quinta-feira, 21 de julho de 2011

Arte Consciente - De Berlim 17/07/11



 Abraço a todos. Aqui na Alemanha. Hoje terminou a reunião da WVA. A revista WVA é muito importante. Cada templo de Vrinda deve pedir a Seva Índia pelo menos 50 destas revistas e colocá-las em circulação. É nosso cartão de visita para mostrar a essência do Vaisnavismo. Recém-impressos mais de 2000 na Índia especialmente para isso. Somente a US$1,5. São uma excelente apresentação.  Quero que seja distribuído por todo lado. Outra notícia de ontem é que decidimos fazer um templo em Berlim de madeira. Algo novo para a cidade. Tivemos permissão para construir. Só falta com o quê. É um novo desafio, mas lindo. Eu quero também quero que levemos mais à sério a pregação do vegetarianismo. Não podemos acabar com a matança aos animais por parte das indústrias, mas podemos tirar os clientes. Agora vou seguir em inglês. No chat de inglês para todos aqui na Alemanha. Um grande abraço de coração.

Continuamos com o chat de Guru Maharaj. Traducao:

Hoje quero apresentar para vocês o conceito de publicidade de arte consciente (Conscious Art Media).  Elevar a consciência é uma necessidade primordial. Em qualquer maneira que seja possível. Elevar a consciência é sinônimo de educação, valores superiores, gosto superiores, metas verdadeiras.
Por este propósito eu convido há 25 anos todos aqueles que são artistas para que se unam ativamente ao Fórum de Arte Consciente. CART. É um fórum revolucionário. Que também tem um site, e agora estou procurando alguém que possa retomá-lo e lhe dê seguimento em inglês. Até agora havia sido amavelmente gerenciada por Manah Siksa Dasi de Suécia. Arte Consciente é uma plataforma de declarações, e com uma óbvia quantidade de liberdade artística. Arte Consciente em seu nível máximo é a amorosa glorificação do Senhor Divino e Sua Divina Verdade. Bhajans, kirtans, orações, poesia.
Mas a Arte Consciente estende-se também à preocupação e à emergências que nosso mundo está experimentando. Por exemplo: os grandes esforços da Revolução da Colher ao criar cartazes, canções, vídeos em defesa aos animais e ao meio-ambiente.
É um poderoso e prático exemplo que CART pode fazer. E está em andamento, mas necessitamos mais e mais.
Necessitamos de alguém que escreva tal canção que quando alguém a escute torne-se de vez vegetariano. Alguém que possa desenhar um pôster que ao olhá-lo as pessoas se façam responsáveis por suas relações com a Mãe-Natureza.
CART é uma chamada, e chama as pessoas conscientes do mundo. Para que possam ouvir música consciente, ver documentários conscientes.
CART, A Arte da Revolução da Colher. Também pode chamar-se: “Consciência que doi” Nós vivemos em um mundo onde a ignorância está sendo propagada todos os dias sistematicamente, ao ser gasto bilhões de dólares em campanhas publicitárias. E todos somos afetados por isso, todos nós somos produtos destas campanhas. Você tem sido bombardeado com isso desde sua infância. Por estas campanhas materialistas, usando os mais incríveis e trabalhosos sistemas para criar algo sem sua mente. Ideias equivocadas. E o chamado da preocupação da consciência maldosamente tem chegado aos ouvidos das pessoas.
Esta é a razão pela qual o mundo está submerso à ignorância. A matança de animais é considerada uma forma normal de entretenimento e o consumo está apresentado como real êxito da vida. Com mais dinheiro e mais compras você é mais exitoso. É o dever de todos artistas conscientes e de todas pessoas conscientes produzir e propagar os produtos de CART a seu máximo grau.
E para isso pode-se usar a internet, uma fotocopiadora, teus pés, maquinas de copiar CDs e se assegurar que haja um ambiente festivo para trocar nossa consciência.
Devemos estar alegres e celebrar.  Para nos salvarmos e salvar aos demais do profundo buraco da ignorância, tem que ser feito com entusiasmo. Por exemplo, CART mede expor muitas das produções conscientes musicais.
E todas as novas gravações com mensagens conscientes têm que ser imediatamente inclusas no site. Claro que temos a dificuldade sobre os diversos idiomas. Recentemente em minha viagem pelo Sul da América nos encontramos com novos artistas, e eles prometeram trazer uma nova campanha de consciência vegetariana a seus fãs quando tiverem um novo show.
Ano passado fizemos um casamento com a Arte Consciente, a Revolução da Colher e a distribuição de prasadam. E foi o melhor casamento que pude celebrar na minha vida.
Há um acordo, sempre que haja um show consciente também haverá prasadam e uma mesa da Revolução da Colher. Quando houver um show ou algum evento da Revolução da Colher, sempre vamos convidar músicos conscientes para que façam sua apresentação e seu disco também.
Isto requer grande organização e também alguns investimentos financeiros.
Mas a realidade requer compaixão e entender a grande necessidade do CART.
Porque CART representa um certo grau de festivais de alegria. Agora é mais fácil para as pessoas se relacionarem com as mensagens de CART através das mensagens em exibições artísticas. As pessoas devem estar sempre expostas a mensagens de amor e compaixão e não-violência.  Minha ideia é que quando as pessoas virem os 200-300 OKis, elas pensem “Acredito sim que essas pessoas saibam o que dizem.”  E elas rapidamente, quando menos imaginarmos, tirem a carne de seus pratos. Porque funciona desta maneira, desta vez, daquela vez, outra vez, e quando menos perceber já não quer mais.
É como a publicidade funciona, é por isso que investem milhões em campanhas publicitárias. Nós só temos que curar as pessoas da ignorância e que não causem danos a si mesmos nem ao mundo.
Mas isso ainda requer que cheguemos à consciência das pessoas.
Agora temos todos os materiais à disposição, ao menos em espanhol e em inglês. Em outras cidades, não quero mencionar nomes se estão dormindo.
Os sonhos charmosos, eles pensam que tudo está bem e que não temos que fazer nada a respeito.  Precisamos ter exibições de CART, pôsteres, pinturas, canções, documentários, expostos de tempo em tempo, de outra maneira, todo mundo se manterá na ignorância.
O que é o Bhagavad-Gita? É um chamado de consciência. O que Krishna está fazendo? Ele está fazendo publicidade pelo bem da bondade, e a submissão a Verdade Transcendental. É por isso que Krishna expôs o Bhagavad-Gita a Arjuna, e tem seus devotos que o propagam, assim como Srila Prabhupada fez com seu Bhagavad-Gita, Como Ele é. É uma necessidade absoluta.
Não é um luxo, o necessitamos, nosso planeta o necessita. Nossa Mãe-Terra o necessita! Por isso não duvide em participar! O grande festival de CART MEDIA e seus lançamentos, cada mês com uma grande celebração em cada centro, centros de yoga, em templo pelo mundo, das diferentes produções de CART.
É um grande esforço para nossa causa.
Particularmente eu peço a cada um de meus estudantes para coletar os itens significativos, para seus esforços pessoais de divulgar a mensagem: 1- Precisa da máxima quantidade de OKis. Em tamanho pequeno, com a direção dos ministérios a qual esteja conectado. E também precisa ter os mesmos OKis em tamanho de carta, para cada vez que saia de casa, e coloque estes pôsteres em lugares interessantes ou que peça permissão para seus amigos  de alguma loja para poder deixar em exibição – assim ninguém em sua cidade fica sem vê-los.
2- Se assegure que tenha todos os documentos importantes e filmes sobre vegetarianismo e responsabilidades com o meio-ambiente, tais como:
“Blue Gold”, “Planeta Fantástico”, “Ativistas Quânticos”, “Mudando o Mundo”, “Como e por que ser vegetariano”, “A granja dos animais”, “Osmosis Jones”, “Pintinhos em fuga”, “O futuro da comida”, “Diet for a small planet” e muitos outros.
E também todos os vídeos que foram feitos pela Revolução da Colher.
Na Argentina, por exemplo, a Revolução da Colher conseguiu muitos bons músicos para fazer uma chamada, para deixarem de matar os animais na época Natalina. Muitas outras organizações no mundo também espalham as ideias iguais ou similares. Nós amamos a todos. Nós somos seus amigos.
Há muitas razões pelo qual as pessoas devem tornar-se vegetarianas. Um destes argumentos mais poderosos neste sentido não vem da tradição védica.
Estamos aprendendo na tradição védica: 1- Somos almas responsáveis individualmente por cada uma de nossas ações e que a matança de animais é totalmente contra nosso próprio interesse, já que podemos nascer como animais em outra vida, como uma reação dos animais que matamos, e morremos da mesma forma que restringimos a eles. Qualquer que possa entender isto, ou crer nisto, logo não pode continuar matando os animais. Sendo que é uma loucura, se você mata um animal e você sabe que o mesmo vai te acontecer na próxima vida. Este só é um argumento tradicional dos seguidores dos Vedas.
É uma forma tão lógica de pensar e que obviamente ignoram hoje em dia. Você sabe – que foi discutido recentemente – que ao invés de colocarem comentários nos maços de cigarros dizendo que fumar vai te matar, querem colocar imagens das pessoas em sua última etapa desastrosa de câncer de pulmão, etc., e assustar as pessoas para que não fumem. As pessoas que não despertam a alegria espiritual e a responsabilidade espiritual têm um tempo muito difícil de mudar. Por isso é muito importante que no CART levemos o espírito de alegria. Quão maravilhoso é compartilhar o amor com nossa espécie humana. Quão maravilhoso é realmente celebrar a vida universal e conectar a nossos companheiros, os seres vivos, e nossa Mãe-Natureza. Fico muito feliz que você participe em todas essas coisas. É claro que existem muitas publicações da Revolução da Colher, para espalhar essas palavras e mensagens, pedindo doações para isto. Este deve ser o produto do entusiasmo. Este é um pequeno sacrifício que pode fazer. E será altamente recompensado porque cada novo vegetariano será uma grande bênção para você. E esta é a única maneira que este conhecimento se estenda. Somente se tirarmos os clientes da indústria de carne que vamos ter um grande êxito.
Por isso que as pessoas em geral quando ganham dinheiro com álcool, carne, etc., não querem escutar nada. Porque não querem trocar sua consciência,  porque não querem perder o dinheiro. Mas nós somos amigos deles. Eles estão fazendo dinheiro, mas seu futuro é escuro e lamentável. O que queremos é convencê-los e queremos criar as situações onde não possam continuar com suas atividades negativas.
CART MEDIA é uma plataforma de mudar a consciência do mundo. E todo o mundo está convidado a participar. Assim que você ver um novo CD em nossa oficina de CART MEDIA, peço gentilmente, participe. Apresente a mesma produção em teu centro de yoga, em teu centro cultural, em teu restaurante vegetariano, ou sempre que possa.
Copie o CD, ou pegue de alguém que já tenha copiado e trate de vender o maior número deles em evento promocional. Além disso, terá uma mesa neste evento com toda música consciente e DVDs, e quando as pessoas escutem todas as diferentes contribuições e o trabalho duro de outros artistas no passado.
Queremos converter todos em um ministro da Revolução da Colher, que significa ser ativista responsável e não deixar ninguém escapar da responsabilidade que tem com todos os animais como no passado.
Portanto, não é só um luxo ou uma ideia sobrando na mente. É Srila Prabhupada, Mahatma Gandhi, Vandana Shiva que chamam a responsabilidade. Como cidadãos responsáveis do mundo, são responsáveis em cuidar de todas essas coisas que são prejudiciais ao mundo. WORLD CITIZENS, cidadãos do mundo, é o contrário de fascistas ou nacionalistas provincianos, que só possam pensar no bem-estar de seu próprio clã. E o mundo pode ser salvo somente por esses cidadãos do mundo (world citizens) e por aqueles que se preocupam.
E o mundo somente será salvo por aqueles que cuidam dele. Que se preocupam que a selva amazônica está em perigo, que se preocupam quando os irmãos e irmãs das comunidades indígenas se prejudicam com os interesses capitalistas de exploração dos recursos – como a construção de represas ou da destruição das florestas pela química irresponsável ou a extração de gás e petróleo a um custo incrivelmente alto. Contudo, estes custos não são pagos por essas indústrias, terminam em impostos públicos, ou no ombro daqueles que sofreram pela perda de seu meio-ambiente. Porque aqueles que pagam os impostos públicos não têm dinheiro para removerem o efeito ou a indústria. Não há nada que se possa fazer a respeito – o dano já está criado. Contudo, os animais e os homens que vivem por aí, morrem ou têm tantas coisas negativas que vivem para elas. Os cidadãos do mundo (world citizens), são os que definitivamente amam a todos. E por amarem a todos, estão felizes com este convite, desta convocação. Não se sentem perturbados ou molestos quando lhes digo que devem participar. Deve haver um ministro em CART e Revolução da Colher. E isso é também para a proteção da causa e de todos os ativistas.
Então eu lhes peço que trabalhem para a Revolução da Colher.
Que assegurem-se que em cada centro haja CDs e DVDs, canções como Vaisnava em quito, ela fez um belo CD da Revolução da Colher, com lindas canções que tocam seu coração imediatamente.
E Bhakta Das com sua nova canção de Ahimsa de Medelin, completamente compassivo com as entidades vivas. Quando ouço essas canções e vejo todo o esforço que fizeram para tocar os corações das pessoas, para fazê-las conscientes, me vem lágrimas aos olhos. Por favor, transcrevam isto a todos os idiomas, e façam que todo o mundo leia. 10 vezes se for necessário. Porque as pessoas não reagem se não lerem isto 10 vezes. As pessoas já não leem, só veem imagens hoje em dia. Mas desta vez têm que entender que estamos falando aqui seriamente do programa CART que começou na Alemanha há 20 anos e que tem sido apoiada por artistas conscientes por tanto tempo.
Estou muito agradecido com todos aqueles que fizeram gráficos, vídeos, que cozinharam tanta comida para distribuição. Agradeço por ler tudo isto, este é o princípio da meta na Almenha. Vamos compartilhar isto com todos os convidados. Assim entenderão o que estamos fazendo. Estão todos convidados a serem ativistas ativos. Não somente o apoio mental. Do apoio real. Agora vou lhes apresentar uma prasadam do Chile. Se chama Avelã. É uma noz de uma arvore e os índios mapuches a usavam. Tem bastante proteína e é muito gostosa. Quando eu estava no Brasil, estava comendo quase todos os dias pinhões. Esta é outra comida dos mapuches. Há algumas árvores no Sul da América muito generosas. Não há necessidade de fome, quando plantamos árvores na Mãe-terra.

Jay Srila Prabhupada.  
Tenham um lindo festival de domingo.
Aqui já começou o festival.
Minhas orações para o serviço de Sri Guru e Gouranga.
Haribol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário