domingo, 19 de setembro de 2010

Chat de Domingo - 19 de Setembro de 2010

Se quer de todo o coração conhecer a verdade, porém. Qual é a verdade? Perdão, a verdade é que você é um ser, você não é o mestre de nada, é uma ilusão, uma grande confusão, você é o que deve receber ordens e deve acatar com amor e entusiasmo, aceitar que Ele que te criou tem o direito sobre você.

Queridos devotos, Srila Prabhupada Ki Jay, Vaisnava Vrinda Ki Jay, Jay Nityananda Ki Jay,Vamanadeva Ki Jay.
Ontem foi o dia de Vamana Ekadasi, um dia muito auspicioso. Ou melhor, supremamente auspicioso. Tudo o que se obtém nesse dia, o amor puro por Krsna, é incrível. Quem se pode comparar a Vamanadeva? Ele é Krsna e aparece como um anão de tal forma que as pessoas pensam: Esse não é de nada, olha o anãozinho. Que importância tem ele nesse mundo onde há tantos gigantes?
Então o maior dos gigantes, Bali Maharaj, foi visitado por este anão. Incrível a história é muito simples.
Bali Maharaj era de natureza e nascimento um demônio. Ele fez uma consulta a seu sacerdote e perguntou: Diga-me honestamente, como posso obter o poder máximo? Que tenho que fazer? Gostaria de saber, porque eu vejo que meus antepassados demônios sempre foram derrotados pelos devas.
No passado houveram muitas batalhas e os demônios eram muito valentes e ganharam uma batalha aqui e ali, porém no fim das contas sempre perdiam todas as batalhas.
Diga-me qual o segredo. Porque os semi deuses sempre ganham as batalhas? Não me agrada. Então Sukaracarya seu Guru, disse: “Bom, vou dizer a verdade. O processo de adoração dos semi deuses é a adoração a Visnu e ele é tão poderoso, tão poderoso que ninguém pode conquistar um devoto do Senhor. E por isso no fim das contas sempre ganham os semi deuses, os devas. “Ahhh”, disse Bali. “Então porque não fazemos o seguinte: Vamos adorar Visnu. Se eles sempre ganham as batalhas adorando a Visnu, porque nós não adoramos a Visnu? E vamos ganhar deles.”
Sukaracarya disse: “Veja bem, isso de adorar a Visnu é mio perigoso, não recomendo.” Porém Bali disse: “Porque não me recomenda? Porque não? Se é justamente isso o que os faz ganhar, eu insisto, eu sou o chefe, aqui mando eu.” O sacerdote disse: “Você é muito desobediente.” Então ele começou a fazer a adoração a Visnu. A adoração de Visnu implica em cuidar das vacas, promover a cultura védica, patrocinar brahmanas e templos.
Então no reino de Bali foram construídos muitos templos do Senhor Visnu, se dava muitas caridades aos brahmanas e ninguém podia tocar as vacas. E Bali se fez mais poderoso, poderoso, poderoso. Inexplicavelmente a todo o mundo. Ou melhor, os devas não podiam dizer mais nada. Bali subjugou os devas batalha trás batalha. E naturalmente se tornou mais orgulhoso. Então os devas foram se queixar com o Senhor Supremo e disseram:
“Ai, ai, ai, Senhor Visnu, agora este demônio está lhe adorando e está sendo favorecido, veja como é, estamos com muitos problemas. Já nos tirou de nossos reinos, já nos tirou toda posição e serviço, nos tem a margem e tudo pelo poder que dá a ele. Então não sabemos, você é o nosso único refúgio, Senhor.” O Senhor Visnu disse: “Bom, vou fazer algo especial, porque vocês estão orando a mim aqui, fiquem tranqüilos e vejam o que vai acontecer.” Um dia desses aparecia perto do palácio de Bali Maharaj, que era um palácio gigante, um pequeno brahmana anão que tinha seu caupin, tinha um guarda sol, tinha um rosário, tinha o cordão sagrado e estava muito lindo. Se via porém uma coisa que conquista o coração, que o derrete.
Assim, se aproximava a porta do palácio de Bali Maharaj, bateu na porte e os guardiões lhe disseram: “Quem é você e o que faz aqui?” “Quero falar com o rei, escutei que ele é um homem generoso e que dá esmola aos brahmanas, vim pra que ele me dê uma esmola também.” Então os porteiros disseram a Bali: “Lá fora tem um brahmana pequenininho, pedindo esmola, porém é muito bonito.” Bali disse: “Então, que venha.” Nesse momento chegou Sukaracarya e lhe disse: “Bali, cuidado, um brahmana anão que vem a tua porta, me parece suspeito.” Bali disse: “Porque, porque poderia ser? Ele pede esmola e eu sempre dou esmola a todos os brahmanas. Que tem de estranho?” Sim, sim disse Sukaracarya, porém sinto algo estranho.”

“Ahhhh”, disse Bali. “Se tranquilize, é só um anão não fará nada.”
Então entrou o anão. “Você é o rei Bali?” “Sim, sou eu.” “Hum, eu vim lhe pedir uma esmola pois ouvi que não rejeita nenhum brahmana.” Então ele disse: “ Claro que sim, me alegra lhe dar uma esmola.” Me diga o que quer, meu querido, maravilhosa alma.”
Vamana disse: “Então, eu não quero me enrolar por isso lhe peço somente três passos de terra, que eu possa fazer com meus pezinhos.” Então Bali disse: “Não senhor, três pezinhos não lhe dou. Você pode ter um reino grande, um planeta; eu sou o que manda no universo. Não me venha com três pezinhos vão me chamar de pão duro, egoísta.”
Enquanto isso o sacerdote: “Quieto, vem pra cá, não de nada, não de nada a ele, isso é perigosíssimo e eu sinto mal agouro.” “O garoto só quer três passos, que está acontecendo com você que está tão pão duro? Deixe comigo.” Isso foi ofensivo porque um discípulo não pode recusar o que diz o Guru quando lhe dá um aviso, um alerta.
Bali pediu uma caneca d'água , porque quando se dá uma doação sempre há uma doação com o – Om Narayanaya Namah, Om Madhavaya Namah, Om Govindhaya Namah e assim que se purifica toda a transação. Então ele tomou a água da doação e disse: “ Bom, se realmente só quer três passos de terra, está bem pegue porque eu tenho que lhe dar o que pede e não o que eu quero te dar.”
Então quando quis beber a água não saia, então Bali ficou muito assombrado: “Que é isso?!”
Sukaracarya com seu poder místico se colocou na saída da água, dessa maneira não podia sair a água. Bali disse: “Que estranho. Tem água mas não sai água” Vamana disse: “Tranquilo, eu dou um jeito nisso.” Tirou do cinto uma grama kusha, um pequeno fio de grama kusha e enfiou no boca do recipiente “TUMM” Sukaracarya que estava dentro do recipiente tomou a grama no olho e doeu tanto que ele saiu correndo.
Então Vamana disse: “Já está bem” Enquanto bebia a água Bali disse: “ A ti dou 3 passos de terra, tome-o e seja feliz com essa dadiva do rei e que você abençoe meu caminho” então Vamana disse: “Que lindo, obrigado” E daí começou o surpreendente.




Vamana começou a crescer e crescer até o firmamento, até o céu e Bali ficou olhando. “ahhh Que está acontecendo?” Com o primeiro passo que Vamana deu ele cobriu a terra e com o segundo passo alcançou o fim do universo e com o dedão de seus pés de lótus fez um buraco na cobertura do universo e derramou um pouquinho de água do oceano Causau, que é o rio Ganges e depois caiu por todos os sistemas planetários. Vamana disse com voz severa: “Bali!!! Me prometeu três passos de terra, já dei dois e não lhe sobra mais nada. Que safado é você?” Bali estava muito emocionado, imagina ver essa manifestação da Forma Universal do Senhor, essa forma gigantesca. Ele disse: “Meu Senhor, coloque seu terceiro passo sobre minha cabeça, é o único que me resta.”
Então muito satisfeito Vamana colocou seu pé sobre a cabeça de Bali Maharaj e o impulsionou até um lugar salvador. Lé ele foi guardado e Vaman disse: “E tu não sairás por ai, essa é a tua prisão porque tomou tanto poder, fez tantas coisas ruins, porém como você é meu devoto e se refugiou em mim, eu vou ficar pessoalmente contigo guardando tudo. Assim Vamana e Bali ficaram juntos. É um dos momentos onde El Salvador na América do Sul foi visitado segundo as escrituras, por parte de um avatar. Essa é a festa que celebramos ontem, Vamana Ekadasi.
Vamana deva demonstrou que nesse mundo ninguém é dono de nada, que ele mesmo que conseguiu conquistar o planeta inteiro nem sequer ele tem um posição de longa duração.

Agora com a permissão de vocês direi algumas palavras para os caminhando no caminho da devoção.




Vou me dirigir a um tema que é muito simples. O tema de quando nosso corpo grosseiro e nosso corpo sutil se removem e a alma confinada nele se separa. Isso se chama tecnicamente: “Morte.”
Krsna é a morte, Krsna nos une a matéria e Krsna separa da matéria no momento dado. Sempre o Senhor tem a ultima palavra em tudo isso. Separar-se do corpo físico é algo que inclusive fazemos nos sonhos, o corpo está dormindo na cama e aparentemente os sentidos não estão ativos, porém em seus sonhos viajamos por todos lugares, vemos, falamos, sentimos, comemos. Ou melhor, teu corpo astral está muito muito ativo nos sonhos enquanto seu corpo físico grosseiro está descansando.
Quando se deixa esse corpo finalmente, a separação é definitiva, porém isso não quer dizer que sentir, pensar, desejar e certos níveis de atividades deixarão de existir, somente não existe o nível que se experimenta atualmente.
A primeira coisa que tem que entender atualmente é que você não é o corpo material, você não é o corpo do bebê, você não é o corpo da velinha, você não é belo, nem isso e nem aquilo, simplesmente é uma alma espiritual, você é um desses seres espirituais, faíscas, partes e porções, fragmentos da energia divina chamada a consciência. E você veio a esse mundo para aprender , foi confinado no corpo de carne, ossos e pele, sistema sanguíneo e nervos. Assim está confinado com a aparência particular que tem seu corpo, por seus desejos e atividades da vida passada, isso é incrível. O corpo é um vestido, porém isso não muda a mim. A alma espiritual tem uma posição constitucional, eu sou um ente da sua própria natureza, muito importante pois pra mim quem sabe não tanto, porém pra ele que me criou aparentemente eu sou importante. Não!? Senão para que me criou? Cada entidade vivente, como são tão belas individualmente você pode imaginar que Deus se encanta com sua criação e esse encanto não é para que seu filho se torne rebelde e comece a dizer: “Não, ninguém me criou, eu nasci do nada, ninguém está acima de mim, ninguém me provê nada, eu sou o máximo, tudo circula ao meu redor, eu sou o centro.”
“Não, quando se tem essa mentalidade nefasta é enviado ao mundo material onde todos pensam igual.” Todos dizem: “Eu sou o centro” “Você não, eu sou o centro.” “Não, não. Os três estão equivocados, eu sou o centro.” e o capitalista diz: “Você não tem dinheiro então eu sou o centro” Os militares dizem: “Temos as armas, portanto somos o centro.” O filósofo diz: “Vocês são pouco inteligentes, eu o centro porque escrevi livros, não?”

E assim o mundo inteiro está em uma competição continua de; eu sou o centro, eu eu eu eu, o esposo diz: “Eu sou o macho, portanto, sou o centro.” A esposa diz: “Eu dou a luz, eu sou o centro, e mais, você nem tem seios pra dar nada a criança.” Centro, centro, centro. Todos querem estar no centro e os que são dados a essa mentalidade, vem a esse mundo material. Quanto problema com tanta gente que quer ser o centro.
E eu, que faço, pois agora tenho que ver como me comporto com tantas pessoas come essa mentalidade problemática. Bom, tenho que me purificar, aceitar que sou uma alma eterna e tenho que aprender a amar e a servir. Aceitar que o centro é aquele que existe por si mesmo e para si mesmo, que tem carinho com todos e conhece a todos, está no coração de todos e não decepciona ninguém e que ama tanto a todos que quer levar-los a seu mundo, porém antes que ele os posso levar, deixem de pensar que são o centro. “Não, não, então eu não vou.” “Quer que eu aceite que você é mais importante que eu?”
A origem do amor, no amor não queremos ser o centro, devemos contribuir com o centro, porém se você pensa que todos devem contribuir contigo, isso não funciona. Melhor, somos relutantes em ir ao mundo espiritual, mesmo quando recebemos um convite, ainda se nos enviam um palanquim pra que te carreguem mesmo assim não queremos ir, porque pensamos: “Opa perai, lá qual será minha posição? Terei cartão de crédito, quantas mulheres poderei ter? Nenhuma? Assim não irei. Assim, dessa maneira o ser de mente mundana trata de calcular os benefícios, porém no amor não temos que calcular mais nada, você só tem que aceitar,vou desencarnar, no momento da morte tenho que aceitar que eu não estou controlando essa situação, tenho que seguir em frente nada mais, tenho que ir no estilo determinando pelo meu karma, pelas ações que executei aqui na terra, não amei ninguém, não tratei ninguém bem, tenho sido injusto, cruel, indiferente, explorador, mentiroso, etc. O que me espera agora será pior do que eu tive antes, porque não acreditava que o corpo que tens será superado no próxima nascimento, não. O corpo que tens é excelente, tem um corpo maravilhoso como ser humano. Então não pode pensar isso, o corpo humano é um presente incrível, a inteligência é o poder da discriminação, tudo que nós temos é tão maravilhoso e nós só usamos para prazeres materiais, pior, causando dor aos demais, consciente ou como se diz; de forma premeditada. Então não há chance de ter um corpo tão excelente como esse que tem agora, por isso antes de deixar esse corpo agradeça o que recebeu e atue de acordo com o propósito da tua vida, a missão da tua vida. Você tem uma missão aqui, o sentido de existir é aprender a amar, aprender a pedir perdão, agradecer e compadecer. Está aqui para limar as rebarbas e não para criar novas, não para fazer litígios, discordâncias, não para maus tratos, baixo nenhuma circunstância.

Se quer de todo o coração conhecer a verdade, porém. Qual é a verdade? Perdão, a verdade é que você é um ser, você não é o mestre de nada, é uma ilusão, uma grande confusão, você é o que deve receber ordens e deve acatar com amor e entusiasmo, aceitar que Ele que te criou tem o direito sobre você. “Que é o que ele manda?” “Uhh, eu quero teu amor meu filho.” Ele nos dá o livre arbítrio, poder decisivo. O Senhor Supremo é tão carinhos conosco, nos chama para que possamos chegar a ele por nossa própria vontade e isso não só na velhice, nascimento pós nascimento ele sempre nos chamou. Aqui aprendendo a servir, descobrimos que servir é deleite, serviço é maravilhoso. Não há nada mais precioso na vida que poder satisfazer ao Senhor, aquele Senhor que é o único que te conhece de verdade, o único que jamais te decepcionará. O único que é o máximo no amor, porque em seu amor ele quer esteja próximo, um amigo. O Senhor espera teu amor e carinho e enquanto você não quiser dar a ele. Ele diz: “Bom, então o que você deseja da vida? Quer ser rei? Multimilionário? Ser adorado pelas pessoas? Tudo isso ele pode satisfazer temporariamente, todos os desejos podem ser satisfeitos pela vontade de Deus. Por isso existem homens poderosos na terra, comandantes militares, por isso existe o Senhor Correa (presidente do Equador), por isso existem atletas tão hábeis, ótimos cantores, por isso todos os desejos são satisfeitos, porque assim Deus é, ele quer que seus desejos sejam satisfeitos, porém ele também tem um desejo e o desejo de Deus é que você vá a ele, o ame e fique em seu mundo de amor com seus devotos amorosos, isso é tão obvio, porque uma e outra vez se fala do mesmo tema, uma e outra vez vem esses mensageiros do amor de Deus e informam que é a hora de sair daqui. O mesmo Senhor nos presenteia a morte para que terminemos com um dos ciclos e para que também nos recordemos que ele tem a última palavra.
Porém, se uma vez mais tens desejos materiais, novamente virá a esse mundo. Assim como se nasce de maneira carnal, se é um ser carnal e o mais provável é ser cativado por essa existência. A única forma de sair daqui é a entrega a aquela força suprema que está acima da existência carnal, em outras palavras o único que pode te tirar do mundo material é aquele que não foi confinado na existência material, só aquele que está por cima, ele pode te salvar, ele pode te ajudar.

Você vê o Yin Yang? A dualidade material, sempre há os opostos, porém Deus não é um dos opostos. Deus é a causa dos dois opostos, nEle se encontra o amor supremo, nele se encontra a solução, o amor e a união com ele, só nele.Vilvamangala Thakur queria sempre ser feliz nesse mundo, porém somente quando se refugiou totalmente na vida espiritual pode compreender que o amor que ele procurava no mundo material jamais iria encontrar, e que esse amor somente quem entrega é Deus. Ele se refugiou em Deus e encontrou Deus na sua vida, quando foi isso, não podia ver, era cego, porém com seus olhos internos podia ver Krsna com todo amor.
Assim mesmo nosso caminho nesse mundo é uma séria aprendizagem e todos que querem aprender vão receber muita iluminação e o que deixa de aprender começa a envelhecer, é uma coisa real, nosso espirito é sempre jovem, porém se deixamos de aprender, de nos purificar; já começamos a nos debilitar. Por isso mesmo eu convido vocês a irem a essência de sua existência, mas além do teatro dos diversos corpos materiais, da luxúria, inveja, cobiça e dos diferentes cativeiros que existem nesse mundo material. Eu convido de todo coração VENHAM compreender que a missão da tua vida é amar, amar, amar de todo coração, sempre agradecido, sempre disposto a entregar, celebrar o amor de Deus. E como podemos celebrar? Cantando, dançando e sendo compassivo com todos aqueles que não o conhecem, que estão tristes, que estão absortos na sua existência física, adorando o corpo físico, mesmo quando moribundos ainda o adoram. Vejam, hoje em dia pessoas com 70, 80 anos querem cirurgias plásticas pra ver se arrumam algo, se voltam a ter 40. Adoram o corpo, os músculos, porém não adoram o Senhor do Amor. Por isso eu convido vocês a serem verdadeiros revolucionários da consciência, com toda a alegria da sua alma e o louvor do pai, mãe e a nossa alma. Ele tem muitos nomes, porém o mais importante é que você o chama porque você o quer chamar, não se prenda a nomes se não tens uma fé segura, simplesmente invoque a essência de Deus, porque no momento que você for deixar esse corpo, somente pensando nEle é que você irá se salvar. Cante seus nomes com o sentimento mais profundo do seu coração e reconheça que ninguém pode lhe salvar. Nem os médicos o podem presentear uns minutos mais, nesse momento que tem que saber que somente Deus vai te fazer existir pra sempre.
Nesse momento a beleza maior é que eu possa celebrar com meus irmãos, nesse momento agradecido por tudo que Deus tem feito por nós. Estou muito agradecido a aqueles que vieram a mim, para que me falem de Deus nessa vida, que não estava em meus desejos, sem vontade de nada, tudo isso chegou pela graça dos devotos do Senhor.

Bem vindos ao mundo do Amor, cante o Santo Nome:
HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE

Agora já estamos indo para Guayaquil, visitaremos os devotos de lá, logo pela manhã já estaremos em Santiago para a instalação das deidades e continuar com esse movimento de amor e revolução. Perguntas urgentes as podem enviar ao p. Pancatattwa.
Festa de Domingo Ki Jay!

Srila Prabhupada Ki Jay! Haribol!


Seu sempre bem querente
Swami B.A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário