O egocentrismo

Hoje se realizou uma grande festa na Bengala e também aqui em Vrindavan, no grande dia de Srila Sridhara Maharaj. É uma grande festa, pois muita gente ama esse grande vaisnava guardião da devoção.
Hoje também foi a aparição de Virchandra Prabhu, o filho do Senhor Nityananda. Ele é um dos pioneiros desta grande missão de amor. Dentro de três dias Hari Charan virá nos visitar em Vrinda Kuñja. Ele já é um pouco mais velho e doente, porém de qualquer maneira ele quer vir e nos dar suas bençãos. Nunca se sabe por quanto tempo mais teremos a misericórdia de sua associação, cada tipo de alma como ele é um presente, as vezes quando recebemos algo em grande quantidade pensamos que já não é algo especial, são aspectos de familiaridade. Quando vemos alguém todos os dias já consideramos ordinário.
Quando algo é difícil de conseguir pensamos: “Oh, isso é algo muito especial.”

Depois de mais de 30 anos escutei uma conversa de meu Gurudeva com alguns ingleses sobre a influência do ocidente na Índia, foi impressionante como Srila Prabhupada analisou o tema com tantos detalhes, aspectos que geralmente desconhecemos, por exemplo, Srila Prabhupada explicava como o egocentrismo europeu procurava na história por meio de seus falsos valores promovendo o consumo do álcool, drogas, vida sexual ilícita, isto é primitivo, não recebemos nenhum benefício deste estilo de vida decadente.
Assim se acham superiores e na verdade são inferiores, foram usadas as maneiras mais sujas para desacreditar a cultura da Índia. Também fizeram com culturas da América do Sul, eles causaram dano em cada cidade e aldeia, a mentalidade deles foi: peguem o que queiram, façam o que quiserem, mate quem quiser, estupre quem estiver na sua frente, esta foi a mentalidade do europeu e não estou falando de muitos anos atrás, isto continua ocorrendo de forma mais sutil, porém é a mesma coisa. Se chama publicidade, por exemplo promovendo o consumo do tabaco, isso foi algo organizado e por trás disso houve uma grande campanha de liberação feminina onde o símbolo era o cigarro que representava para elas ter um pênis em suas mãos. Assim foi como teve início a campanha de publicidade para venda do cigarro, assim as mulheres pensavam: “Eu sou livre, eu posso fumar, eu tenho liberdade. Porém vejam, somente foram usadas para uma campanha suja.
Srila Prabhupada contou que os ingleses comercializavam o chá no mercado mundial, porém até esse momento na Índia ninguém tomava chá, o chá não existia na Índia, agora você escuta por todos os lados: “Shy, shy, shy, que fizeram os ingleses; trouxeram o chá pra Índia e entregavam de forma gratuita e começaram uma campanha publicitária onde faziam que os hindus pensassem que se tomassem chá eles tomariam o mesmo que os ingleses e se tornariam sofisticados. Eles se tornaram tão exitosos que hoje em dia onde que quer se vá na Índia alguém te oferece shy (chá), porém não rejeitamos o chá, se você rejeita o chá pensam que você é um extraterrestre porque todos na Inglaterra tomam chá e na Índia também, então senão toma chá deve estar louco.
Assim vemos que de muitas formas estão acabando com os valores e a cultura da Índia.
Na cultura da Índia você pode servir quando é jovem, estudante, quando é casado, quando se retira da família, quando é um renunciante peregrino, você tem que renunciar ao mundo antes que o mundo renuncie a você, a qualquer momento o mundo te dá um chute, a qualquer momento seu tempo acaba e o que vem agora é a reencarnação, experimentar os resultados das atividades da sua vida.
Como pode crer nisso, que com a morte tudo se vai? Você realmente crê que uma pessoa vai ao inferno para queimar para o resto da vida? Ou chegar ao céu sem fazer esforços para alcançá-lo? Só porque é membro de uma igreja? Essa é outra mentira.
Existem muitos céus nesse mundo, sem dúvida, como o céu de Hollywood ou o céu do dinheiro, porém sem dúvida ali também existem misérias. Por exemplo, se você é presidente, seguramente terá muita gente querendo lhe matar, você pode ser famoso e rico, porém com muita ansiedade e perigo, muita gente rica procura gente parecida para poder se esconder e que os demais não saibam onde está ou quem é, um dublê, vive em ansiedade quando é famoso ou rico, os mais ricos tem um exército de gente que cuida deles, estão todo o tempo temerosos, tem poder, porém é uma grande ilusão.
Assim, Srila Prabhupada apontou de forma bem clara, o egocentrismo europeu é uma doença.
Eu também venho dessa região e me dá muita vergonha dizer que até na família haviam machistas, o colégio onde estudava era fascista, o diretor era como um promotor do pensamento hitlerista, porém tudo isso me mostrou estar no caminho equivocado e por isso me tiraram do colégio, todo esse fascismo do egocentrismo é horrível, de se crer superior aos outros e isso vemos nos filmes de Hollywood, o personagem machão que mata muitos, essa é uma promoção de uma mentalidade egocêntrica, não é uma mentalidade mística, saudável. É a mentalidade das pessoas que fizeram e continuam fazendo grandes danos a humanidade, dando problemas ao mundo, como exemplo: Monsanto.
Assim, tudo isso para mostrar sua superioridade. Srila Prabhupada nos falou disso e nos mostrou o medicamento, o serviço a um ideal espiritual. A dedicação aos ideais místicos da escola Vaisnava, esta fé não é algo que nós inventamos, é o resultado atual de uma busca espiritual daquilo que vai contra nossa realidade espiritual. Isto é analisado e estudado na Oída Terapia, dando um suporte e um respaldo científico ao que você sente e procura.
Fascismo significa que ninguém tem direito de ser livre, somente fazer o que eu digo. O sistema militar quer devastar seu critério natural, a eles convém que você não pense. Eles te mandam matar e se você não faz quem morre é você.
A Oída Terapia nos presenteia a compreensão que a submissão é um presente de Deus e é um direito que temos, até crer em coisas falsas, cometer erros é um direito que tens, você tem muitos direitos e muitos deveres. Na vida espiritual aprendemos isso e devemos conduzir nossa vida de acordo com os princípios que vão de acordo com nossas necessidades reais e a meta da vida.
Com essas palavras me despeço por hoje, lhes desejo um lindo festival de domingo.
Recordando a nosso guardião protetor Srila Bhakti Raksaka Sridhara deva Goswami Maharaj. Seria lindo se hoje os devotos estivessem glorificando a esse grande Vaisnava,
Srila Sridhar Maharaj Ki Jay, Srila Prabhupada Ki Jay, Haribol!
Seu sempre bem querente
Swami B.A. Paramadvaiti