domingo, 29 de junho de 2014

Viver com carinho




“Todas as almas que cruzam teu caminho foram colocadas por Deus com o propósito de aprender a amar, não considere como algo sem importância. Servir a essas almas significa servir a Krishna. Assim como a criança é a possibilidade que Deus dá aos pais de aprender a amar e a servir, do mesmo modo, todas as pessoas que Deus põe em nosso caminho têm o mesmo valor.” 



            Queridos devotos, recebam todo meu afeto da Espanha. Todas as glórias sejam a Srila Prabhupada. Ratha Yatra ki jay.
            Hoje o Senhor Jagannath sai para distribuir Sua misericórdia a todo mundo, inclusive os que não são considerados aptos para receber Seu darshan podem ter essa misericórdia hoje. E graças ao enviado de Jagannath, Srila Prabhupada, nós no Ocidente também podemos receber esta misericórdia, pois Srila Prabhupada foi quem estabeleceu os Ratha Yatras ao redor de todo o mundo, festivais do amor universal.
            E hoje em dia, na nossa família espiritual, também os realizamos e se tornaram verdadeiros festivais de alegria e arte para Deus. Graças à misericórdia de Srila Prabhupada e do Senhor Supremo na nossa família se aumenta dia após dia as possibilidades de serviço. Eu agradeço profundamente e de todo coração a todos devotos que estejam celebrando todo seu carinho e dedicação à família Vrinda.
            Tudo na vida do devoto depende do carinho que ele entregar. Um devoto não é irritado ou tampouco infeliz, um devoto é totalmente carinhoso. Irritação é ateísta. Às vezes a irritação é pegagógica, por exemplo, um pai tem que mostrar certa irritação às coisas ruins que faz a criança para educá-la. Mahaprabhu também se irritou em alguns dos seus lilas para instruir Seus devotos. Mas não me refiro a esta “irritação educativa” senão à modalidade egocêntrica e egoísta de estar irritado, isso não é natural em um devoto. O devoto é naturalmente carinhoso e expressa seu carinho em cada momento, com todos os seres e em todos os serviços que realiza.
Para crescer e avançar devemos aprender o que é a amabilidade incondicional, para crescer tem que ser amável, não apenas com alguns senão com todos. O carinho do coração é a única coisa que nos permitirá servir, e, efetivamente, nossa vida e alma, nossa motivação principal é o serviço, não temos nenhuma outra razão de existir além do serviço. Serviço, serviço, serviço. E o que significa serviço? Ajudar aos demais, apreciar aos demais, ser útil aos demais. Serviço implica se manter motivado, saudável e feliz para seguir servindo, porque a vida, no final das contas, não é para relaxar.
Se for agricultor e o teu trabalho é semear e colher o campo, acordar muito cedo para trabalhar com esforço e dedicação, às vezes aguentando o sol e o calor, outras vezes aguentando o frio ou a chuva. Tem que aprender a ter paciência e esperar os momentos propícios para o plantio e logo o cultivo. Se for um agricultor froxo, não poderá obter bons cultivos, tudo depende da dedicação com a qual se faz as coisas.
Deve se dar conta da grande responsabilidade que tem de se converter em um agricultor da tua própria vida espiritual, a grande responsabilidade de cultivar teu serviço, porque recebeu um grande presente divino, o serviço que teu mestre espiritual te entregou. Por isso é muito importante que cada um de vocês encontre a área onde queira lutar para crescer e assim extender os braços à comunidade espiritual e para toda possibilidade de servi-la. Fazermo-nos presentes e dizer: “Estou aqui, estou disposto a colaborar no que for necessário para o bem de todos.”
Todas as almas que cruzam teu caminho foram colocadas por Deus com o propósito de aprender a amar, não considere como algo sem importância. Servir a essas almas significa servir a Krishna. Assim como a criança é a possibilidade que Deus dá aos pais de aprender a amar e a servir, do mesmo modo, todas as pessoas que Deus põe em nosso caminho têm o mesmo valor.
Apenas pelo semeio de valores do amor, nossa vida espiritual florescerá e poderemos crescer, mas essa mentalidade está muito ausente na sociedade atual, completamente ausente. O mundo apenas nos ensina a desfrutar sem amar, a explorar aos demais sem se importar se estão bem ou não, mas se nós dermos carinho e nos mantivermos na associação dos devotos e de nossa família espiritual, então estaremos protegidos.
Eu quero realçar a importância na nossa vida sobre as pessoas que Krishna colocou no nosso caminho, elas são nossas companheiras de viagem. As relações devem ser sagradas, Krishna nos dá pessoas sagradas. Eu me sinto enriquecido e endividado com a presença de cada um de vocês. Com muitos de vocês não pudemos estar por muito tempo juntos ou apenas nos vemos uma vez ao ano quando há algum Mela grande ou quando vou visitar seu país, eu sinto que vocês têm a capacidade para fazer um serviço maravilhoso e oferecê-lo aos pés de lótus de Srila Prabhupada. Isso me reconforta. Por isso peço que se tornem líderes em sua área de serviço, que se comprometam, que desenvolvam responsabilidades e se que esforcem. Nunca deixem de se esforçar no serviço, porque quando deixamos de nos esforçar, chega a comodidade e tudo perde sua magia. Quer dizer levar o amor a todo lugar.
O ser humano deve ser portador da semente do amor, deve cuidar e semear em todos os corações para que neles floresçam o bhakti. Para isso temos uma grande variedade de áreas de pregação: temos Academias Vaishnavas, temos a UDSA, temos Eco Yoga Aldeias, temos Yoga Monastérios... Porque os devotos de Krishna são os servos da vida humana, são os guardiões da semente do amor e das mesmas sementes que Mãe Natureza nos presenteia, os guardiões da consciência adequada e da responsabilidade da sociedade humana para o serviço de Deus.
Srila Prabhupada foi quem nos ensinou a importância da vida simples com pensamentos elevados. E para que possamos servir dessa forma, Krishna está nos dando tudo o que precisamos, só falta colocarmos todo nosso engenho, muito entusiasmo e muita clareza no processo e que sempre nos mantenhamos cantando o Santo Nome para pedir misericórdia e assim poder expandir a consciência de que somos guardiões e servidores.
O que o Senhor nos deu é pura misericórdia, é completamente independente do nosso trabalho, não é algo que produzimos. Eu sei que os devotos trabalharam muito duro e eu agradeço profundamente sua ajuda e serviço, mas eu sei que não foi por esforços e poderes individuais que conseguimos fazer algo nesta família, foi apenas por misericórdia. Pois como diz o ditado: “A Consciência de Krishna se expande apesar de nós”, apesar da nossa inconsciência, apesar das nossas impurezas, apesar da nossa indiferença, apesar da nossa falta de carinho... Ainda assim a Consciência de Krishna se expande.
Tudo o que recebemos são presentes de Krishna e o plano mestre por trás de tudo isso está controlado por Krishna. O plano mestre é de Sri Caitanya Mahaprabhu quando disse: “prthivi te ache yatha nagar adi gram, sarvatra prachar hoiber mor naam”, que em todo o mundo se escutaria o canto dos Santos Nomes do Senhor.
Mesmo que tudo esteja controlado por Krishna, como Ele mesmo disse no Bhagavad Gita a Arjuna: “Você deve cumprir com o seu dever para teu próprio crescimento”, em outras palavras, nós não somos os controladores, com sorte conseguimos fazer um plano, mas, de qualquer forma, temos que cumprir com o que nos motiva e apreciar como Krishna for se manifestando.
Devemos nos tornar um instrumento, nada mais. Completamente um instrumento. Um instrumento de um serviço que não traga um benefício somente a si, nem sequer um benefício à comunidade, nós estamos servindo toda a humanidade sem buscar benefício próprio. Nossa tarefa é difundir a Consciência Divina Eterna a todas as almas condicionadas do mundo material. Esta forma humana de vida está destinada a conhecer Deus.
Isso é o que hoje queria compartilhar com vocês, estamos aqui para fazer algo bom, não para estragar. Para quando sairmos deste mundo tenhamos feito algo bom e não apenas loucuras que vão nos obrigar a voltar de novo a este mundo de sofrimento, por isso temos que pregar e pregar, temos que nos tornar sérios e nos esforçar com alegria sem perder nunca a alegria e o carinho.
Eu desejo a todos vocês que se tornem devotos felizes e carinhosos, e que tudo o que façam esteja cheio de amor pelos demais.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 22 de junho de 2014

O amor é um ingrediente que une a todos e nos une com Deus




“As pessoas sofrem por falta de fé. Pessoas com uma fé firme têm maior capacidade de enfrentar as dificuldades da vida. Você pode desenvolver tua fé, pode se tornar muito forte na tua fé e você mesmo verá os resultados, isso é ciência.”


Meus queridos devotos, estou muito feliz de compartilhar o chat de hoje com vocês. Primeiro quero oferecer minhas humildes reverências ao meu mestre espiritual Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada cujo lugar estou falando aqui, porque eu sei que se ele estivesse aqui, todos estaríamos escutando a ele.
Srila Prabhupada deixou muitas sementes de amor plantadas em muitos lugares e é uma grande alegria para mim em constatar todos os dias como o meu mestre espiritual impactou a vida de tantas pessoas de uma forma tão profunda. Claro, isso era típico na sua forma de intervir na vida das pessoas que falavam com ele, quando alguém lhe perguntava algo, Srila Prabhupada dava de uma vez todo o amor que tinha e mostrava que há algo muito precioso nesta existência, algo supremamente precioso e isso é a capacidade de amar.
Certamente o ser humano é abençoado por esta grande capacidade, mas ao dizer isto não quer dizer que apenas o ser humano tenha esta capacidade, isto está na alma e a alma está presente em todo ser vivo. Desta forma, os animais também têm esta capacidade de amar, sendo assim, não é apenas uma bênção para os seres humanos. Se pensarmos que os animais não têm, então mais razão ainda tem o homem de amá-los, porque o homem sim tem, mas a realidade atual é outra.
Pela maneira que se trata aos animais se revela quanto amor você tem. Se realizarmos que esta é a nossa realidade, pois é hora de cultivar teu amor, de desenvolvê-lo, de crescê-lo, alimentar teu amor. Como se alimenta o amor? Até os músculos podem crescer se você quiser. Pode se tornar especialista em qualquer área da vida, não há limites. Mesmo com o temporário se pode chegar muito longe, imagine então com o não-temporário, isso é o transcedental. Tua capacidade de amor tampouco tem limites, pode incluir inclusive amar o temporário e o não-temporário.
Muitas vezes devotos jovens chegam a mim com o desejo de estudar uma ciência temporária, muitas vezes animados por seus pais para ter certa segurança econômica. Eles pensam que eu sou contra a ciência ou contra estudar, mas eu estou contra dos falsos valores e do grande negócio que há por trás da assim chamada “educação”. Para que vou mandar meu filho a um lugar onde todo tempo dizem que Deus não existe, que a vida não tem meta, que não há valores e que devemos desfrutar do mundo, além de ignorar a sabedoria, a fé e as ciências transcendentais? Por isso Srila Prabhupada foi firme ao dizer: “A universidade é um matadouro da alma.” E isso ele disse dentro de uma onde foi convidado para dar uma conferência, não teve medo em dizer.
Mas qual alternativa damos hoje diante esta situação? Estamos estabelecendo uma universidade de sabedoria ancestral para aprender as ciências verdadeiras: a ciência da medicina ayurvédica, a ciência da nutrição consciente, a ciência da pedagogia com valores, a ciência de como desenvolver nossa capacidade de amar, a ciência de como se tornar um líder espiritual.
Quem disse que o Oriente não tem ciência ou o conhecimento ancestral não é conhecimento científico? Quem disse que no Oriente não tem cientistas? Quem disse que no passado não havia suficiente conhecimento científico e que é vigente até hoje? Quem disse que não é válido? Definitivamente tinham ciência. Somos testemunhas de muito legado que deixaram que surpreende ao homem moderno como construções, arte, etc., até coisas que o homem moderno com sua ciência não sabe como repetir ou explicar.
Eu mesmo fui inspirado por alguma misericórdia para ser um instrumento em um estudo profundo sobre o poder da fé. Isto chegou a mim e em meu serviço de difundir o que aprendi do meu mestre espiritual descobri que as pessoas sofrem por falta de fé. Pessoas com uma fé firme têm maior capacidade de enfrentar as dificuldades da vida. Você pode desenvolver tua fé, pode se tornar muito forte na tua fé e você mesmo verá os resultados, isso é ciência. Da mesma forma que a sua saúde é resultado principalmente sobre o que come, se comer mal, adoecerá, isso é ciência.
Por isso temos a ciência do vegetarianismo como a ciência de uma alimentação sã, mas nas universidades não se ensina nem a comer bem. A maioria das universidades ensina a comer carne, então aí já pode começar a desconfiar em ir a uma, pois que ciência têm em seu pensamento que não praticam algo tão básico, cientificamente falando? Porque sim, vegetarianismo é uma ciência básica, é o primeiro curso. Srila Prabhupada nos ensina isso em tudo, principalmente no 1º Canto do Srimad Bhagavatam.
Eu pedi aos devotos a fazerem OKIs cada vez que Srila Prabhubapada falasse do tema, se surpreenderam quantas vezes ao Srila Prabhupada enfatizar o tema. E disso se trata a ciência do desenvolver tua capacidade de amar. Comece amando seus irmãos menores. Muitas pessoas falam de amor, mas quando se trata de comer, isso acaba. E se fala muito sobre traumas de crianças, mas não se investiga os traumas que carregamos por comer aos nossos irmãozinhos desde pequenos. Para todos foi um trauma realizar que temos que comer nossos irmãos.
Nenhuma criança vê a um carneiro e quer parti-lo em pedaços e comê-lo. Isso em termos de observação científica parece que não notam os cientistas, e se notam, não lhes interessa porque pode derrubar seu negócio ou seu contrato com a indústria da carne. Toda ciência trabalha para o comércio, por isso precisamos formar cientistas conscientes, mas é difícil se graduar como um cientista consciente em uma universidade não consciente.
Há muito conhecimento útil e prático, por exemplo, a ciência da agricultura ou a ciência da tecnologia à serviço do bem-estar da comunidade. Por exemplo, a ciência da compostagem, a ciência do banheiro seco, a ciência da reciclagem, a ciência da proteção das águas, etc. Há muitas ciências que também podem ajudar hoje em dia, por exemplo, eu tenho um grupo de advogados conscientes na Colômbia que está lutando para defender os direitos da natureza. Queremos que os governos incluam dentro das suas constituições os direitos da natureza incluindo os direitos dos animais. Há muitas propostas, mas não vi uma onde claramente se respeite a vida de um animal.
Em muitos lugares já existe a de se maltratar um cachorro ou um gato... Isso já é uma grande conquista, mas ainda falta. Mas o que falta para isso? Mais amor. As metas se conquistam por meio do amor que puser para consegui-las. Srila Prabhupada pôs uma meta: Estabelecer a Consciência de Krishna no Ocidente e o fez. Um senhor bem idoso, materialmente falando, um homem ancião, que sai pela primeira vez do seu país a um lugar longe, mas com um amor gigante por nós, um amor por seu Guru para satisfazê-lo. Mesmo seu Guru não estava mais fisicamente no planeta, mas estava em seu coração. Isso é um grande exemplo de desenvolvimento do amor, níveis de amor muito além do que tua compreensão possa ver, evidenciar e comprovar hoje em dia. A este amor somos convidados.
E eu também fui impactado pelo amor do meu mestre espiritual e não posso fazer menos que contar a todos que vêm a mim por amor a Srila Prabhupada. Assim, eu peço que, por favor, falem do amor de Krishna, falem do amor de Srila Prabhupada, eduquem seus irmãos na ciência do amar e sejam felizes em suas convicções, pois não só dar mas apreciar internamente também.
Acar e Pracar, a prática e a pregação. Na nossa vida nós temos o Acar, é a conduta, o Pracar é a pregação, o que comunicamos aos outros. Devemos ser excelentes em ambos, mas principalmente no Acar. Devemos ser puros e transparentes em nossas ações. Amor por tuas práticas espirituais, amor por tuas japas, amor pela meditação da manhã, amor pelo Srimad Bhagavatam, amor pelo despertar e apreciar a cada um dos teus irmãos que te acompanham, para os que vivem em teu templo isso é uma grande bênção, ver tantos devotos, madres todos os dias. Da mesma forma para um grihasta, despertar e ver ao seu esposo ou esposa, aos seus filhos, em um ashram assim como do templo. Teu esposo, tua esposa, é teu irmão, irmã espiritual.
Justamente muitos problemas aparecem quando se esquece que tua esposa é uma filha do teu mestre espiritual que ele te deu pessoalmente para cuidá-la. Não é apenas amor esta linda pessoa que te acompanha senão amor pelo grande presente que deu teu Guru ao confiar em você dando uma esposa para cuidar, pois se ama tudo o que recebe do Guru. Tudo o que se recebe do Guru é prasadam, misericórdia, então teu esposo, esposa é misericórdia de Gurudeva. Esta compreensão é amor verdadeiro e quem pratica não terá problemas em suas relações. Este amor entre irmãos espirituais é real e se aprende no campo do serviço devocional, por isso é importante treinar em um templo.
Alguns dizem: “Para que serve um templo? Posso viver na minha casa e praticar Bhakti Yoga lá.” A resposta é: “Onde vai treinar o amor por teus irmãos, estudando e praticando o bhakti em comunidade, cantando e adorando a Deidade?” Lá aprendemos a amar à Deidade porque vemos a manifestação do amor de outros e nos apaixonamos cada vez mais por Seus devotos que transmitem seu amor por Krishna. Assim nossa vida se enche de mais amor, e esse amor logo transmite aos filhos, se este for teu caminho.
Um sannyasi vê aos devotos como um pai vê aos seus filhos. O renunciante renuncia a uma família pessoal para dar seu amor a todos e ver a todos como seu filho. Alguém na vida de renúncia apaixona as pessoas com seu amor por Krishna, e para um grihasta é uma bênção pode se associar com um renunciante para alimentar mais seu amor. O amor é um ingrediente que une a todos e nos une com Deus. Por isso não duvide de se inscrever em uma universidade do amor para aprender a ciência do amor e ser um especialista em amar a todos, um especialista como Srila Prabhupada.
Srila Prabhupada era para se apaixonar à primeira vista, como caminhava, como falava, como trabalhava, como comia, tudo. Cada detalhe de Srila Prabhupada apaixonava e continua apaixonando em cada significado do Srimad Bhagavatam, pois Srila Prabhupada continua vivo ali e nos devotos que o servem, porque nunca morreu, está sempre conosco, seu amor é vigente e isso é o que queremos que as crianças e devotos do futuro investiguem e aprendam, aprender algo vigente e vivo, não uma ciência morta.
Os mestres do passado vivem e o som das suas palavras está presente nos devotos do presente. Os mestres do passado nos acompanham todo o tempo, seu desejo por inundar o mundo com amor continua presente, continua vivo e é o que vemos no presente, eles não se foram, não abandonaram seus ideais, ao contrário, estão ajudando aos devotos a realizarem seus projetos. Por isso sempre adoramos no altar, por isso são tão importantes que estejam no altar, e que os pais ensinem às crianças a contribuição de cada um, os herois verdadeiros! Por isso tão importante que os herois sejam bem identificados na vida de uma criança, as crianças devem identificá-los no altar, porque ali são adorados.
Com estas palavras me despeço do chat de hoje glorificando ao nosso grande heroi: Srila Prabhupada e a todos os acaryas que dão a ciência do amor.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 15 de junho de 2014

A fé é a entrada da devoção




“O amor absoluto acomoda tudo, não há nada que temer. Onde houver fé se encontrará Deus e onde estiver Deus não existirá o temor.”



Meus queridos, recebam todo meu afeto da Suécia. Passando uns dias felizes com os devotos aqui, fazendo planos para difundir a Consciência de Krishna nestas terras.
Krishna é Quem satisfaz todos os prazeres individuais, é Ele Quem atende e abriga a todos, é Quem conhece a cada um e os guarda em Seu coração. Eu posso me lembrar de cada um de vocês, claro, porque são inesquecíveis, mas minha lembrança é limitada, porém Krishna abriga a todos. É muito importante entender que Krishna é O Supremo e que tem uma relação com cada um e é a relação de coração a coração com os devotos que permite nos aproximarmos de Krishna.
Castidade é o que se necessita de nossa parte. E o que significa castidade? Em essência significa fidelidade plena. Castidade significa inclusive se desprender dos desejos materiais, pois quando estamos absortos no serviço a Krishna, não desejamos nada mais. Mas claro que é muito difícil não ter desejos sexuais no mundo onde o sexo domina tudo, sem dúvidas isto é possível apenas quando se prova “um gosto superior”. Krishna diz que quando alguém tem um gosto superior pode deixar o gosto inferior.
Castidade quer dizer não abandonar a ninguém, não ficar mal com ninguém, nem com teus parentes nem com os que te rodeiam. Há de se ocupar em servir ao Gosto Superior mesmo que ainda se tenha o gosto inferior, e assim de pouco em pouco começamos a avançar espiritualmente e em algum momento ficará fixo na Consciência de Krishna. Só tem que ter paciência.
Srila Sridhar Maharaj disse que o gosto superior pelo divino se desperta gradualmente e assim também vão desaparecendo as coisas indesejáveis do coração. Tudo depende da atitude, da determinação que tenhamos por sair do enredo material. Apenas no momento em que decidamos nos autoentregarmos por completo, a nos consagrarmos, nesse momento entraremos na plataforma da estabilidade espiritual e então poderemos desenvolver um gosto pela prática.
A atitude de serviço, ocupação e entregra é a primeira coisa. Dedicação significa trabalho, seguir as instruções do mestre espiritual e colocá-las em prática no serviço, essa é a fórmula. Servindo aprende a se entregar corretamente. A prática mesma não é o mais importante senão a intenção com a qual se pratica, dedicação quer dizer trabalhar sob a guia de um vaishnava.
Na medida em que o devoto se rende por completo ao seu mestre espiritual, as portas do plano mais elevado vão se abrindo. O serviço aos vaishnavas e ao mestre espiritual deve ser nosso norte. A principal ocupação da nossa vida deve ser essa, apenas assim poderemos nos afastar das regiões inferiores. A razão e o conhecimento mundano não nos dão nenhuma satisfação, apenas a rendição será o verdadeiro alívio do coração.
Tudo aquilo que fazemos para Krishna no nível de serviço devocional e com intenção pura está livre de karma. Akarma quer dizer sem karma, a atitude correta no serviço devocional inclusive pode apagar o karma. Assim, vamos nos liberando de tudo aquilo que nos impede de nos ocuparmos no serviço devocional.
E qual é a atitude correta? A sinceridade. Sinceridade quer dizer fazer tudo o possível para o que deve ser feito. É algo difícil. Sinceridade é o mais grandioso e também o mais difícil de ter, mas alguém que tenha sinceridade de coração já está bem situado. Srila Sridhar Maharaj disse que um devoto puro é puro em seu propósito.
A submissão a Krishna é o mais importante. Submissão faz com que as dificuldades diminuam. Submissão significa aceitar sem questionar o que Krishna quer para nós, pois sempre Krishna vai querer o melhor.
Luxúria, ira, inveja, são todas consequências do apego aos sentidos materiais, elas nos afastam completamente de Krishna, cometemos muitos erros quando nos deixamos influenciar por elas. Tem que se cuidar muito da ira, melhor, tem que escutar a voz interna e a inteligência. Essa voz interna sempre vai nos guiar ao positivo, ao divino e ao transcendental, só que quase nunca queremos escutá-la. Por isso é fundamental a associação com os devotos, pois eles são um amplificador da voz interna, mesmo que não queiramos escutar devido à ilusão, eles repetem constantemente o que temos de fazer.
Tem que desenvolver fé nos devotos, fé no serviço, fé no guru. A fé é a entrada da devoção. O amor absoluto acomoda tudo, não há nada que temer. Onde houver fé se encontrará Deus e onde estiver Deus não existirá o temor. Onde houver fé haverá rendição e onde houver rendição não haverá interesses separados. Onde não houver interesses separados haverá amor. Assim tem que se situar todos os dias até o final da nossa vida.
Essas são as palavras que queria compartilhar com vocês no dia de hoje.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 8 de junho de 2014

Sementes de Prabhupada




“Se você amar uma pessoa, ama suas ações, seus ideais, seu pensar, pode até morrer por eles. Neste caso, amor é sacrifício, morrer para viver, dar tudo o que ama, dar o melhor de ti. Srila Prabhupada foi um exemplo e ele apaixonou a todos nós com cada passo que dava.”


            Queridos devotos, uma grande saudação de coração de Nova Nilacal Mandir, um centro espiritual lindíssimo da família Vrinda. Todos têm que vir a conhecer esta fazenda.
            Estes dias foram muito lindos visitando a tantos devotos. Krishna tem muitos planos na Venezuela e eu fico muito feliz em ver os projetos dos devotos. Eu gostaria de viajar por cada yatra assim, de povo em povo pregando, promovendo os materiais do SEVA, fazendo amigos e distribuindo prasadam. Todos querem te convidar, levar às suas casas e viajar acompanhado com o grupo que tenho é realmente lindo. Sinto-me muito afortunado por ter esta misericórdia e feliz que logo este serviço tocará a vocês, porque é disso que se trata, em outras palavras, sementes foram deixadas e agora vejo os frutos.
Tudo o que vejo é o resultado da presença de um devoto puro. Sua presença foi real, seu amor pelas pessoas e seu desejo de que os venezuelanos tivessem a oportunidade de se apaixonarem por Krishna. Mas sua presença em cálculos temporais não foi curta, à vista externa apenas esteve alguns dias, mas os projetos atuais na Venezuela nos confirma que sua presença atual é real, seu amor é vigente e devemos continuar com o seu desejo.
Se você amar uma pessoa, ama suas ações, seus ideais, seu pensar, pode até morrer por eles. Neste caso, amor é sacrifício, morrer para viver, dar tudo o que ama, dar o melhor de ti. Srila Prabhupada foi um exemplo e ele apaixonou a todos nós com cada passo que dava. Que feliz me sinto em saber que os pés de lótus do meu mestre espiritual pisaram neste lugar e que eu tenho a oportunidade de servi-lo aqui. Meu amor esteve aqui. Isso faz deste lugar algo sagrado em minhas convicções, um tirtha, um lugar de peregrinação.
Adoramos a consciência que deixou Srila Prabhupada aqui. Onde a deixou? Em seus devotos, e por isso eu digo: Agora depende dos devotos, de vocês, para continuarem a fazer coisas lindas a Srila Prabhupada. Às vezes um devoto quer fazer de uma forma, outros de outra forma e isso aparentemente traz conflitos. Um diz: “Gurudeva, quero isto”, o outro diz: “Gurudeva, quero isto outro também.” Os dois querem servir igualmente. Muitas vezes me encontrei em situações assim.
Srila Prabhupada animava a todos os devotos e quando aos líderes faltasse área de serviço, os animava a abrirem uma nova área de serviço. Há muito espaço para desenvolver projetos espirituais, há muitos lugares que ainda não conhecem a Krishna. Aqui na Venezuela, por exemplo, conheci lugares muito lindos, e na Colômbia, no Equador, no Peru e em tantos lugares. Não temos problemas de que tenhamos muitos líderes, ao contrário, temos o problema que nos faltam mais líderes.
Chatear-se porque em um lugar há um líder e você quer liderar não tem sentido. Há mil lugares para liderar. No Mela de Arica há muitos anos analisamos isto e chegamos a várias conclusões. Uma das mais importantes é que um líder deve ter sua área de serviço onde responda e proteja que haja um bom nível de sadhana e formação espiritual de novos devotos.
Outro aspecto importante que observei nesta reunião foi que para mim todo devoto de no máximo 2 ou 4 anos de contínua prática espiritual tem todo acesso à cúpula de máxima responsabilidade na minha missão. Minha escola é uma escola de líderes, meu serviço principal, ou o curso que dou, é a formação de mestres espirituais, eu não espero menos que isso de cada um de vocês, isso é o que Srila Prabhupada queria de nós, um líder é um protetor de uma comunidade.
Na Índia há um ditado que diz: “Muitos sannyasis prejudicam o sacrifício”, é um ditado. Eu não sei porque os Vedas disseram isso... (risos) Mas por que isso? Porque não se pode ter 5 mahantas. O mahanta é o líder de um grupo. Os devotos mais velhos podem dividir os trabalhos por áreas, isso é questão de maturidade. As pessoas querem ver ao mahanta, querem ver ao líder, isso é algo natural no ser humano. Às vezes os devotos dizem às pessoas sobre mim: “Esse é o líder maior”, as pessoas dizem: “Uhhh, ele é o líder”. As pessoas querem saber quem é o líder do projeto, então alguém tem que assumir o papel de mahanta.
Em alguns programas muito grandes se pode dizer que há co-presidentes, muitos devotos encarregados de departamentos, tudo isso é possível, mas mahanta é muito importante, o líder projetor do grupo. E cada devoto deve trabalhar inspirado neste mahanta e onde se sentir bem, isso é necessário, tudo sempre em amor e confiança. Também é possível que vários líderes trabalhem unidos, isso é muito lindo, assim como trabalho com Gurudeva Atulananda e antes com Srila Harijan Maharaj. Vocês podem ver que sim é possível trabalhar unidos compartilhando o que Krishna nos dá, e eu trabalho em muitos projetos com muitos irmãos espirituais, como Askalita prabhu, Mrganath prabhu.
Isso é outra joia da família Vrinda, este amor que nos mantém unidos, um gosto por compartilhar responsabilidade com outros. Eu ao lado de tantos líderes do Vrinda sinto que sou servo deles, eu os visito para ajudá-los e para ver os frutos do que Srila Prabhupada plantou em seus corações. Srila Sridhar Maharaj nos ensinou isto com seu exemplo, ele era nosso maior líder e dizia: “Eu sou seu servo, eu dependo de vocês.” Claro, podemos dizer isto externamente, mas isso se demonstrou e confirmou no carinho pessoal contínuo incondicional que dava a cada um que chegava a ele.
Quando eu me refiro a líder, não só penso nos sannyasis senão em todos os líderes de projetos. Srila Prabhupada pôs a meta aos sannyasis, ele disse: “O serviço principal de um sannyasi é entusiasmar, entuasiasmar e entusiasmar. Às vezes é necessário corrigir.” Não é tão fácil corrigir, mas às vezes é tão urgente que temos que fazer algo e se fizermos, seguramente será criticado, mas tem que fazer algo. Por exemplo, tem que proteger o sadhana. Alguém que proteja o sadhana é um mahanta e seu amor pela Deidade se confirma diariamente. É claro que muitas vezes há eventos grandes que acabam tarde e assim é difícil o programa no dia seguinte, mas um mahanta deve entusiasmar a todos e não falhar. Eu desejo isso em todos os templos que Krishna nos deu. Na verdade, Krishna deu a vocês, pois a mim deu a oportunidade de visitá-los e servi-los.
Com estas palavras me despeço do chat de hoje. Obrigado, Srila Prabhupada, por todos os presentes. Obrigado, meu Senhor, por esta oportunidade de servi-Lo.
Srila Prabhupada ki jay!

Seu sempre bem-querente,

Swami B. A. Paramadvaiti.

domingo, 1 de junho de 2014

Somos de Srimati Radharani





“Não somos este corpo, somos almas espirituais
Não pode ser nosso ‘eu’ este corpo de carne e sangue
Somos algo muito elevado, somos pura consciência
Mas nos esquecemos por pura negligência.”


          Queridos devotos, recebam meu afeto da Venezuela. Quero começar esta mensagem com uma frase muito boa que deveríamos nos lembrar todos os dias:

“Não somos este corpo, somos almas espirituais
Não pode ser nosso ‘eu’ este corpo de carne e sangue
Somos algo muito elevado, somos pura consciência
Mas nos esquecemos por pura negligência.”

Há um verso do Srimad Bhagavatam que lembramos estes dias que diz:

sa va ayam sakhy anugita-sat-katho
vadesu guhyesu ca guhya-vadibhih
ya eka iso jagad-atma-lilaya
srjaty avaty atti na tatra sajjate

A tradução de Srila Prabhupada é assim:
“Ó queridas amigas! Está aqui a própria personalidade de Deus cujos atrativos e íntimos passatempos descrevem Seus grandes devotos nas partes confidenciais da literatura védica. É Ele unicamente quem cria, mantém e aniquila o mundo material, e ainda assim permanece inalterado.”

Neste sloka Krishna deixa bem claro o que é e o que não é. Às vezes não queremos saber a verdade, preferimos que as coisas se mantenham na incerteza. Por quê? Porque estamos em maya, mas se quisermos ter algo claro, Krishna vai nos mandar as coisas claras.
O Srimad Bhagavatam é a revelação mais confidencial do Vedanta, o mais confidencial sobre Sri Krishna. Imagine, um livro que fala sobre como se sente Deus, quem são Seus mais queridos, quais são Suas preferências, como Ele é igual para com todos, melhor, uma imagem e uma apresentação de Deus totalmente ampla que nos permite conhecer profundamente a Sri Krishna em Suas diferentes formas: como mantenedor, como criador, além de tantas facetas de Suas maravilhosas manifestações incríveis.
Graças ao Srimad Bhagavatam podemos conhecer o amor de Srimati Radharani e o anseio dela por distribuir esse amor ao mundo inteiro, porque ela é quem mais ama a Krishna e quer que esse amor se distribua a todos. Por isso aparece Sri Caitanya Mahaprabhu, para entregar Krishna-prema a todas as almas.
Este movimento na América do Sul e em todo o mundo é algo inédito e incrível que vem do arranjo divino de Srimati Radharani. É graças a sua influência que agora nós temos a chance de estar junto aos devotos e de poder nos esforçar ainda mais para divulgar todas as mensagens do Srimad Bhagavatam no mundo todo. Pesaram no grande esforço que significa alguém ter traduzido todas as mensagens do Srimad Bhagavatam ao nosso idioma e que podemos estudar todas as manhãs? Isso é algo impressionante. Foi uma boa vontade de maravilhosos devotos encabeçados por Srila Prabhupada que queriam que todos se tornassem conscientes de Krishna. E por trás do lindo serviço de Srila Prabhupada está Srimati Radharani. Nós somos da equipe de Srimati Radharani, não somos da equipe de Krishna.
À respeito, lhes conto uma história:
Havia uma vez um rei que também era um grande devoto que fez um dandavat parikrama em Radha Kunda, isso quer dizer se prostrar ao redor do Radha Kunda fazendo dandavat até completar a volta. Então, alguém comentou a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur que o rei estava fazendo isso, ele disse que não era a nossa linha. Há devotos que buscam ganhar o apreço de Radharani para conseguir o apreço de Krishna. Sem dúvidas nós buscamos o apreço de Radharani simplesmente porque pertencemos a ela, não buscamos tirar nenhum proveito dela, a força feminina espiritual é o nosso objetivo, mais que o próprio Senhor Supremo. Isto é muito confidencial, nós pertencemos à Mãe Suprema, porque ela é a Serva Suprema.
Na Índia, muitas pessoas adoram a Durga Devi como a energia material e a mãe cósmica principalmente para obter facilidades de desfrute material.
É claro que os gaudiya vaishnavas adoram a Sri Radha sem nenhuma intenção de se aproveitar disso, nós adoramos a Radharani porque ela é nossa vida, pertencemos a ela. Os adoradores de Durga Devi são conhecidos na Índia como “shakta” ou seguidores de Shakti Devi. De alguma forma nós também somos “shaktas”, porque adoramos a Energia Feminina Original, mas não somos apenas shaktas senão “suddha shaktas”, que é muito confidencial. Adoramos à Shakti Original, Srimati Radharani, a potência principal da devoção, por isso Srila Sridhar Maharaj disse que somos suddha-shakta, adoradores da devoção pura.
É Sri Radha quem faz tudo para que as almas possam chegar a Krishna. Radharani é quem tem todo este plano divino, é graças a ela que Mahaprabhu veio derramar Sua misericórdia, foi iniciativa dela. Ela sabe que Krishna quer que todo mundo se salve e ela é quem entra em ação para que isso se cumpra, apenas ela tem esta capacidade.
O Movimento da Consciência de Krishna no Ocidente existe por causa de uma grande chantagem. Quando Srila Prabhupada viajou ao Ocidente para cumprir com seu serviço a Srila Bhaktisiddhanta, escreveu uma canção que se chama “Krsna tava punnya habe bhai”, a tradução da canção é assim:
“Meu mestre espiritual, que é um servo íntimo de Srimati Radharani, me mandou aqui. Sem dúvidas que eu não tenho conhecimento, eu não sei nada. Então, como vou estabelecer a Consciência de Krishna neste mundo dominado por tamas e rajas guna? Como posso fazer? Por isso, meu querido Senhor Krishna, dou um aviso: Se o Senhor não me ajudar a fazer desta missão impossível algo possível, vou me queixar diretamente com Radharani e vou dizer que o Senhor me trouxe aqui e não me ajudou...”
Assim como disse Srila Prabupada: “Vou me queixar com Radharni se o Senhor me deixar sozinho neste lugar”, eu penso que Sri Krishna se assustou e então fez algo forte para que as almas muito condicionadas, apegadas às drogas, ao álcool e muitas outras coisas desviadas, pudessem receber Sua misericórdia e cantar o Santo Nome.
Dessa maneira Srila Prabhupada conseguiu que todos nós começássemos a refletir, que sentíssemos algo que não pudéssemos explicar, mas que de repente estava nos acontecendo e sem nos darmos conta começamos a cantar “Hare Krishna...”, mesmo tendo sido ateu antes.
Então, pela graça de Srila Prabhupada e pela intervenção de Srimati Radharani, recebemos a possibilidade de nos tornarmos pessoas responsáveis espiritualmente e recebermos um serviço que pudéssemos cuidar e fazer crescer:
·         Pudemos nos converter em bons sankirtaneiros que levam a mensagem do Bhagavatam a todo lugar;
·         Pudemos ser instrumentos importantes do office bap e manter a pregação pela internet;
·         Pudemos educar aos nossos filhos e gerar uma família consciente de Krishna que vai expandir as glórias de Mahaprabhu ao seu redor;
·         Pudemos ser líderes dos ashrams e ajudar aos devotos no seu caminho até Deus;
·         Pudemos nos converter em professores de Yoga Inbound que chegam ao coração das pessoas e as fazem se apaixonar pela “Mais doce realidade”, ou ser grandes artistas conscientes que contagiam o mundo com beleza transcendental.

Há muitas possibilidades de serviço e o importante é que este serviço que recebeu seja a ferramenta que vai te ajudar a sair deste mundo, por isso tem que cuidar e fazê-lo crescer. Este serviço foi recebido pela misericórdia de Srila Prabhupada que provém da própria Srimati Radharani. Como é possível isto? Apenas por misericórdia.
Misericórdia é o que nos mantém dia após dia. Sigam em frente apreciando esta maravilhosa misericórdia que graças a Srila Prabhupada está nos ajudando a sair deste mundo. Esta é a minha mensagem de hoje.
Jay Srila Prabhupada!

Seu sempre bem-querente,
Swami B. A. Paramadvaiti.