domingo, 11 de março de 2012



Reflexão sobre nossas comunicações                                                                   

de Mayapur, 11/03



“Existem alguns documentários interessantes sobre o tema; o aspecto do uso das redes sociais como Facebook ou o fenômeno atual que na internet se fazem muitas coisas ao mesmo tempo, cada vez mais quantidade e menos qualidade, menos profundidade nas relações. Inundados em um montão de comunicações cuja qualidade e importância muitas vezes são duvidosas. Somos saturados de comunicações. O perigo ou risco aqui é não nos dedicarmos bem a nada específico e tão pouco cultivarmos nenhuma relação de coração.”




     Meus muito queridos devotos, bem vindos a este chat extraordinário. Como vocês sabem, desde que saiu a internet eu uso esse meio para me comunicar. É natural para o ser humano querer se comunicar de uma ou outra maneira. O chat de hoje é uma reflexão sobre nossas comunicações.

     Na atualidade as transmissões modernas têm de maneira aparente facilitado a comunicação, mas também tem seqüelas que, analisando-as bem, são perigosas e prejudiciais para o desenvolvimento tanto dos indivíduos como da verdadeira comunicação.

     Existem alguns documentários interessantes sobre o tema; o aspecto do uso das redes sociais como Facebook ou o fenômeno atual que na internet se fazem muitas coisas ao mesmo tempo, cada vez mais quantidade e menos qualidade, menos profundidade nas relações. Inundados em um montão de comunicações cuja qualidade e importância muitas vezes são duvidosas. Somos saturados de comunicações. O perigo ou risco aqui é não nos dedicarmos bem a nada específico e tão pouco cultivarmos nenhuma relação de coração.

     Então, nossa participação no sadhana bhakti sofre muito e em muitas ocasiões também afeta nosso serviço, tanto em quantidade como em qualidade. Depois de ter analisado muito esse tema, cheguei à conclusão que os Facebook privados, principalmente para os devotos que vivem dentro de uma comunidade de vaisnavas, são uma distração indesejada. Existem alguns Facebooks que representam alguma área de serviço que servem como boletim informativo do que está ocorrendo nesta área de serviço. Estes podem ser manejados de maneira fabulosa e com isso não queremos parar, mas sim me refiro aos intercâmbios de comunicação que não são relacionados ao serviço dedicado.

     Isto piora quando nossas comunicações ganham velocidade e com várias pessoas simultaneamente, fazem com que a qualidade de nossos compromissos com as mesmas pessoas que se comunica, diminua. Assim, se for o caso de não estar pregando e levando a mensagem revolucionária dos seus ideais espirituais, então, somente feche seu Facebook pessoal e apóie aqueles que sim o fazem. Pode deixar essa mensagem minha para que os demais saibam que há um ideal superior para chegar a essa decisão. E, por outro lado, se a ti faz muita falta a comunicação pela internet assuma alguma página de serviço e coordene com minha oficina. Lá existem muitos projetos que precisam de pessoas com energia para comunicações ou devotos que gostam da internet, computadores para servir os tantos projetos iniciados pela comunidade e também buscar apoio para seus projetos de web.

     Não esperem que a oficina procure a quem crie suas páginas. Mas não com fotos pessoais e com as apreciações dos demais sobre seu corpo. Eu sei que muitos devotos bons utilizam suas comunicações do Facebook para falar de Krishna, mas há outras formas diretas e pessoais de se fazer. A época moderna fez que a quantidade de comunicações aumentasse, mas não a qualidade delas. Eu, pessoalmente, decidi para mim (e recomendo urgentemente para vocês também) que devam deixar entre uma comunicação e outra um lapso de 7 dias de reflexão sobre a mensagem antes de responder. A não ser que seja algum serviço urgente. Incomoda-me quando recebo
emails onde a pessoa espera uma resposta instantânea, pois antes o email levava no mínimo duas semanas até que chegasse. Internacionalmente levava meses. Estamos falando aqui de saúde mental, meus queridos, e do ego cibernético que pode fazê-los pensar que tenham tantos amigos para atender que já não tem nem tempo para ler a mensagem do mestre espiritual, que é algo específico para nos resgatar, entusiasmar e encaminhar até a meta suprema da vida.

     Se diminuíssemos isso ou se relativizamos sua importância, como se fosse de igual importância ler o Bhagavad Gita ou as notícias sensuais da imprensa prostituída, já perdemos tudo. Ainda que as pessoas hoje em dia leiam quase nada, mas estão todo o tempo vendo novelas no Youtube ou pior, vêem somente suas próprias fotos e não podem ficar quietos para escutar uma conferência com atenção. Isso é um processo, o sadhana, que um brahmacary ou um Vishnupriya, deverá repetir duas vezes ao dia para se manter conectado, animado e feliz para poder compartilhá-lo com os demais.

     Tomem essas recomendações muito a sério, por favor, e façam todos saber, os jovens e amigos de todas as idades. Essa tecnologia moderna tem muitas coisas que oferecer, mas, como os celulares, também podem te produzir um tumor na cabeça e como aconselhou um especialista sobre celulares: use-o no máximo 5 minutos por dia. A saturação do material nessa época atual é grave e somente o hiper-sensacional e o super-fofoqueiro são os que recebem atenção. A dependência e a mudança da consciência criada pelo Facebook estão relacionadas principalmente com que no mundo dos contatos reais deixam de saber conduzir corretamente e quando vêem as visitas que vem aos templos, quase não lhes dão atenção, porque pensam que seus 500 amigos do Facebook estão esperando para intercambiar trivialidades e a pessoa que chegou ao templo enviado por Krishna, para que possa se apegar ao Senhor e Seus devotos, não recebem atenção.

     Nossa comunicação via internet é muito importante para ter a todos os templos e devotos em dia sobre as coisas importantes feitas por outros irmãos em outros lados, porém, também é muito notável que temos demasiadas páginas na internet e claro, por um lado cada projeto e artigo interessantes podem ter um cartão de visitas na internet, de maneira organizada para que não se percam as coisas importantes que foram feitas em algum momento. E possam continuar sendo usadas. Porém, justamente as redes sociais distraem tanto que nos tiram o tempo de saber o que é realmente importante. E como nossa família é uma família de vários idiomas, eu insisto que todas as coisas importantes e belas que ocorrem na Missão Vrinda devem ser reportadas no Vrinda News, tanto em inglês como em espanhol, para mantermos em dia o mais importante.

     A internet não deixa de oferecer muitas facilidades, porém, não está livre das três modalidades na natureza material, e devemos manejá-la com toda prudência. Isso requer um grande poder de discriminação pessoal, um grande poder que tristemente muitas pessoas não têm. Conheço dois casos, como exemplo, de famílias que se degradaram porque a mulher se indignou vendo que seu esposo estava vendo páginas de pornografia. Precisamos nos manter simples, porém, não ignorantes. Por isso, por favor, prestem atenção, porque eu também estou dando atenção sobre o que lhes convêm e o que não lhes convêm, já que algumas coisas que são tão novas tivemos que vê-las primeiramente para confirmar o efeito que possuem. Não se esqueçam que se estas ferramentas lhes servem para ganhar tempo e ter tempo para seu sadhana, devem usá-las. Como disse Srila Rupa Goswami: A verdadeira renúncia é usar tudo para Krishna.

     Aqui o tema não é limitar a liberdade do indivíduo. O tema é a reflexão a favor da sua vida espiritual. Você está usando Facebook para promover Krishna ou para promover você mesmo? Você quer sankirtanear produtos do Seva pela internet ou quer vender uma imagem sua passada no photoshop para fazer alguns amiguinhos ou amiguinhas novos? É o mesmo que sair às ruas e ao invés de levar as pessoas ao templo para pregar a elas, as leva à sua casa para se divertir.

     Surpreendo-me ao ver como alguns membros de nossa missão presenteiam seu tempo e energia a objetivos que no fim das contas não os enchem de alegria, enquanto eu me dedico a pedir que presenteie seu tempo e energia nos projetos para alegria de todos.

     Espero que meditem neste chat e compartilhem com todos que amem uma vida de dedicação. Que sejam muito felizes na Consciência de Krishna e mais felizes ainda fazendo felizes os demais. De Sri Mayapur dham, com muito amor a todos aqui presentes e que me lêem. Sempre podem me fazer perguntas por intermédio de meus secretários. Eu trabalho aqui duramente para animar aos devotos na Índia para apoiar os projetos de limpeza e restauração de lugares sagrados.

     Já foi comprovado que é possível e foram feitos importantes avanços na canalização do rio Yamuna e seu regresso aos ghats. Projetos que eu considerava serem sonhos ou de longo prazo se fizeram realidade muito rápido pelo entusiasmo e apoio dos devotos. Por favor, lhes peço que não se esqueçam de conectar-se com Vrindavan e Mayapur. Meu desejo é que todos os templos Vrinda enviem uma ajuda mensal à Índia, para assim continuarem com o serviço já iniciado. Uma vez mais; não é um tema de quantidade, senão que de amor, de querer fazê-lo, de reunir-se e de falar dele com os amigos. Jay. Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente
Swami B. A. Paramadvaiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário