domingo, 14 de fevereiro de 2010

Chat de Domingo - 14 de Fevereiro de 2010

PhotobucketReverências queridos devotos, irmãos espirituais, irmãs espirituais e amigos, Guru Maharaj tem uma agenda muito cheia hoje e não pode atender pessoalmente o chat de hoje, ele pediu que no chat de hoje todos saibam mais sobre seu trabalho em Vrindavan, dos projetos com a Braj Vrindavan Heritage Alliance e escreveu uma carta para todos onde compartilha sua visão e pedido de conscientização, é uma carta em inglês. Madre Bhagavati vai traduzir para todos nós, logo Guru Maharaj pediu que devotos líderes e presidentes de templo presentes, sannyasis participem do chat dando informações de sua experiência no sankirtan personalizado, Guru Maharah disse que por enquanto ele não está interessado em abrir mais templos, que seu desejo é de aumentar a pregação em no mínimo 5 anos de muita pregação e fortalecer os templos que existem e prefere ter poucos templos, porém muito fortes com mais pregação do que muitos templos com pouca pregação. Ele disse que o melhor sankirtan personalizado com o catálogo de 1 folha e com o catálogo completo. Madre Bhagavati vai começar a tradução, Srila Guru Maharaj Ki Jay.

Prabhu Pancatattwa das.


Importância de regressar o Yamuna aos ghats originais de Vrindavan.

Ter um monumento histórico como os ghats , especialmente o Keshi Ghat é um presente extraordinário. Estas belas estruturas são também chamadas lugar de referência ou ponto de encontro, porque uma vez que tenha as visto não pode esquecer delas nunca. São únicos e nos lembram histórias de uma passado glorioso, nada deve impedir ou obstruir a visão desses monumentos e nem sequer outras belas edificações.
O horizonte de Vrindavan sobre o Yamuna era a porta principal para Vrindavan durante um tempo, quando as pessoas chegavam de barcos a Mathura. Os restos que se espalharam sobre os ghats por tantos anos se converteram na base do caminho para os parikrams de frente aos ghats de Vrindavan. Sem dúvida representa certas características práticas para os que se conduzem ao longo dessa estrada ou caminho, porém a que custo? Antes de mais nada, a beleza da pedro arenoza de Vrindavan tem sido de forma desnecessária escurecida. Segunda, a doce água do Yamuna tem sido enviada longe de Vrindavan. Terceiro, o movimento pacífico para os yatris agora é impossível pela abundancia de veículos motorizados, a sujeira e a invasão de negócios, além de tudo isso há uma invasão de resíduos artificias amontoados e assim as pessoas usam para jogar mais lixo e tudo isso é ilegal, porém as pessoas se tornaram apáticas e decidiram continuar com despejos e aumentando comércios nessas preciosas e sagradas áreas. Assim, privadas de sua beleza natural a maior parte das fotos de Vrindavan se tornaram lixões e também se converteram em lugares de proliferação de muitas doenças. E há poucos anos também tem se convertido nos locais de banho de Vrindavan. Independente do plano que seja finalmente escolhido, o tribunal instituiu que não será permitido o desague de águas residuais no Yamuna. Finalmente houve uma saudável decisão de proteger os cidadãos da contaminação. Por tanto, sugiro que a Jai Prakashe Associates Ltda elabore um plano para devolver o Yamuna aos ghats, senão podem fazer-lo se pode recorrer ao um grupo de engenheiros especializados em construção de canais. Os comércios ilegais tem que ser devolvidos, o ganho universal vai ser grandiosa e os que tem perdido serão recompensados, se pudermos fazer que o Yamuna novamente chegue aos ghats através de um canal de pelo menos 10 métros de largura e profundo com o típico Yamuna, inclusive embarcações poderiam navegar nele e tería um lugar inclusive mais belo que os canis de Veneza – Italia, assim milhões de pessoais viriam por ano e com tudo restaurado Vrindavan seria uma das cidades medievais mais bonitas da mundo. Adicionalmente a isso, os ghats seriam estendidos e estariam seguros e grandes quantidades de pessoas poderiam visitar e também seria seguro para pessoas com deficiências. Vrindavan é uma cidade com cultura espiritual viva, por onde milhões de pessoas vem visitar a Banke Bihari, Radha Raman, Radha Damodar e outras deidades famosas, cuidar apropriadamente dele tem que ser uma questão internacional, para o cuidado da bela arquitetura, da devoção e da higiene.

“UM PLANO DE CRESCIMENTO QUE RESPEITE AO PATRIMÔNIO”

Vrindavan precisa de uma plano integral que aborde a necessidade de preservar o caráter sagrado da cidade que é tão querido aos peregrinos e turistas. Ademais que facilita a Vrindavan a idéia de prosperar porque receberia a todos os visitantes. Se pensarmos cautelosamente não é necessário e não queremos veículos motorizados nos caminhos dos ghats. Vale a pena considerar que nas cidades clássicas e as cidades mediáveis e os povoados da Europa, assim como nos assentamentos em outras partes do mundo onde as cidades não são tão antigas, os centros da cidade, as margens do rios e os pontos de referência estão muito protegidos e se mantém livre do tráfego e se permitem somente os pedestres. Por tanto, os demais planos para a restauração dos ghats, que se incluem passeios como se mencionou anteriormente, aqui estão algumas outra sugestões.

O povoado antigo deve ser tombado como patrimônio e os veículos motorizados não podem ser admitidos em seu interior. Devem existir diretrizes estritas para conservar o patrimônio de arquitetura dos edifícios e só materiais originais como areia devem ser utilizados nos trabalhos de restauração. Uma uniformidade se conquistaria, criando um encanto muito atrativo, os acessos a essa áreas seriam muito fácil. Eu proponho que a cidade conquiste os dois objetivos: de alojamento do tráfego e embelezamento do meio ambiente ambos mediante a criação de um bosque de árvores braj original do outro lado do Yamuna e fazer uma zona de estacionamento atrás desse arvoredo. Os visitantes poderiam entrar em Vrindavan pela ponte de madeira flutuantes já existente ou sobre uma balsa estabelecido próximo ao Mada Mohan Mandir. Talvez incluindo uma ponte de pedestres ao longo das linhas de Jula Laxman em Rishikesh funcionaria bem. O povoado antigo se pode visitar, no período rickshaw ou a pé, veículos motorizados serão proibidos. As exceções seriam para veículos de emergência ou para entregas noturnas de mercadorias. A zona do povoado antigo é pequena e é muito provável que o que acabo de propor servirá para um transporte mais rápido que o vigente hoje em dia. O tráfego está frequentemente em um estancamento total, porque os caminhos não suportam a grande quantidade de veículos grandes que por ali passam. Portanto, se considera o assunto de proteção do patrimônio o de eficiência do tráfego, meu plano proposta é o único sensato. O único obstáculo que é o de educar ao público sobre a eficácia da instalação desse tipo falando sobre os mesmos pontos tratados aqui.

Um debate sobre a importância de tomar atitudes imediatas:

É de suma importância a longo prazo que estes planos para promover o crescimento respeitando o patrimônio se formulem e se apliquem de imediato, porque a situação atual não nos dá tempo nem para nenhum de vocês como lideres nem para nós como cidadãos. A atrofia permanente das glórias de Vrindavan causada pelo desenvolvimento irresponsável dever ser detida. Se não determos, haverão riscos para a saúde, danos ao meio ambiente e perda de meios de vida maiores do que o que se produz hoje em dia em Vrindavan. Ações que se estão adotando em nome do desenvolvimento de Vrindavan não são planejados e há uma falta de visão global para o futuro da cidade e seus residentes, se fala de desenvolver o turismo e um plano mestre de turismo braj em Uttar Pradesh. No obstante, as autoridades não consideram o maior impulso para os turistas, indianos e de forma igual os estrangeiros para uma viagem a Mandal braj.
A viagem se faz para viver a experiência da cultura de um lugar famoso por sua vegetação e templos antigos. Todas as iniciativas atuais parecem atuar em detrimento da imagem cultural que atrae a tanta gente. O ministério do turismo, “Incredible Índia” é um belo trabalho de marketing dos destinos turísticos do país. Ao navegar através de seus anúncios no site poderá ver que o patrimônio é obstruído pelo desenvolvimento moderno que é o que “vende”. Há uma necessidade não só para a restauração dos ghats e a proteção do patrimônios, senão também que para a infraestrutura local e uma consideração com a saúde humana.
Neste momento Vrindavan não é uma cidade, somente se trata de um bairro de concreto, camadas de escombro de construção interrompem as ruas por todas as partes. O povo inteiro sofre com a degradação estética, enquanto o resto do mundo inteiro está tratando de tirar os motores a combustível e a contaminação de suas cidades, Vrindava está tratando de trazer-los, isto não é só um acontecimento desagradável que complica o tráfego desta pequena cidade-estrada, também contribiu para a contaminação do ar e da água. As estruturas construídas no Yamuna, como a terra que ilesamente está sendo usada para construir a controversa ponte em frete ao Keshi Ghat, está restringindo ais mais o fluir do rio que agora já é patético. O estancamento das águas residuais enquanto pouco a pouco se filtram nas lençóis para envenenar as pessoas, essa água também é o lugar de cultivo de várias doenças transmitidas; pela água, incluindo: dengue, malária, diarreia e disintería. Repito: Independente de que plano finalmente seja escolhido o tribunal institiui que as águas de residuais não podem desaguar no Yamuna. Portanto, é imperativo que parem imediatamente com as águas residuais que deságuam no Yamuna que sejam enterradas todas as construções e os planos de obstrução do fluir do rio.


Conclusão


Vamos despertar no que diz respeito a indiferença ou passividade, Vrindavan poderia ser bela e organizada como qualquer bela cidade na Europa ou em Singapura, somo os anfitriões dos peregrinos de todas as partes do mundo que vem a Braj. Que pode tomar a atitude? Quem pode manter um nível quando os administradores mudam todo o tempo? Um forúm permanente com poder para proteger o Braj é necessário que inclua uma administração especial com os trabalhadores pelo bem estar verdadeiro e que se encarregariam de supervisionar os projetos de desenvolvimento na zona. Por favor façam o que puderem fazer, eu cumpri com o meu dever de levar isto a seu conhecimento. Agora é seu dever de atuar.

POR FAVOR: Salvem Vrindavan dham da ponte sobre o Yamuna, participem do cultivo e execução de planos de desenvolvimento holístico e simples, dêem seu apoio para obter o status de patrimônio da humanidade por Braj e Vrindavan dham, se assegurem que não haja mais lixo e nem fluxo de águas residuais no Yamuna, senão fizermos isso, lentamente estaremos matando nossos poços e a nossos cidadãos, um membro da família do Senhor Krishna.

Achyuta Gotra.

Seu sempre benquerente

Swami B.A Paramadvaiti.