domingo, 27 de junho de 2010

Chat de Domingo - 27 de Junho de 2010



Queridos devotos, um abraço de coração do México Yatra. Cada domingo uma meditação que compartilho com todos onde estou e com todos do Chat.


O amor por Krsna não requer nenhum tipo de austeridade muito forte para conseguir-lo, porém aos devotos agrada fazer alguns esforços. Krsna é a esperança de nossa alma e seu destino, o encontro com o amor supremo. Uma pessoa importante historicamente é Sri Caitanya Mahaprabhu, sua mistica se manifestou, nós experimentamos e é autorizado pelo Paramatma que está no nosso coração , é Deus mesmo, Bhagavan é o pai supremo, não existe nada nem ninguém nesse mundo que não tenha uma relação amorosa com Deus, cada qual a tem e isso faz sua existência individual.
Qual é a posição de Deus? Ele te conhece? O Paramatma tem uma relação individual com cada um porque ele te acompanha, Deus está em cada átomo sustentando a criação com suas energias. O aspecto de Deus incrível é que o devotos vê a Deus em tudo, nada existe de forma independente. O artista não é independente de sua arte, assim nós não somos independentes do nosso criador. Somos parte do Brahman, a compilação de todas as jivas, é algo muito extenso, a faculdade de brincar a cada alma a faculdade de amar a Deus, ele pode se apaixonar pelo mundo inteiro e pode corresponder. A idéia da vida espiritual é que todos digamos felizes que estamos contentes. Comparando todas estas terminologias é que Deus tem tempo para cada um de nós.
Em consciência de Krsna não damos muita atenção ao diabo, conhecemos aos demônios, a figura do diabo é ausente, porém os Vedas dizem que uma pessoa é tentada por Maya, querer ser independente, o mais poderoso ou desfrutador de tudo, querer estar com Deus ou sua energia, querer ser o controlador do mundo material. O mundo material sempre está nos seduzindo, o dinheiro e a beleza feminina são tentações... se uma pessoa aceita algo que não aceita Deus e fica obcecado com isso, então nós somos o diabinho. Se você está obcecado com maya não vai entender nada de Deus. Para ir ao mundo espiritual tem que estar muito decidido, só assim não aceitará nenhuma opção do mundo material. As tentações chegam a todos os homens casados e aos renunciantes também.

Como é que nos comportamos com Deus? Podemos fazer o que queremos? As vezes o servimos e as vezes não. E ele, nunca se queixa? Isso não é muito certo pois Deus exige seu amor e fica enciumado, Deus é ciumento porque gosta muito de nós , porém não nos impõe nada. Quantas provas você precisa para compreender a importância de Deus? Quando ser importa mais com a maconha do que com ele, ele fica muito triste, quando se fuma é só eu, eu, eu, eu e depois eu, você quer muito a si mesmo porém é estupido pois está se causando danos.
Como vou rejeitar hum milhão de dólares para romper princípios, isso é felicidade? Até que grau temos que resistir, pode ser as drogas, o álcool, o vicio da TV, dormir e etc... Quando uma pessoa quer estar em maya, uma pessoa quer distanciar-se dos devotos, não quer ouvir. Ouve, porque não quer se levantar? Que está acontecendo?
O amor e a felicidade são essenciais, uma das coisas que tem que pensar é que se você ama a seu Guru então tem que amar aos que amam teu Guru. Um filho nunca pode dizer a seu pai: “Ouça, meu irmão é um idiota, ponha-o para fora de casa.” Isso não é possível, é impensável quando um irmão está contra o outro. Quando um devoto não está de acordo com o outro, é muito importante que mantenha uma distância respeitosa. Só porque um irmão errou não se deve rejeitá-lo. Prometa não brigar com os outros devotos, nem tampouco formar grupos, pois só o mestre espiritual tem um grupo. Em casa os filhos brigam sempre, porém vocês não são mais crianças bobas já cresceram e não devem brigar. Nós temos que aprender a solidariedade, isso é tão importante. Você fica feliz quando teu irmão é exitoso, os judeus são solidários entre eles, os árabes também, solidários são os asiáticos. Essa solidariedade nos faz falta, é uma virtude humana e faz falta a muitas pessoas no mundo, os europeus não são solidários é um continente partido em pedacinhos, uma besteira, falta de verdadeira solidariedade. Isso quer dizer que eu te ajudo e não te faço mal, o que é muito difícil nesse mundo por causa da inveja e da competição. No reino da luxuria tudo é possível, este espirito de solidariedade faz muita falta. No mundo espiritual há muita solidariedade , devemos ser solidários com os Vaisnavas e com os que crêem em Deus, com os que crêem no mundo espiritual.
Em geral essa mensagem é ideal para vocês individualmente: Seja solidário, com seu vizinho, com seu irmão, fique feliz quando seu irmão se dá bem e sinta-se triste quando ele vai mal. Onde estamos estacionados? Onde está nossa solidariedade? Falamos pelas costas de nossos irmãos espirituais? Duvidam do Guru? Isso me deixa aborrecido, porém assim é a vida e temos que suportar. Uma pessoa ao aceitar um Guru, aceita fazer parte de sua família e se deve lutar pela pureza individual e da família de seu Guru. Eu pedi no meu último Chat que se comuniquem comigo, terem uma relação intima. Tem se que ser solidário com as coisas que seu Guru faz, com seus esforços. Solidariedade significa participar em tudo o que posso nos programas do meu Guru. Aprender solidariedade, amor e retidão, isto fará uma linda missão. Não minimizar os esforços dos teus irmãos. Quem fala mal da família  não tem idéia do mal que faz.

Nós, da posição mais caída nos fazemos pregadores, cometemos muitos pecados nesta 
mesma vida, o que dizer das vidas passadas. Que pecados não cometemos? Ainda assim, sendo pecaminosos podemos dançar aqui, eu posso explicar: – O Santo Nome é algo tão grandioso que todos podem cantar e cantar na linha dos mestres servidores do Santo Nome. Uma pessoa não deve dizer ou pensar: – O Santo Nome apaga os pecados, posso pecar e não ficar com remorsos porque já tenho o Santo Nome super limpador. Isso é um abuso, fazer sofrer aos outros para depois com o Santo Nome limpar. Se uma pessoa explora o Santo Nome, este tipo de mentalidade leva a pessoa a se cansar do Santo Nome. Não se admire se o Santo Nome ou os devotos vão embora de sua vida. O matrimônio é um sacrifício, porém o faz para Deus é algo Sagrado. Não se deve incomodar ninguém com o Santo Nome. Tem gente que fala: “Se não cantar Hare Krsna vai para o inferno.” O Santo Nome é para cativar com amor, para dar carinho, não é para fazer os outros se sentirem mal. Bom nos Vedas é dito que, se não se canta os Santos Nomes há de receber as reações de seus atos. Porém o Santo Nome não é para que os outros se sintam mal, senão que fazer os outros se sentirem bem.
Temos um serviço com o Santo Nome e é: Cantar-lo. E existem diferentes formas de cantar-lo. Por exemplo hoje estou aqui glorificando Seu nome, cantando Suas glórias, porém também temos que cantar japas, cantar no kirtan. É toda uma cultura, te formar para fazer serviço. No mínimo tem que cantar quatro rondas diárias, porém não tem que fazer de forma continua porque se um devoto canta menos de 16 logo, logo a mente toma conta.


Hoje é um dia muito belo, de muita meditação, dia de iniciações. Minhas bençãos para todos.


Srila Prabhupada Ki Jay!


Seu sempre bem-querente
Swami B.A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário