domingo, 30 de março de 2014

A importância do apreço espiritual




A importância do apreço espiritual


“Tem que entender a essência para captar a beleza espiritual que significa isso tudo.”




            Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto neste dia. Quero compartilhar umas palavras com vocês sobre a importância do apreço espiritual.
            Eu estou muito feliz porque o Senhor me deixa voltar ao Brasil. Cheguei a primeira vez neste país há 38 anos em um voo de Caracas a São Paulo – o mesmo destino, a mesma viagem. 38 anos atrás cheguei ao Brasil, a um mundo completamente desconhecido para mim, claro, o mundo dos planos divinos de Krishna sempre é muito difícil de se compreender. Até ontem eu não sabia que Krishna também trabalhava na linha aérea TAM e que fazia cancelamentos desautorizados e secretos.
            No dia anterior que cheguei ao aeroporto de Caracas para viajar ao Brasil fiquei procurando a linha aérea TAM para embarcar, mas não estava em nenhum lugar, ninguém sabia de nada e eu preocupado pensava: “Como é possível? Eu tenho um voo”, e logo em 2 horas de investigação descobri que meu voo havia sido cancelado dois meses antes, sem nenhum aviso, então pensei: “O que estou fazendo aqui?”, eu não tinha a menor ideia do que estava acontecendo, eu sabia que no Brasil havia um programa muito lindo organizado no Parque da Aclimação. Pensei: “O que vou fazer agora?”, mas já era noite no aeroporto de Caracas, fiquei até um pouco chateado porque não haviam confirmado o voo.
Nós sempre estamos buscando um culpado, nós nunca pensamos que a culpa seja nossa, sempre pensamos que somos inocentes e os outros são maus. De qualquer forma, eu aceitei e pensei: “Krishna, que seja o que o Senhor quiser”, então, depois de 2 horas me disseram que eu podia viajar no dia seguinte. Eu cheguei a pensar que cancelariam tudo e que eu teria que ficar em Caracas, mas acabou sendo só mais um dia na cidade. Eu não sabia, mas no dia seguinte haveria um encontro de mais de 100 mil pessoas para declarar proteção à Mãe Natureza. Eu havia esquecido disto, mas como estava ali, participamos da manifestação e, de fato, foi um encontro muito importante, praticamente o dia mais importante da existência do nosso movimento na Venezuela que acabou em um encontro entre o presidente do país, os ministros, o gabinete do governo e os devotos. Se eu soubesse que isso aconteceria desde cedo, teria cancelado o voo antes mesmo, mas Krishna o fez, Krishna tem que fazer tudo, até Se preocupar com as irregularidades. Haviam me falado que estávamos convidados a participar deste evento, mas eu não sabia que o Governo e grupos independentes também estariam presentes, foi uma reunião muito importante.
            No dia seguinte, quando eu viajaria, voltamos ao aeroporto e já estava tudo normal, a TAM existia novamente. Eu queria compartilhar isto porque foi totalmente um plano de Krishna, do início ao fim, do voo cancelado da linha aérea desaparecida às relações públicas com o Governo da Venezuela. Só Deus sabe como nos fazer útil! A Venezuela é o primeiro Governo que se declara abertamente ecológico, portanto, nossa responsabilidade era em nome da Revolução da Colher e do Pacto Mundial Consciente.
            Neste dia aconteceram muitas coisas, uma manifestação com 100 mil pessoas, 5 horas de Harinama muito auspicioso, fomos muito bem recebidos por todos eles, não poderia acreditar no que estávamos fazendo, todo mundo levava cartazes de manifestação, mas ninguém levava música, apenas nós. Este é o presente de Sri Caitanya Mahaprabhu que sempre melhora as coisas. Atrás de nós havia um grupo grande de 500 pessoas com slogans, que em um momento se cansaram e vieram até mim e me disseram: “Vamos, cante você e todos nós cantaremos também”, então fizemos um kirtan com 500 vozes. Foi muito bom, era a primeira vez que cantavam, mas o fizeram muito bem. Essa é a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu.
            Quando fazemos uma comparação imparcial das coisas que o mundo oferece, nos damos conta que a situação geral sempre é a mesma: agressividade, violência e tristeza.

            Trabalhar no correio: triste
            Trabalhar no exército: triste
            Trabalhar no Governo: triste
            Trabalhar no comércio vendendo coisas aos capitalistas: muito triste
            Trabalhar em uma fábrica fazendo sapatos: muito triste

            Assim, honestamente, a maioria das pessoas está inconformada com seu trabalho, mas não tem outra opção, tem que fazer isso para comer, mas o resultado de tudo isso é que o mundo se mantém triste, ninguém dança, ninguém canta, ninguém sorri. No alcorão Deus diz que aquele que fizer sorrir aos demais irá ao céu. Entendem? É um tema interessante, pois mesmo assim quase ninguém sorri, porque ninguém tem uma razão para sorrir. Quando chegam em suas casas, só brigam com a esposa ou o esposo, não sorriem, quando veem as crianças, não sorriem, é realmente muito triste. Mas, por sorte, do outro lado está a Consciência de Krishna, onde os devotos se levantam ao mangal artik para dançar e cantar, muito cedo da manhã eles tomam um banho, entram em contato com a água que é Krishna mesmo, tudo um luxo, se limpam do sono, algo fantástico, logo colocam roupas limpas, outro luxo.
            Os devotos usam roupas limpas todos os dias, isso é um verdadeiro luxo. Pensem nos camponeses, por exemplo, eles nunca têm roupa limpa, têm que usar a mesma sempre. Em seguida os devotos decoram sagradamente seus corpos com tilak, um devoto tem tempo para consagrar seu corpo, outro luxo... “Om Kesavaya namah, Om Narayanaya namah...”, assim, a cada passo você está se lembrando de como Deus está protegendo o seu corpo, que beleza! Outro luxo. Então começa o mangal artik e o devoto recebe o darshan da Suprema Personalidade de Deus, isso não é só um luxo, isso é a grande misericórdia sem causa, às 5 da manhã, todos os dias, você pode ter uma audiência com Deus mesmo!
            Normalmente não é muito fácil conseguir uma audiência com o governador da cidade, não é que dizemos: “Amanhã vou vê-lo...”, possivelmente nunca conseguirá vê-lo desta maneira. Sem dúvidas, no mangal artik temos essa misericórdia diária, eu não entendo muito bem como há pessoas que preferem evitar isso, possivelmente sua mente está um pouco doente ou carece de fé, pois estão perdendo uma audiência pessoal com Deus. Claro, pode acontecer de não podermos todos os dias e deixa de ser tão especial, mas isso não significa que deixa de ser maravilhoso. Eu tive que esperar quase um ano para receber o darshan de Gandharvika Giridhari. Muito tempo! E vocês têm todos os dias.
            Então, um darshan de manhã, um tremendo luxo, que misericórdia! E o que fazem os devotos para agradecerem o darshan do Senhor? Oferecem todos os elementos de Sua própria criação. O pujari oferece com amor todas essas energias, com amor, com afeto e carinho para meu Senhor. Krishna dá a você, você dá a Krishna, e assim, mais uma vez, Krishna dá a você, você dá a Krishna, você oferece ao Senhor e logo o Senhor dá Seus remanentes. Recebemos o fogo, a água toca nossas cabeças, tudo é muita misericórdia.
            Na Consciência de Krishna tudo é incrível, ser um monge é uma grande misericórdia. Também é uma grande misericórdia ser um grihasta verdadeiro para Krishna, um grihasta que cuida dos seus filhos é alguém muito especial e auspicioso. Ser um monge que vive no templo, um brahmacari, uma vishnupriya, é uma oportunidade única. Tem que entender a essência para captar a beleza espiritual que significa isso tudo.
            É incrível como podemos viver no monastério de Deus, o templo de Deus onde podemos levantar cedo, onde se pode consagrar seu corpo, onde se pode receber o darshan do Senhor, onde se pode estar no kirtan e cantar com os devotos e onde logo se pode glorificar a todos os vaishnavas e lugares sagrados, escutar as escrituras, incrível. Essa é a meditação dos devotos, quem oferece seu coração aos pés dos vaishnavas puros, essa é a vida dos devotos: lembrar de Krishna.
            A Consciência de Krishna é um processo de essência, pode ser que na forma se façam coisas diferentes em alguns lugares, mas a essência sempre é a mesma: satisfazer a Krishna e aos Seus devotos. Temos que ter a flexibilidade para compreender as diferentes formas nas quais Krishna se manifesta na vida do devoto. As coisas de Krishna são especiais, não necessariamente são como nós queiramos que sejam. Eu oro para que cada um de vocês possa se aprofundar em sua vida espiritual e apreciar tudo o que recebeu e que possa sentir forte o compromisso no serviço a Srila Prabhupada.
            Esta é a mensagem que queria compartilhar hoje.
            Jay Srila Prabhupada!

            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário