domingo, 15 de janeiro de 2012


Krishna é o Senhor dos três mundos

                                                                                  da Colômbia, 15/01



Todos os que se direcionam para Deus são sua família, mas aqueles iniciados por meu Mestre Espiritual e os que têm a ver com a minha vida, eles são minha família especial e podemos fazer crescer esta família. Claro que há muitas provas para passar, e a vida está cheia de provas. Como Albert Einstein disse: “Os problemas não são problemas, porque se houver um problema, estará forçado a ir a um nível mais elevado para que não seja um problema.” Então, não era um problema, era um impulso para te levantar a um nível mais elevado.”


Queridos devotos, uma saudação muito afetuosa de Varsana Dham, Colômbia.
Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara ki jay!

A meditação de hoje se chama: Krishna é o Senhor dos três mundos.
Ele é o meu Senhor adorável. Nesta frase se diz tudo, que Ele seja adorável, quer dizer que nós estamos em dívida com Ele, porque Ele faz tudo por nós, Ele nos mantém e deseja o melhor para nós. Pode-se dizer que somos Sua invenção. Ele é o nosso criador e nos criou à Sua imagem. Não nos comparamos com Seu corpo, pois nesta relação estamos falando da consciência individual. Ele tem consciência individual, então nós também a temos e Sua característica é Sua independência, Sua capacidade de observar.
Ser uma unidade individual está mais além das perguntas, faz de nossa existência algo muito especial, algo muito valioso como a própria vida. Tão valioso como o próprio amor e o amor é único, ele é o maior de todos os valores. Em outras palavras, Deus investiu sua amorosa potência em nós, nos deu a possibilidade de amar, de nos dedicar em ideais próprios e de nos entusiasmar, e isto sucede quando você descobre o que sente falta em teu coração. Se não encontrar isso, então como pode ser feliz? Estar buscando constantemente algo, especialmente em nossas relações interpessoais, é o nosso melhor termômetro.
É uma pena que nunca estejamos satisfeitos com nossos companheiros e amigos, isto faz as relações muito perturbadas, sempre estamos pensando que nossas relações não eram o que estávamos buscando, era só uma pessoa mais condicionada por este mundo de problemas, mas quem acredita que é? Pensa que é uma melhor pessoa e que merece o melhor? Assim, as pessoas trocam seus amigos pensando em encontrar algo melhor, e é uma pena que aconteça isso no mundo. E por que acontece? Porque quer encontrar uma pessoa de um nível superior e se esta pessoa te permite sua amizade, então é porque está convidado a alcançar este nível superior você mesmo, pois se ficar em um nível inferior e pensar que assim também pode ter contato com algo superior, então só vai ficar neste nível inferior, se sentindo frustrado e se considerando uma vítima.
            Desta maneira, sempre somos vítimas de nós mesmo e as outras pessoas estão na mesma posição que você, buscando uma verdadeira amizade para completar sua existência. Mas cada um de nós é o 0.000001 e para completar necessita o 99.999999, só então poderemos estar completos. Se adicionar 0.000001 a 0.000001 terá 0.000002 e então não estará completo. Talvez quando se vê uma foto de matrimônio, as pessoas estejam completas, mas se vermos um pouco mais além veremos o que realmente não funciona. Precisam alcançar o 99.999999 em seu matrimônio, e quem é o 99.999999? Deus. Ele tem que estar no centro. Se é que dos 0.000001 em uma relação se adorara Deus, então é perfeito, estão completos.
            Na vida prática, esta relação significa também a relação com o Mestre Espiritual. Ele não necessariamente está participando em todos os aspectos da vida familiar e se as duas pequenas pessoas trabalharem juntas e puserem Deus no centro, então o Mestre Espiritual não tem muito que fazer, só se algo falhar, então o Mestre Espiritual pode ajudar.
            Neste mundo, dificilmente há Mestres Espirituais e discípulos, e se estes pedirem ajuda ao Mestre, então tudo estará perfeito através de Krishna: os esforços, as crianças, a comida (prasadam), a casa, tudo será perfeito se puser Deus no centro. Se algo não funciona, pergunte ao Mestre Espiritual... Por que não somos felizes? Por que as coisas não funcionam? Se o marido cometer erro, então o Mestre Espiritual pode ajudar e se for sobre Deus, então se pode mudar os dois.
            Por que as pessoas não querem mudar? Por que querem viver da sua maneira? É porque não consideram Deus, é só um jogo enorme do ego. Todos os pequenos seres querem ser Deus e ter controle sobre os demais, mas isso não é real. Ninguém pode substituir Deus. Como pode pensar que é tão grandioso? Pensa que seus desejos podem satisfazer a vida dos outros? E o que faz hoje em dia? Fazem acordos 50 a 50, mas isso também é difícil, pois começam a brigar por quererem 60 a 40. Brigam até a ponto de dizer: “O pior dia da minha vida foi o dia em que te conheci.” Isto já escutei tantas vezes!
            Nós dizemos 3 coisas: Meu Mestre Espiritual o obteve pela Graça Divina; Meu companheiro de vida o obteve pela graça daqueles que foram enviados para me abençoar; e Meus filhos são presentes muito especiais que têm vindo até mim.  Em todos os casos você deve aceitar que tudo é por misericórdia. No caso do Mestre Espiritual, podemos decidir e por misericórdia podemos reconhecer o Mestre, a esposo ou o esposo, só podemos julgar externamente, e as crianças não podemos reconhecer quem são até que cresçam e ali se mostrem quem são realmente.
            Quando escolhe um Mestre Espiritual tem que considerar coisas de acordo com as escrituras, quando escolhe um par também tem que ter certas considerações, isto é natural. Se alguém quer se casar com minha filha, eu quero saber quem é, o que faz, quanto ganha, quem são seus amigos, eu quero saber até se toma café ou não, se está comendo prasadam ou não. Se alguém quer se casar com minha filha, ele vai ter que preencher um formulário maior que o visto dos EUA. Se alguém vem e me diz que está fumando maconha, fazendo isso ou aquilo, direi que desejo tudo de melhor para ele, mas sem minha filha.
            Hoje em dias as pessoas pensam que isso é controle, mas é proteção. Agora todos só querem depender seus karmas. Então, o ponto principal é que só Deus completa as coisas. Através de Sua presença, a esposa, o esposo, o Mestre, os filhos, todos devem comportar-se apropriadamente. Se quiser criar seus filhos sem Deus, então só está enganando-os, não está dando-lhes bom critério. Qual critério lhes dá? Comunista? Capitalista? Racista? Deve saber o que dar aos seus filhos, não os engane, lhes dê algo real.
Todo o sistema educativo hoje em dia é um engano para nossos filhos, eles têm feito um sistema de competência e lhes ensinam a usar a debilidade de outros para seu proveito e assim lhes dizem que a vida não tem sentido, que se morrerem tudo se acaba, então para que fazer esforços? Onde está o futuros dessas crianças? Onde está o futuro deste tipo de matrimônio?  É só engano. E as coisas que realmente nos beneficiam, como a pureza, a divindade, Deus, já não se encontra mais, só pode encontrá-las se fizer muitas penitências e austeridades. Tem que renunciar teu ego falso. Como conseguir isso? É difícil e unicamente é alcançado com a ajuda do Mestre Espiritual, porque ele vai nos ensinar o que é o verdadeiro ego. Somos elementos serventes do Supremo e nos tornamos se conquistarmos o ego falso.
            Um servente amoroso sempre busca fazer o melhor de acordo com os princípios do Amor Divino. Temos que aprender a amar todos. No caso de ser um homem casado, ame a todos e se case. No caso de um brahmacari, ame a todos e não se case com ninguém. Não podemos ser todos sannyasis, teríamos um mundo sem filhos, nem todos foram feitos para serem sannyasis. Para aqueles que tiveram filhos e os criaram bem, então depois, fazendo o melhor, podem tomar a sannyasa.
            Se puser Deus no centro de sua vida, não importa se se casa ou não, se é viúva, se teu par já não está, porque isso é só o 0.000001. Então, nunca perca Deus, o 99.999999, isso se chama a psicologia da imperfeição, ou como disse Nietzsche: “Temos que aprender a dançar com os pontapés da vida.” Às vezes é chutado de um lado, mas tem que dançar, às vezes é chutado para outro lado, mas tem que dançar também, mas a melhor dança é a dança do Kirtan a Deus. Então, toda a satisfação dos desejos está em Deus.
            Agora a pergunta é: “Onde O encontro? E se puder me caso com Ele imediatamente!” Vai ficar surpreso, pois todas as escrituras védicas dizem: “Cintamani prakara su kalpa vriksha – Você pode se casar com Ele.” Cintamani dham é a terra dos desejos transcendentais e Krishna está rodeado de milhares de gopis, de Lakshmi e está compartilhando Seu amor com todos. Essa é uma filosofia muito elevada, podemos dizer que é o maior presente. Pode ler sobre o casamento com Deus no Srimad Bhagavatam, mas também pode se casar neste mundo e se casar com Deus depois. Mas se casar com Deus, pode encontrar outros que vão se queixar, pois eles querem ser o 99.999999 em sua vida e Deus é compassivo. Se o homem e a mulher amam Deus, então não há problema, ambos estarão felizes, não haverá competição, pois Deus está no centro. Então, como podemos estar casados e viver em Deus? Como podemos educar nossos filhos em Deus? Esta é uma idéia abstrata ou a solução do dilema de nossa existência? Se tudo isso for bobeira, então me calo, mas tenho muitas razões para compartilhar isso, pois a vida em Deus é possível e só tem que ler o Bhagavad Gita, nele se diz como deve funcionar, como trabalhar com Deus, como ajudar os outros, como cuidar de sua saúde, como controlar a mente, como enfocar a inteligência, como se conectar com outras entidades vivas para ver Deus em tudo, ver os animais como seus irmãos, como ser agradecido com todos, nunca ser descortês nem injusto. Se você gosta de tudo isso, então também posso casar contigo, não será difícil, porque poderemos trabalhar com as pequenas coisas se aceitarmos o Bhagavad Gita e vivermos de acordo com Ele. Sua vida será bela.
            Quem vive em Deus quer compartilhar a Consciência de Deus com outros e quer ter uma família espiritual também. Não só o pai, a mãe e os filhos são sua família, ele também quer uma família espiritual e a criação inteira também é sua família. Todos os que se direcionam para Deus são sua família, mas aqueles iniciados por meu Mestre Espiritual e os que têm a ver com a minha vida, eles são minha família especial e podemos fazer crescer esta família. Claro que há muitas provas para passar, e a vida está cheia de provas. Como Albert Einstein disse: “Os problemas não são problemas, porque se houver um problema, estará forçado a ir a um nível mais elevado para que não seja um problema.” Então, não era um problema, era um impulso para te levantar a um nível mais elevado.
            Veja Deus em todos os lados, nunca se desespere e seja agradecido. Há coisas grandiosas em sua vida, não gaste seu tempo com bobeiras, agradeça e se torne devoto. Use todo o prazer de Deus, então cada segundo de sua vida se tornará precioso, mais e mais bonito, porque tem uma relação especial com Deus. Então, o que é tudo isso? Quer estudar o ego dos outros? Quer meditar na ignorância dos outros? Qual é o benefício disso? Temos que ver alguns bons exemplos e se estivermos buscando nosso Mestre Espiritual temos que ver alguém que esteja fazendo coisas grandiosas e se esta pessoa não estiver fazendo nada grandioso para ajudar o mundo, então não é um Mestre.
            Nosso Srila Prabhupada nos deu o maior presente da vida. Qual? A possibilidade de cantar os Santos Nomes de Deus. Graças a ele podemos purificar nossa consciência e torná-la estática. Sabe qual é o significado de tudo isso? Que é tão estático que não se pode dormir além das 4h30 da manhã, e não só isso, também pode levantar, cantar e ter programas nas manhãs, que se chamam “febre do mangal aratik”, febre da manhã, não “febre do sábado à noite” e estar celebrando que nossa vida pertence a Deus. Assim se é feliz e vai querer passar o resto de suas manhãs com orações e gratidão, nos carregando de espiritualidade todas as manhãs. Como? Mediante os ouvido, escutando o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita e outros textos. Tem que escutar com atenção, e se escutar bem, deve fazer perguntas e tirar as dúvidas, e não dizer: “Não sei nada, não entendo nada.” Depois de cantar e escutar, as perguntas têm que ser resolvidas. Só então pode-se servir o prasadam e pegar a comida oferecida previamente a Krishna, e como foi oferecida a Ele, se converte em uma comida especial. Essa comida tem que mudar sua vida, sua consciência. Provará que o prasadam é diferente, algo está acontecendo ali. Enquanto comer, a todo tempo estará sorrindo, seu corpo terá outra energia e então vai querer se levantar e ir ao serviço, querer fazer algo, despertar suas capacidades e responsabilidades para satisfazer Deus e assim tudo começa.
            Pode fazer isso pelo resto de seus dias e tudo se deve ao entusiasmo, à fé, à confiança, ao êxtase experimentado nas manhãs. Esse é o fruto que estamos buscando. Se encontrar esses frutos, então algo real deve estar por ai. Esse é o caminho do êxtase espiritual.

            Srila Prabhupada ki jay!
            Hari bol.
            Seu sempre bem-querente,
            Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário