“É muito bem sabido que o apego é aquilo que nos fez vir a este mundo de
dor, mas, se esse apego for transferido para o Senhor e Seus devotos, ele nos
abrirá as portas da liberação automaticamente.”
Meus
queridos devotos, recebam meu afeto de Panamá. Vamos ver qual é a mensagem que
o Srimad Bhagavatam tem para nós hoje. Estamos lendo o canto 3, capítulo 6,
chamado “Os guardiões das portas de Vaikuntha: Jaya e Vijaya são amaldiçoados
pelos sábios”, Srila Prabhupada explica neste verso:
yas tam
vivikta-caritair anuvartanam
natyadriyat
parama-bhagavata-prasangah
sa tvam dvijanupatha-punya-rajah
punitah
srivatsa-laksma kim aga bhava-bhajanas tvam
“Ó Senhor! O
Senhor Se apega excessivamente às atividades dos Teus devotos puros, mas nunca
Se apega às deusas da fortuna que, sem parar, se ocupam em Teu amoroso serviço
transcendental. Como vai então purificar o pó do caminho que percorrem os
brahmanas? E como podem as marcas de Srivatsa do Teu peito Te tornar glorioso
ou Te dar boa fortuna?”
Srila
Prabhupada disse que centenas e milhares de deusas da fortuna estão servindo ao
Senhor em Vaikuntha. Isto se explica no Brahma Samhita. Krishna tem 6
opulências ilimitadas: riqueza, fama, força, beleza, conhecimento e renúncia. Os
semideuses e demais entidades vivas adoram à deusa da fortuna para conseguir
seu favor, mas mesmo assim, o Senhor não se apega a ela, pois Krishna pode
criar um número ilimitado de deusas da fortuna para seu serviço transcendental.
Até Lakshmidevi às vezes inveja as folhas de Tulasi, pois elas prestam serviço
aos Pés de Lótus do Senhor enquanto Lakshmidevi mora no peito de Krishna, mas
tem que abandonar seu serviço para satisfazer a outros.
De fato, o
Senhor aprecia mais o serviço das folhas de Tulasi que o de Lakshmidevi. O Senhor
mesmo declara que Sua própria opulência se deve às bênçãos dos brahmanas e dos
vaishnavas, sem dúvida, isto serve apenas para ensinar aos demais a oferecerem
respeitos aos devotos do Senhor, os brahmanas e os vaishnavas. Esta é uma
declaração que vem do próprio Senhor Brahma. Brahma uvaca: Textos anteriores
dizem: Os sábios disseram:
“Ó Suprema
Personalidade de Deus! Somos incapazes de saber o que quer que façamos, pois
mesmo que o Senhor seja o governador supremo de tudo, fala para nos favorecer
como se tivéssemos feito algo bom pelo Senhor.”
“Ó Senhor!
O Senhor é o supremo diretor da cultura brahminica. O fato de considerar que os
brahmanas estão na posição mais elevada é Teu exemplo para que outros aprendam.
Na realidade é que o Senhor é a Deidade adorável suprema, não apenas para os
semideuses senão também para os brahmanas.”
“O Senhor é
a fonte da ocupação eterna de todas as entidades vivas e Se utilizando de
múltiplas manifestações das Personalidades de Deus protegeu sempre a religião. É
o objetivo supremo dos princípios religiosos e nossa opinião é inesgotável e
eternamente imutável.”
“Místicos e
transcendentalistas, pela misericórdia do Senhor, cruzam a ignorância ao
suspender todo o desejo material de modo que não é possível que o Senhor
Supremo receba o favor de ninguém.”
Este tema
em que o Senhor está dizendo: “Eu Sou o abençoado pelos brahmanas” e os devotos
dizem “Como é isso, Senhor, que está abençoado pelos brahmanas? Ninguém pode te
abençoar, o Senhor é a origem de tudo.” Essa troca é muito interessante,
Krishna sempre está competindo com Seus devotos, Ele quer dar todas as glórias
a eles e eles querem dar todas as glórias a Ele, como se declara o texto 22:
“Ó Senhor,
é a personificação de toda religião! Por isso Se manifesta em três milênios e
dessa forma protege este universo que consiste em seres animados e inanimados. Por
Tua graça que é de bondade pura e outorga toda bênção, tem a bondade de separar
os elementos de rajas e tamas pelo bem dos semideuses e os nascidos duas vezes
(brahmanas).”
Jay Nitay, Jay Nitay...
É incrível e
incontável a quantidade de slokas que existem e descrevem a supremacia da
Suprema Personalidade de Deus. E, por outro lado, o Senhor se mantém sempre
glorificando aos Seus devotos, devotos puros e completamente rendidos e
apreciados pelo Senhor, como Dhruva Maharaj, Narada Muni e Prahlad Maharaj.
Os devotos
sempre são glorificados pelo Senhor Supremo, e ao mesmo tempo eles glorificam
intensamente ao Senhor e Seus passatempos. Esses são dois tipos de Hari-katha:
algumas vezes falado por Krishna mesmo e outras pelos devotos falando do Senhor
Supremo, ambos são Hari-katha e claro, certa competição amorosa há entre eles:
enquanto o Senhor diz que o mais elevado são Seus devotos, eles dizem que o
Senhor é a fonte de todas as glorificações, e Krishna mesmo disse: “Se alguém
se apegar aos Meus devotos, então se apegará a Mim.” É algo completamente
presente nas escrituras Védicas, um apego incessante e pessoal entre o Senhor e
Seus devotos. O devoto está apegado aos Pés de Lótus do Senhor e nunca deseja
deixá-Los.
Há um verso
que eu gosto muito que diz: “É muito bem sabido que o apego é aquilo que nos
fez vir a este mundo de dor, mas, se esse apego for transferido para o Senhor e
Seus devotos, ele nos abrirá as portas da liberação automaticamente”: ...sa eva sindhu sukrito moksa dharma
pavritam. “Sa eva sadhu sukrito” significa que todos os sábios confirmaram
isso.
Temos que
entender a profundidade, a intimidade e o compromisso da relação entre o Senhor
e Seu devoto. Srila Prabhupada disse que por seguir este processo ao pé da
letra, o aspirante totalmente purificado terá a possibilidade de ver a Krishna
cara a cara. E Srila Prabhupada mesmo foi quem veio ao Ocidente nos salvar da
nossa ignorância e nos dar toda sua misericórdia, ele orou por todos nós diante
ao Senhor e disse: “Ó meu Senhor, todos eles estão cobertos pela ignorância, o
que eu posso fazer aqui? Nada, meu Senhor... Apenas o Senhor pode dar Tua
misericórdia senão nada acontecerá.” Srila Prabhupada também disse: “Eu fui
enviado aqui por meu Gurudeva, Srila Sarasvati Thakur Prabhupada,
Varsabhanavi-devi-dayita-dasa, o servente de Srimati Radharani, eu nunca teria
vinda a este lugar tão terrível por conta própria, só vim por ele... Ó meu
Senhor, se o Senhor não estiver dispoto a me ajudar nesta difícil tarefa, terei
que me queixar com Srimati Radharani.” Ah... Uma maneira muito doce de orar ao
Senhor, pois Seu devoto disse que se não o fizesse, se queixaria com Srimati
Radharani, isso não era boa ideia.
Às vezes
acontece que as pessoas se fazem devotas sem saber muito bem o que está
acontecendo, e claro, isso acontece porque tudo está sob o controle de Krishna,
o Senhor os captura de diferentes maneiras sem uma sequência lógica senão
ilimitadamente. Pessoalmente, eu me uni ao movimento pela Consciência de
Krishna sem saber muito do que se tratava, não sabia dos detalhes das
diferenças filosóficas entre uma linha e outra, apenas me senti cativado pelos
devotos e na forma em que eles realizavam as coisas, sem mesmo ser capaz de
diferenciar entre personalismo e impersonalismo, foi a graça dos devotos de
Krishna que me trouxe aqui.
Os queridos
devotos do Senhor dos quais nos apegamos facilmente, e por se apegar a eles se
recebe a misericórdia do próprio Senhor. Essa é a mensagem que queria
compartilhar hoje, que o essencial é se apegar aos devotos, pois sem o apego
aos devotos, a vida se torna vazia. O apego aos devotos é o que nos salva dia após
dia. Eu estou apegado a todos vocês, dependendo de todos vocês e oro para não
estar em nenhum momento sem os devotos que me ajudam a lembrar de Srila
Prabhupada.
Jay Srila
Prabhupada!
Seu sempre
bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.
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