domingo, 10 de fevereiro de 2013

A responsabilidade


A responsabilidade



“A única coisa genuína que temos é a honestidade. A educação sem sinceridade não tem sentido, é só falsidade. Nós devemos nos tornar personificações desta genuína sinceridade. Lute com Amor pelo Amor. Pelo menos por não se maltratar a Mãe Terra e seus seres é um bom começo. Quando dizemos Mãe é porque na realidade nos referimos à nossa Mãe, que nos abriga e nos entrega tudo o que precisamos desde que nascemos.”


            Queridos devotos, saudações do Kumbha Mela. Hoje fizemos o snan (banho) principal do Kumbha Mela com a boa companhia de Caturvedi Swami, quem fez o sankalpa muito lindo e longo. Terminando com a invocação do Senhor Narasimhadeva para o êxito da família Vrinda e todos os que estão juntos a nós. Essa é uma bênção muito linda que recebemos: esta linda família de pregação. Podemos ver que temos muito trabalho à diante, muito serviço para fazer. Vocês têm a chance de pregar no lugar mais lindo do mundo: América do Sul. É muito lindo, porque lá as pessoas querem conhecer sobre Deus, sobre a Consciência de Krishna, pois são de origem oprimida, não são de consciência exploradora.
            Nestes dias alguém me escreveu uma carta dizendo: “espero que esteja bem juntos aos seus devotos” e isso me deixou pensando que vocês não são “meus devotos”, são os devotos de Krishna e Srila Prabhupada.
            Hoje quero compartilhar uma mensagem muito especial do Kumbha Mela. Meus poros estão cheios de desejo em compartilhar com todos o espírito do Amor de Krishna na forma de tomar responsabilidades na vida. A responsabilidade é necessária em todos os âmbitos:
·         Responsabilidade social dos meios de comunicação;
·         Responsabilidade social na indústria;
·         Responsabilidade das pessoas que trabalham como administrativos da sociedade;
·         Responsabilidade de todos que estão vinculados com a espiritualidade;
·         Responsabilidade dos líderes da família vaishnava.
Na verdade, há muito mais responsabilidades para tomar das que somos capazes de cumprir, mas só de se ter a intenção em cumprir com o que os toca, já é a metade do caminho. A responsabilidade vai de mão em mão com a honestidade e com o reconhecer que somos instrumentos de um Criador, ou seja, que não somos nós os criadores. Um exemplo de algo gracioso:
Na Alemanha despojaram a Ministra da Educação do seu cargo por “ter copiado citações sem referência” em sua tese de doutorado. E a pergunta é: “O que é realmente próprio dos seres humanos? Quem pode reclamar da autoria de algo?” O conceito de “propriedade intelectual” ou de autoria não é mais que uma história de “egos torcidos”. E é esse ego torcido e má concepção de se acreditar dono de algo que dirige a mentalidade exploradora que levou a “conquistar” povos em nome de um suposto progresso mal entendido. Quem sabe algum dia fosse reconhecido que se equivocaram ao devastar e tirarem de suas terras os povos da América Latina e começassem a devolver tudo o que roubaram por todos os lados. Esse é um falso critério de honestidade.
Acaba dirigindo o seu critério baseado nos ensinamentos dos Mestres do Egoísmo, pois somente os que atuam para o bem de todos se liberam de tal egoísmo. A única coisa genuína que temos é a honestidade. A educação sem sinceridade não tem sentido, é só falsidade. Nós devemos nos tornar personificações desta genuína sinceridade. Lute com Amor pelo Amor. Pelo menos por não se maltratar a Mãe Terra e seus seres é um bom começo. Quando dizemos Mãe é porque na realidade nos referimos à nossa Mãe, que nos abriga e nos entrega tudo o que precisamos desde que nascemos. Como está declarado no Sri Isopanisad: “Devemos aceitar a cota que foi designada para nós e reconhecer a quem pertencem as coisas.”
As relações com os demais, com o redor, com os animais, são outra forma de demonstrar nossa responsabilidade.  Toda esta tentativa de ser responsáveis na vida e com a vida devemos oferecer a Sri Krishna como uma tentativa de serviço aos Seus Pés de Lótus. O que fazemos então com as nossas relações? Toda relação com outros devemos oferecer aos Pés do Senhor. Todo nosso atuar deve estar oferecido aos Pés do Senhor, evitando nos afastar da Sua Doce Vontade. Esta é a meditação que desejo compartilhar com vocês hoje, como criar um ambiente favorável para que mais pessoas se apaixonem por estes ideais estabelecidos por nossos próprios acaryas.
Deixo todo o meu afeto a vocês do Kumbha Mela.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti

Um comentário: