domingo, 8 de novembro de 2009

Chat de Domingo - 08 de Novembro de 2009

Meus queridos devotos, hoje teremos um meditação especial sobre pregação. Pregação, pregação, pregação. Muitos devotos se perguntam porque eles não são respeitados. As principais e possíveis razões são:
  • Não dão aulas e não são professores de nenhum curso da Academia Vaisnava, que foi iniciada pelo seu mestre espiritual ou que foi ordenada a iniciar.
  • Prega , porém se tornando a figura central e não conecta seus estudantes com o mestre espiritual de sua missão e não vincula com algo prático para promover a missão.
Isso torna sua pratica “impotente”. Nós sempre precisamos de refugio e contribuições praticas na nossa missão, sem isso tudo é temporário e sem sabor. Por favor considerem que sua felicidade dependerá de quanta felicidade permanente entrega aos outros.
Qualificação número 1: Ser agradecido por tudo o que tem.
Qualificação número 2: Ser compassivo e compartilhar a maravilhosa oportunidade de servir ao teu Guru. Se não sente desejo de servir ou não encontra alguma pessoa que com sua guia abençoaria as outros e dessa maneira te vincularía ao serviço devocional, então se encontra em um mau estado.
O único que pode salvar essa situação é você. Você mesmo tem que criar tal ambiente onde possa conectar as pessoas com o serviço ao teu Guru com toda sinceridade e transparência. E seu teu Guru já não se encontra em vida, você mesmo tem que converter-se nesse Guru ou simplesmente aceitar a falência espiritual. Uma condição muito séria.
Assim sempre devemos orar pela oportunidade de fazer serviço e tornar nossa vida útil para os outros. O tornar-se um observador indeferente e passivo significa congelar profundamente teu avanço espiritual. E se você se torna um crítico somente com aqueles que tentam sobreviver servindo nessa era de Kali pode terminar ofendendo aos devotos e perdendo todo gosto pelo processo que aceitou antes como o melhor da vida.
Publiquem fotos nas páginas web, uma foto diz mais que mil palavras. Algumas de nossas belas fazendas e projetos não tem, ou tem pouquissimo material fotográfico publicado na web, isso deveria mudar imediatamente. Cada foto deveria ter também uma pequena legenda explicando do que se trata em espanhol e inglês, desta forma os potênciais voluntários pode ver quão belos estes projetos realmente são. Lindas artes, paisagens e fotos dos devotos que são responsáveis e receberiam em pessoa os amigos quando visitassem o lugar. Eu quero enfatizar que todos trabalho de publicidade é um projeto de pregação a favor dos outros, é nosso dever. Nós temos que ser o mais hospitaleiros possível no mundo. Esse é o nosso dever com Srila Prabhupada.
  • Uma pequena história Guru Nanak:
Uma vez o Guru perguntou aos seus discípulos: Quão longe estamos agora da morte ?
Um deles disse: Gurudeva, é possível que não vejamos o amanhecer.
O segundo disse: Pode ser que nós não estejamos vivos dentro de uma hora.
O Guru disse: Nós estamos separados da morte só por um alento.

Portanto cada repiração deve conter o Santo Nome para sem dúvida nos conectarmos a eterna realidade. Não espere outro alento. Até o teu último momento repita o máximo que puder o doce nome do Senhor. Assim é a vida, que valha a pena viver e que valha a pena morrer.
Nossa vida como pregadores é gloriosa enquanto entregamos a verdade e estabeleçamos lugares onde possam ser ensinado como viver bem com consciência de Deus. Srila Prabhupada nos ensinou isso como seu exemplo de amor. Isso foi ensinado para que seja aplicado nas comunidades dos templos, é necessário e aqui vão duas mensagens:
Aqueles que estão conectados com as finanças dos templos devem ser desinteressados e bem intenssionados em todas as suas decisões. Os templos não são e não deveriam ser propriedades privadas de nenhum tipo.
Quando as pessoas a cargo dos departamentos começam a tratar-los como se fossem uma area de interesse privado que ganharam por anos de serviço se distorce a imagen e cria disturbios na comunidade, o termo “Ad Honorem” se aplica aqui. Os serviços na área de responsabilidade devem ser feitos sem cálculo. Qualquer pequena manutenção dada a alguém que dedica seu tempo ao serviço devocional não deve ser mal-entendido como um algum direito que eles obtem para serem mantidos no futuro.
Os templos não trabalham assim e não tem um sistema financeiro designado para essa função.
O que ocorre com os devotos maiores então?
Primeiro que uma pessoa que vive uma vida de Grihasta não pode criar segurançar familiares que possam benefiar-lo em uma idade avançada. O que tu faz diariamente no templo te dará uma proteção diaria dentro dos limites da disponibilidade. Boa consciência e bom serviço otorgam boa proteção. Não podemos vender templos do Senhor Krishna porque um indivíduo se encontra numa situação de emergência. Nós podemos te rum devoto profissional ajudando uma pessoa doente, devotos de todas as idades são responsáveis por recrutar doutores conscientes que querem ajudar aos devotos dedicados em necessidade.
Assim todos vocês devem cultivar por si mesmos o pregar a médicos profissionais, pode ser qe algum dia precisemos de alguns deles. O mesmo se aplica ao teu campo de ação. Geralmente os devotos jovens tomam cargos de manejo dos templos devido a suas disponibilidades. Eles tem o tempo e o desejo de fazer. E assim alguns devotos maiores se sentem deixados de lado.
“Porque eles não me perguntam?” “Por acaso não confiam em mim ?” “Por acaso não os agrado?
Essa idéias tontas aparecem já faz algum tempo devido a nossa maya ou devido a nossa carência de tempo e devido a não contribuirmos seriamente por algum tempo e fora que os novos devotos não conhecem o que tu fez para o Guru e Krishna quando era mais jovem ou quando foi Brahmacari. Porém isso não significa que não possa servir ou que possa ir bem por só criticar aos jovens devotos porque eles não estão fazendo quando eu era jovem. “Que devemos faze meu querido Vaisnava maior?“
Você deve reconstruir teu campo de pregação onde você é importante e indispensável. Tem que dar aulas ou Nama Hatta em sua casa. Deve tornar-se um membro ativo e valiosos dos departamentos de seu Gurudeva ou também pode começar um. Sempre em vida nosso Gurudeva começou novas missões. Srila Puri Maharaj começou sua missão com 91 anos de idade e Srila Prabhupada saiu para começar sua missão no ocidente aos 68 anos. Assim, não se queixe das pessoas jovens que tratam de fazer o melhor possível, devemos ganhar a graça diariamente. Nem sequer sonhe em descansar no triunfo do serviço devocional feito no passado. Isso não é revolucionário, é um sonho. O mundo precisa de pioneiros e humildes servidores, não só de velhos ranzinzas reclamando que não tem facilidades ou respeito. Lidere o respeito, não o demande, essa foi a ordem de Srila Prabhupada. É tempo de que dê a teu Guru ajuda real novamente para que assim obtenha a verdadeira confiança do teu Guru. Não deseje ter mão de obra, ao menos que se comporte de tal maneira que mereça ajuda inspirando a novas pessoas ou aquelas pessoas desanimadas no caminho da dedicação. O novoé doce e se você começou não sinta que é o dono disso. Conheci muita gente que tem muito Laksmi e belos templos, porém mesmo assim ninguém os quer e nem os quer servir porque eles não dão um tranto amoroso e nem transparente aos outros.
É fácil fazer uma demonstração de devoção, porém os verdadeira Vaisnavas não “cairam” com aquele show. Se você é verdadeiro, verdadeiros buscadores te serão enviados por Krishna mesmo. Pode ser que seja difícil, pode ser que tenha que passar por algumas provas, porém essas são bençãos. Para realmente ir a casa, de volta ao supremo muitas dificuldades terá que passar. E não esqueçam os verdadeiros Goswamis não procuram conforto, eles dão tudo e não buscam nada para si mesmo. Uma verdadeira prova, trabalhar para Krishna sem interesses separados. Krsna não te ignorará, ele está esperando que venha e que se converta em seu representante real. Todo meu amor pra ver-los cantando e dançando juntos. Devotos de todos os países, idades, gêneros e níveis de educação.

Essa é a minha mensagem para que todos que sentem falta entusiasmo ou para os que criticam o modo de trabalho de outros devotos, Se você realmente pode fazer o melhor, faça o melhor e dessa forma ajuda teu Guru a satisfazer o seu desejo de apresentar discípulos felizes a Prabhupada.


De Chandigarh em visita a Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.
Srila Prabhupada Ki Kay!

Haribol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário