro a uma universidade vão perguntar quem autorizou essa pessoa a dar certificados. Assim, o verdadeiro significado é tua arte, tua capacidade, isso é o mais importante e o que vale.

Nossa apresentação da consciência de Krsna deve ser do nível de um devoto
puro. Esse é o processo genuíno: fazer o melhor que pode, não desanimar, não deixar de fazer sua oferenda, por exemplo uma pessoa pode ser muito avançada de idade, porém se tem o desejo de fazer algo genuíno então ele vai receber a misericórdia. Eu agradeço muito a Srila Prabhupada que me deu uma danda, isso também é um certificado. Meu mestre espiritual queria ter umas pessoas que se dessem como sannyasis, como um exemplo que para Deus podemos nos dedicar por completo, renunciar ao dinheiro e renunciar ao sexo. Se não renunciou ao dinheiro ou ao sexo não pode ser um sannyasi.

Seu Guru deve saber tudo o que você faz, isso te torna um devoto sério na vida espiritual. Se teu Guru não sabe o que está fazendo agora tão pouco é um discípulo. O mestre espiritual depende da sinceridade do devoto.
Na vida espiritual estamos muito ansiosos buscando a melhor educação. Os jovens que chegam a oficina chegam por essa educação e o mais importante que devemos aprender é como despertar compaixão pelos demais, que é o que o teu mestre espiritual quer entregar.
Eu encontrei meu mestre espiritual que me apresentou uma proposta sensata, eu queria entregar a minha vida a algo que valesse a pena e assim encontrei Srila Prabhupada. Por exemplo, entender o que é o yuga dharma, a maioria das pessoas não sabem o que é yuga nem dharma, não sabem nem o que sabem. Srila Prabhupada nos trouxe uma universidade da vida.
Srila Prabhupada nos animou, nos exigiu estudar, como o primeiro livro; Sri Isopanisad, esse deve ser o primeiro livro estudado, nele há temas concretos e claros.
Quando eu escutei isso, encontrei as respostas que estava procurando, o tema alma por exemplo, fora isso nunca encontrei nada no conhecimento material. Devemos praticamente nos reprogramar. A educação que nós promovemos é a Universidade Vaisnava, o jyotis e o yoga são formas de promover a cultura védica, porém não é para fazer profissionais, no mundo material não existem conclusões de nada. Eu peço a vocês para que tenham reconhecimento e se quer que seus filhos sejam educados por seu mestre espiritual deve dedicar muita energia a ele. Aqui chegou um garoto de pais devotos que se separaram. Olha, teus filhos precisam: deixar a visão materialista, de um mestre espiritual e tenham certeza que esse processo é para todos.

Nisso eu preciso de vocês, muitos devotos vem a mim pedindo bençãos para se distanciar cinco anos em uma universidade e voltar com um diploma. O que o mestre espiritual ensina é algo contundente, o mestre espiritual original nos ensinou tudo; está no Bhagavad Gita. Gurudeva Atulananda um grande poeta, não terminou a especulação da universidade.

Se teu mestre espiritual te abençoou para ir a uma faculdade então ok, está bem, porém tem que ir com doty, sary e tilaka e assim pregar todos os dias aos demais. Porém na prática se tem que aprender de tudo, o maior segredo é ocupar as pessoas em serviço devocional, comprometer-los em projetos sérios , não importa aonde seja, senão que seja. Para isto, para comprometer os outros tem que se comprometer com eles.

Bom, isto em poucas palavras , educação, por um devoto chamado Srila Prabhupada.


Seu sempre bem querente
Swami B.A. Paramadvaiti




Pancatattwa das:

Queridos irmãos, irmãs e amigos, por favor aceitem minhas reverências. Quero compartilhar algumas notícias desses dias.

Guru Maharaj iniciou o Kartik Vrata pedindo as bençãos de Sri Gopesvara Mahadeva. Na leitura do início de kartik, Guru Maharaj enfatizou a importância de servir o dham para entender o dham, só podemos entender o dham no humor de servir o dham.
Parikrama não é turismo e sim despertar mais apego por servir os Vaisnavas, a deidade por cantar os Santos Nomes é um mês de reflexão, de revisar como ser um melhor servidor, de carregar as baterias, é mês todo dedicado a conseguir bençãos.

Hoje fomos pedir as bençãos de Imlitala e de Pisima, uma devota pura que nos presenteia o seu sorriso transcendental. Guru Maharaj estava muito feliz aos pés de Pisima contando aos devotos o grande serviço que ela fez a Srila Prabhupada. Guru Maharaj se encontra em boa saúde. É muito bonito receber cartaz dos devotos perguntando sobre a saúde de Guru Maharaj e agradecemos também os devotos que colaboram com ingredientes saudáveis para a prasadam de Gurudeva. Com tantos transgênicos e alimentos sujos de química é difícil encontrar alimentos saudáveis e puros.
Assim, apreciamos muito aos devotos e madres que fazem esforços para conseguir bhoga orgânico e ingredientes saudáveis que ajudam a reforçar a saúde do nosso mestre espiritual.

O sadhana de Guru Maharaj sempre é intenso, trabalhando desde cedo e
terminando o dia tarde, hoje começou as três, revisou um livro sobre Sri Caitanya Mahaprabhu logo esteve revisando a revista da Associação Mundial Vaisnava, assistiu o Mangal Arati com os devotos, prontamente organizou a saída para o Parikrama do dia, as 6 da manhã já estávamos nos barcos para Mathura.
Guru Maharaj sempre ocupado com a pontualidade, atenção com os convidados e que todos estejam cômodos. Por exemplo, preocupado para que desde ontem os devotos tenham feito arranjos para a prasadam de todo o grupo de parikrama ou preocupado da saúde daqueles que ficam doente. Guru Maharaj nos ensina como deve ser um presidente de templo.
Ontem Guru Maharaj visitou o samadhi de Srila Prabhupada e alguns dias antes animou os devotos a preparar um texto sobre como Srila Prabhupada nos salvou. Muitos devotos chegaram para o Parikrama 2010. Temos a grata companhia de Sannyasis como Bhakti Vedanta Puri Maharaj do Brasil, Bhakti Vedanta Siddhanti Maharaj da Espanha, Bhakti Vedanta Paramahansa Maharaj e Trivikrama Maharaj. Há devotos da Itália, Espanha, Colômbia e México.
Um dia antes de Sarat Purnima recebemos o convite de Sadhu Maharaj para celebrar o festival em Mungir Mandir. Sadhu Maharaj se encontrar muito bem, muitos discípulos o dão assistência e recebemos com alegria uma nova publicação sobre sua vida e pregação.

Guru Maharaj está trabalhando esses dias em vários projetos. Tivemos uma
primeira reunião da oficina para definir os serviços e as metas para as próximas semanas. Guru Maharaj mencionou que é seu desejo terminar alguns trabalhos importantes porém o tema principal é a educação. A educação tanto interna quanto o serviço das oficinas e projetos grandes como a Universidade Védica, isso o levou ao tema do Chat de hoje. Grato pelo seu tempo, espero poder compartilhar algo mais no próximo domingo.

A seu serviço
Ptdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário