domingo, 24 de agosto de 2014

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a causa de todas as causas




“Não entendemos qual é o plano de Krishna e como Ele organiza tudo, mas temos fé de que está por trás de cada detalhe, conectando tudo para um bem superior.”



Meus queridos devotos, recebam todo meu afeto de Armênia. Tem sido dias muito lindos em companhia dos devotos, há muitas coisas em movimento aqui na Colômbia. Somos muito afortunados em receber tantas bênçãos. Na verdade, Krishna responde à nossa oração de coração, onde pedimos que nos permita converter em um instrumento do Seu amor.
Não entendemos qual é o plano de Krishna e como Ele organiza tudo, mas temos fé de que está por trás de cada detalhe, conectando tudo para um bem superior.

Krsna stu bhagavam svayam
Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a causa de todas as causas

E o devoto de Krishna tem um grande compromisso com o sofrimento dos demais seres no planeta, pois o devoto anseia que todos os seres possam conhecer esta suprema verdade sobre Deus, isso se chama compaixão verdadeira. O processo da Consciência de Krishna trata-se de ganharmos amigos, nos tornamos amigos de coração de todos, pois nos preocupamos com nossos amigos, desejamos que eles estejam em e que sejam felizes. Esse é o início do processo espiritual, sambhanda jñana, o conhecimento sobre Deus e da relação com as entidades vivas.
O Senhor nos dá metas muito elevadas, que às vezes parecem difíceis de se alcançar, mas ainda assim devemos continuar na nossa tentativa e não nos desanimar. Melhor, devemos nos focar em cultivar o entusiasmo, nos encher de coisas belas relacionadas com Krishna que nos entusiasmem na vida espiritual.
O Senhor Caitanya Mahaprabhu explicou a Srila Rupa Goswami que a semente do Bhakti que o mestre espiritual planta no coração do devoto começa a germinar na medida que se rega com a água do Santo Nome. Mas, como toda planta, tem que regar diariamente, não é que um dia rego e então passam semanas e não molho. As plantas precisam de água constantemente, também precisam de sol e outros aspectos favoráveis, resumindo, de cuidado.
Da mesma forma, a semente do bhakti precisa de cuidado. Precisa ser regada diariamente com o canto do Santo Nome, porque Krishna não é diferente do Seu Nome. Esse é o presente do Senhor Caitanya. E como as plantas, não são apenas água e sol, na medida em que a planta cresce, também crescem as plantas más, as ervas daninhas. Assim também como a trepadeira do bhakti cresce, também crescem as ervas daninhas no coração que podem tirar as forças da plantinha do bhakti. Mahaprabhu disse que essas trepadeiras têm que ser eliminadas imediatamente.
Para isso, um devoto precisa ser muito determinado a cuidar de sua vida espiritual, cuida de sua plantinha do bhakti em crescimento. Se o devoto se dedicar a cuidar e regar constantemente de sua trepadeira do bhakti, então ela ficará forte e crescerá até chegar aos Pés de Lótus do Senhor Krishna. Lá se agarraria e por meio dela o devoto dedicado poderá sair deste plano material. Cuidado é a chave. Cuidar e eliminar os aspectos indesejáveis.
O bom senso e a guia interna sempre estão nos ajudando a identificar esses aspectos indesejáveis. Só que muitas vezes nos enganamos e fazemos como se não soubéssemos. Mas cedo ou tarde vai acontecer se não prestarmos atenção, a sinceridade é a salvação do devoto. Sinceridade e se refugiar nos devotos mais avançados que ajudarão em seu caminho espiritual. Não temos que cuidar apenas de nossa própria prática senão tudo aquilo que foi colocado sob nossa responsabilidade: cuidar de nossas crianças e educá-las amorosamente nos valores mais elevados, cuidar de nossos templos, os programas que os devotos abriram para pregar às almas, cuidar de nosso serviço, pois se não cuidarmos, perderemos.
Não sabemos o que realmente temos até perder, e para não perder, temos que cuidar. O crescimento espiritual está nisso, no cuidado e manutenção que entregamos às coisas. Esse é o misticismo da vida espiritual, que na medida em que cuidamos dos outros, seremos automaticamente cuidados. Esse é um compromisso com Srila Prabhupada, nos esforçarmos em ajudar aos demais a cada momento, pois na vida espiritual cada segundo é de vital importância. Por isso é muito importante a relação individual que desenvolvemos com as pessoas que estão ao redor, a relação pessoal com o mestre espiritual, porque na medida que as relações de coração se fortalecem, também se fortalece o cuidado. E assim, toda a mística começa a funcionar. Então poderemos estar sempre conectados com o Infinito Senhor do Amor através da nossa conexão com os demais. Como diz o verso do Sri Isopanisad:

Isavayam idam sarvam
Yat kinca jagatyam jagat
Tena tyaktena bhunjitha
Ma gridhah kasya svid dhanam

“O Senhor controla todo o animado a inanimado deste Universo, por isso devemos aceitar apenas o que há sido destinado como cota para si e nada mais, sabendo bem a Quem pertence as coisas.”

Ai fica muito claramente explicado que o Senhor é o Controlador de tudo, portanto todo esforço de contrariar a vontade dEle é absolutamente em vão. Use o que precisa, não utilize o que não precisa e não desperdice.
Se todos aplicarmos este princípio, então o mundo se manteria em uma balanço perfeito. Mas o problema começa quando começamos a utilizar o que está destinado para nós.
Vamos outra vez ao tema do cuidado; Cuidar do que recebemos. Apreciar e cuidar. Se vivermos em harmonia com a vontade de Krishna, não acumularemos karma negativo, isto se chama akarma.
Por isso é muito importante dar um bom exemplo, custe o que custar, só assim as pessoas podem se inspirar em você e se animar a sair de Maya. Mas, se der um mau exemplo ou teu comportamento for medíocre e assim desanimar aos outros, então se converterá em um assassino da alma e se envolverá em ignorância. Isso é algo muito delicado, desanimar o processo espiritual de outras pessoas. Devemos ter muito cuidado com isso.
Estas são as reflexões que queria compartilhar hoje: o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e com a dos demais.
Estes dias em Bogotá foram muito interessantes, estivemos terminando alguns trabalhos da Oidaterapia com a equipe. Também tivemos reuniões importantes de Ikwashendwna, muito felizes com o apoio do p. Nrsimha e do seu grupo ativista. Agora vamos visitar o “eje cafetero” que é muito dinâmico para a pregação. Um lugar muito importante para o desenvolvimento da Consciência de Krishna. No caminho estamos inaugurando hoje o novo centro de Armênia.
Com isto me despeço por hoje.
Todo meu afeto.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário