domingo, 11 de julho de 2010

Chat de Domingo - 11 de Julho de 2010

De Miami


O tema de hoje é abrir teu coração.



Abrir o coração para vencer o muro do ego, isso é possível quando realmente queremos, querer é poder.






Abrir o coração é uma parte muito importante da filosofia Vaisnava, Krsna sempre faz referência ao coração, ao hridaya granti, o muro que há no coração devido ao ego falso. Estamos falando de como abrir o nó do coração, para abir o coração e o aspecto de abrir o coração tem diferentes considerações, o mais importante é abrir a visão do teu coração para aquele que mantém o coração, o Senhor Krsna mesmo, o Paramatma e outras jivas que ele está cuidando, outras entidades vivas que de ti estão se aproximando em diferentes circunstâncias da vida.

O místico humilde e sábio vê que todos são almas e não importa que seja um elefante, uma vaca, um brahmana erudito, um simples trabalhador, um chandala ou um cachorro. Devemos ver a todos com os mesmo olhos pois todos são nossos irmãos em diferentes corpos e tratar a todos como família e com compromisso, isso muda nossa atitude com a vida. A exploração nos distancia do lugar, indiferença significa uma posição superior a exploração, porém a pessoa se preocupa unicamente dela mesmo, de sua liberação e emancipação. Isso tão pouco se pode chamar “abrir o coração”. Quando dizemos abrir o coração, perceber o paramatma, perceber a irmandade nos demais é um tipo de consciência que se chama dedicação. Dedicação é sacrifício, pois dedicação sem sacrifício é contradição. Se você quer conseguir algo difícil precisa de sacrifício, porque se não há disposição de aceitar um sacrifício precisa de dedicação. Abrir o coração disposto a se dedicar, a se sacrificar para o bem dos demais, isso significa vencer o ego falso, esta mesquinha condição do coração que está muito apegado aos bens, aos confortos da vida e com pouca disposição de fazer algo.



Tenho observado na minha própria vida que muitas vezes os devotos se frustram pois nada acontece, porém a resposta é que não acontece nada pois não tem se esforçado, quem sabe tenha a presença de seu corpo, de sua mente, porém não da inteligencia, de sua entrega completa e de seus anseios. Abrir o coração significa que as pessoas que participam da sua vida tema acesso a teu ser. Porque o coração é o que te faz sentir, porque Hanuman abriu seu coração para mostrar que Sita Ram estavam dentro do seu peito. O coração ai tem uma grande importância, Cristianismo Sagrado, ali o coração é muito importante, é universal porque o coração é onde reside o Senhor e nossa alma está aos pés do Senhor. Somos mantidos e abraçados por ele uma e outra vez. Temos que dar nossa vida, isto até que Ele esteja muito contente e sejamos semelhantemente beneficiados, tanto que sintamos uma mudança na nossa vida, que sintam que querem ser como eles, como os devotos que amavam as pessoas, como Srila Prabhupada que amava os paquistaneses, os chineses, aos colombianos...
Srila Prabhupada recebeu uma carta de alguém que comprou um livro no aeroporto e disse: “ Em toda a minha vida na Colômbia ninguém nunca teve conhecimento sobre isso por favor mande alguém para que nos informe sobre isso.” Mandaram essa carta para Srila Prabhupada e de imediato ele deu uma ordem aos devotos da Venezuela para que mandassem alguém pra Colômbia porque as pessoas estavam pedindo socorro. Assim, os devotos chegaram de uma maneira muito linda, prabhu Havi das só chegou ali porque Srila Prabhupada abriu no coração a todo o mundo. Eu, por exemplo estou pregando em poucos países e isso me alegra muito, pensar em outros países não me anima, por falta de ter um coração mais puro como o de Srila Prabhupada, não é necessário que eu vá para lá pois existem outros devotos lá pregando. Então eu posso entender que Srila Prabhupada tinha uma amor tão ilimitadamente grande que aproximou o mundo inteiro para se associar com um devoto. Hoje pela manhã tinha um garoto que me disse que no início da Consciência de Krsna parecia que as portas eram abertas a todos. Se realmente Srila Prabhupada ou um devoto de Srila Prabhupada encontra essa atitude da parte de alguém, vai te mandar fazer serviço para se purificar e que tenha claramente que é bem vindo aqui porque somos uma grande família, não importa que esteja cometendo erros pois Krsna vai te levantar, só de considerar todas as pessoas que estão na cadeia e quantos deles estão de maneira inocente, como Dinadayal que está de maneira inocente na cadeia de Monterrey, porém não o deixam sair, inclusive os psicólogos da cadeia estão se iniciando na consciência de Krsna, porque tem feito um trabalho muito bonito. Agora, nem todo mundo é um especialista para ir pra lá e organizar algo, nem todos tem a faculdade para fazê-lo, porém ninguém é considerado inapto, em consciência de Krsna todos são felizes.


Quando alguém está em dificuldade o coração do devoto fica triste. Não há sofrimento no mundo que não se possa fazer nada, o trabalho de ajudar aos demais é algo como uma terapia ocupacional para mostrar que uma pessoa quer o verdadeiro, que se quer estar com a verdade, que Krsna vem e nos resgata da indiferença e da exploração. Essa é a melhor terapia para a pessoa que se propõe dali em diante a vida não será a mesma.
Assim, celebramos Gundica Marjanam, a limpeza do Senhor, a limpeza do coração. Limpar muito e ter os templos bem limpos para que Krsna veja e diga que Ele virá a limpar nossos corações, porque enquanto você varre o templo o Senhor Supremo está varrendo seu coração, é incrível o que Srila Prabhupada está nos presenteando, um processo de servir ao Senhor que nos limpa por dentro. Sri Krsna diz: “Eu lhes dou a inteligência para que possam chegar a mim.” Quem sabe entendamos e quem sabe não, efetivamente precisamos de alguém que nos ajude.


Estou muito feliz de estar compartilhando com vocês este domingo para abrir o coração. Tudo o que os devotos fazem é para abrir o coração, abrir os templos, alimentar os outros, cantar com os outros. Com você queremos ir até o mundo espiritual, é incrível. Assim, eu quero ter uma relação com todos os outros bilhões de seres humanos nesse planeta, eu com uns, outros com outros. Não há nenhum espirito de querer obter nada ou tirar algo em proveito. O único que se procura é uma ocupação que Deus aprove, que ele abençoe, que ele fique contente com o que fazemos, realmente seguimos adiante com essa luta, porque não há outra, senão que se esforçar para algo bom, automaticamente a vida vai providenciar que você se esforce para algo mau. Eu não posso dizer que não sou parte da solução, porque automaticamente sou parte do problema.
Então terminando o tema de abrir o coração; a principal tarefa se você cobre seu coração com aço. Por exemplo: Outro dia eu escutei a famosa história do mendigo que pedia ao sapateiro para arrumar seus sapatos. Então o sapateiro nunca tinha pensado que seus pés e suas mãos valiam tanto. Eu contava essa história quando apareceu um devoto a quem eu tinha pregado faz muito tempo e acabava de perder um pé, eu dizia que ele continuava sendo muito afortunado, pois uma pessoa não da valor ao que tem até o momento que as perde. Então de coração a coração há de se agradecer o que temos.


É uma misericórdia esse Chat de Domingo ele é muito importante no meu coração, assim como vocês, meu coração está batendo forte como tanta gente bonita e importante e com ele posso falar com vocês direto da nossa oficina em Miami. Não podia imaginar... Quando fiz o primeiro Chat de Yamuna Kunja, nunca imaginei que estaria num chat com todos devotos do mundo. Quantas mudanças Krsna fez e também essa expansão de poder estar com vocês praticando e falando. É muita misericórdia e outra vez misericórdia, por isso quero que meu mestre espiritual ocupe minha vida inteira neste tipo de serviço. Com tecnologia, com kartalas, mrdanga, harmônio, charango ou simplesmente com palmas, inclusive sem nenhum instrumento, só ter o ritmo no coração e saber transmiti-lo. Fazer que as pessoas entrem em ação, um pouco como a música Gospel que usaram os afro americanos.


Que teu alimento seja tua medicina, a mãe terra é muito sábia. Lhes recomendo que com essa planta antes de comer olhem bem dentro porque as formigas gostam muito, tem que olhar porque de repente tem alguma formiga. Tem que olhar e por na água, quando estiver limpa e sem formiga, se retira o talo verde quem tem embaixo e ali está uma ponta que solta uma baba este é o remédio. Várias pessoas tem se curado com essa dieta de bizcos. Em casa país tem um nome diferente, creio que na Colômbia tem 5 nomes. É muito boa porque propriedades em todas as petalas e gostoso um poco doce. Tem que fazer saladas diariamente em boa dose. As pessoas comem muito açúcar e farinha branca que tem pouco valor nutritivo e depois as pessoas se assustam por ficar doentes. Muitas das doenças são por má alimentação, como Krsna diz: “Me oferece uma flor, água com amor e assim se torna prasadam, prasadam Ki Jay.
Agora vocês pensaram que eu sou uma vaquinha, porém isso é ayurveda, naturismo, o que na verdade te põe em contato com a Mãe Terra que é muito misericordiosa. Quando ser arruma tudo para o Senhor Krsna pode se decorar seu prato com todas as coisas comestíveis e as vezes é muito melhor que se tome o remédio antes de ficar mal. Medicina preventiva, se toma quando não tem nada. Quando se arruma tudo para o Senhor Krsna é possível decorar seu prato com todas as coisas comestíveis e as vezes é muito melhor tomar o medicamento antes de ficar doente. Isto é medicina preventiva se toma enquanto não se tem nada. Quando você estiver doente, porque quando espera que a doença te ataque, quem sabe depois será muito tarde, porém aproveite esse ensinamento ainda jovem pois é dinâmica, inclusive ponha flores em seus restaurantes vegetarianos e as pessoas agradecerão pois elas não tem esse conhecimento, só comem arroz e feijão que não é mal pois é melhor se são orgânicos, cultivados pelos devotos, integrais, no fim das contas tudo é referente ao tema de amor e o amor se deve cultivar... Então é assim que olha a minha mesa de desjejum, para que não se assuste venha a Miami, aqui também comemos outras coisas, porém de fato isso é muito bom, muito saudável e as pessoas ficam contentes.
Assim termino o Chat do dia . Agora se há alguma pergunta vou atendê-las.






Pergunta: Porque você fala de Srila Prabhupada no tempo passado se a alma é eterna?




GM: Não me recordo quando falei dele assim, ao menos que tenha sido alguma coisa que estava contando, alguma história. De qualquer modo é certo o que você disse; que não é material. Uma das coisas necessárias é que o mestre espiritual situe as condições de acordo a tempo, lugar e circunstância. E isso foi o que Srila Prabhupada fez, apareceu nos anos 60 e fez mil maravilhas e algumas das coisas que ele fez ou disse são estão agora em outra circunstância, que há de harmonizar. Como antes não havia internet, agora temos que fazer frente. Quando Prabhupada estava aqui não havia nem celulares, o mundo acelerou de maneira surpreendente. Então há a novidade de fazer frente.




Pergunta: Quando você fala de Srila Prabhupada em seu coração...


GM: Claro porque há devotos em todos os lados, no Paquistão; em todos os lados e eu somente quero que imaginem quanta paixão tinha Prabhupada pra dedicar a todas essas pessoas em tantos lugares, ele não se esqueceu de ninguém. Pensando que não iria até os sudras.




Pergunta: Como pode um aspirante a devoto servir bem no momento de escolher um Guru?


GM: Este é outro tema sobre o qual não falamos. Para encontrar seu mestre espiritual deve se orar ao Senhor Nityananda, deve servir os Vaisnavas e assim lhe será revelado. Não há outra forma de controlar isso, porém como o sistema é Guru, Sastra e Sadhu a pessoa deve cantar os mantras , ler os livros e assim Krsna por sua misericórdia. Pois o guru está no coração e se chama paramatma, ele terá piedade e nos ajudará chegar a resposta do Guru genuíno que se manifestará.






Bom se não há perguntar sobre o tema do coração e boa alimentação, daremos uns 10 minutos.




Srngar Vat tem uma pergunta: O coração é ilimitado, pode ter cada dia mais amplitude dizer: “Abre teu coração”?


GM: Se o coração não tem problema de limitações, quem sabe a mente tem a incapacidade de recordar tantos nomes, tantas histórias, porém o coração não tem esse problema. No coração podemos colocar muitas pessoas, vemos que os Vaisnavas amam o mundo inteiro e amam os animais também. Ontem tivemos uma noticia espetacular de Vrindavan que nosso amigo Hanuman foi liberado de uma coleira que o estava asfixiando, porém ele tem quase 2 metros e pode ser complicado se te morde. Todos tinham medo de tirar a coleira e ainda não sabemos quem foram os heróis que o soltou, porém já temos as foto de Hanuman livre em Vrindakunja e isso me deixa muito feliz porque desde o Kartik estamos fazendo planos de como tirar a coleira e agora está livre, espero que seja nosso amigo por muitos anos mais.




Pergunta: O que pode fazer um devoto com o coração controlado pelos sentidos quando está querendo voltar a Krsna?


GM: O coração não está controlado pelos sentidos, é a mente a mente desocupada é a oficina do diabo disse Prabhupada; é um famoso ditado. A questão é que você tem que fazer um serviço sério, tem que dar a mente de presente para seu mestre espiritual para que ela trame coisas maravilhosas.
Na família VRINDA estamos descobrindo novas formas de pregar. Estou assombrado de como Krsna não nos deixa em paz :D rs. Fazer feiras de saúde, festivais da Índia e outros países com prasadam e apresentações. Quando chegam a uma feira dessas podem fazer muitas comunicações e os devotos sempre vem com seus materiais produzidos pelo SEVA para que as pessoas conheçam mais e mais material.




Pergunta: Se Bhaktivinoda Thakur é uma encarnação de Gadhadara Pandit.


GM: Não, nunca escutei isso, porém muito próximo :D porque Bhaktivinoda Thakur adorava a Goura Gadhadar, assim como Prabhupada adorava a Gournitay, Bhakitivinoda Thakur adorava a Goura Gadhadar, tinham uma relação muito especial com seu transcendental rasa (sentimento) espiritual. É uma pergunta especial sobre a relação deles, sobre a relação especial deles, porque Gadhadar é Radharani, assim como Nityananda é Balaram. Então na relação com Gour Gadhadara se vive a modalidade de separação.
Gadhadar é Radharani, porém sem uma proximidade tão especial quando Radha e Krsna em Vrindavan, tudo isso é mistério de amor.




Pergunta: Porque o amor dói?


GM: Que perguntas mais bonitas.
Na Colômbia dizem existir amores que matam. O amor que dói: Diria que este amor que temos aumenta em sua dor o grau de separação que temos da pessoa que amamos, por isso o Krisjhnmalial é marcado por Vipralambra que as gopis choram quando pensam em Krsna , porque em suas lágrimas Krsna se faz presente. Radha não quer saber de nada quando Krsna vai a Mathura. Assim, se você gosta de alguém a dor vem junto. O Sambhoga ou a união que vem depois da separação é algo muito poderoso, depois de uma separação o amor tem essa faculdade que se manifesta em um momento da separação e é até mais glorioso. Assim eu escutei dos grandes Acaryas.


Uma reflexão desse mundo:


Se uma mãe tem um filho, é a maior dor desse mundo. E se ela não sabe onde está o filho por alguma razão, fica louca. Isso significa que o amor e dor tem uma certa relação=inevitável.
Quando escutei que a M. Gopigita estava no hospital senti muita dor em não saber como estava minha filha. Também essa semana se foi uma linda devota, a madre Bhakti, sempre sorridente e com muito amor, tinha minha idade e de repente essa semana se foi e ai está. Krsna a levou e deixou seu esposo e filha e agora estamos compartilhando com eles a dor da partida desse ser querido. Quem foi próxima a ela a conhece e se queremos nos reunir a ela e aos devotos puros, temos que nos tornar devotos puros e a cada vez que escutamos alguma calamidade, uma dor ou pena de outro Vaisnava imediatamente nos esforçamos para fazer alguma coisa bonita.




Com isso terminamos o chat para nos dedicarmos a outras coisas. Vamos avaliar a viabilidade de fazer isso com a Justin tv chat para os chats de domingo, ainda estou me acostumando ao Justin tv chat.
Esta foi uma nova oportunidade para compartilhar com vocês, eu quero compartilhar com as pessoas que chegam a consciência de Krsna, recomendo que cada pessoa, cada novo voluntário, se importem com ele, eduquem, que eles aprendam o que é bom pra eles; sem impor, somente expondo o que é bom para que se animem na vida espiritual.


Abrir o coração para vencer o muro do ego, isso é possível quando realmente queremos, querer é poder. Justamente o grau de dedicação que se percebe em seu esforço, que se convençam em uma ciência segura, este é um lugar especial, o estimulo por detrás disto, quero estar com vocês porque fui conquistado por um coração.


Muito grato por poder participar e transmitir esses ensinamentos em sua vida diária e espero que nos vejamos o mais breve fisicamente, porém pelo menos através do Chat de domingo que também é uma união de coração a coração.


Jay Srila Prabhupada.


Seu sempre bem querente


Swami Bhakti Aloka Paramadvaiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário