domingo, 15 de novembro de 2009

Chat de Domingo - 15 de Novembro de 2009

Queridos devotos,
quero compartilhar com vocês um tema muito sério: A verdade sobre os pratos de plástico.

Estou tratando de explicar isso na Índia, porém isto é para cada templo. Também estamos muito felizes de ir a Bhandara, um festival onde se serve prasadam até o final do festival.. Nós temos tido há algum tempo o luxo de comer em pratos de folhas e beber em copos de barro, limpo e saudável. Reciclando-os tão rápido enquanto se acabava a comida e com muitos animais buscando algo de comer restante do festival, porém isso mudou. Hoje em dia o festival Bhandara tem muitas opções, o que se vê mais é o prato de papel com um plástico alumínio para tampar-los, ou também pode obter pratos e taças de espuma de poliestireno que demoram 400 anos pra se degradar, todos os pratos emanam diferentes graus de gases na terra e isso contamina o ar e nossa preciosa água a qual nossos filhos vão depender. Isto é horrível e as vezes são comidos por alguns animais desesperador esperando obter alguma sobre de comida, as vezes as vacas morrem por consumir plástico. O avanço desses pratos de plástico resultam em custo bem grande se levarmos em conta o ambiental, fora que estamos dando dinheiro a alguma companhia globalizada e os que recolhem folhas e semeiam árvores não tem emprego, o mesmo vale para os que fazem os copos de barro. É totalmente o oposto ao que Mahatma Ghandi defendia, na proposta da indústria artesanal e apoio aos artesãos locais. Como pessoas com ideias espirituais temos que dar exemplo sobre como cuidar da nossa mãe Terra. Fora que não dá pra limpar todos o plástico que existe e de alguma maneiro o plástico é sempre sujo, mesmo se optarmos por usar o plástico reciclável devido as vantagens práticas, nunca é realmente limpo.
Os materiais limpos como o barro, o aço inoxidável, metal de campanha; sempre são preferíveis. Cozinhar em panelas de alumínio é outra maneira de contaminar a saúde dos outos, nessa existência material nossa saúde é a nossa maior riqueza e não devemos usar benefícios temporários pelo custo de perigos a longo prazo, então estudemos em nossa reunião como podemos solucionar esses problemas. A consciência ambiental das demais pessoas podem perder a credibilidade nos Vaisnavas se veem que estes temas são ignorados por nossa missão que prega a gratidão e a compaixão. A Índia era o melhor exemplo disso, porém agora com a invasão do plástico nos mercados dos sagrados dhams, o problema requer uma atenção urgente por parte dos comerciantes, as missões Vaisnavas e os peregrinos. Podemos lavar as mãos com um sabão que contém gordura proveniente de um corpo morto pelos matadouros animais? Quase todos os sabões líquidos e sólidos contém esses produtos ligados aos matadouros.
Vejam isso meus amigos e sadhus, ao menos que na embalagem venha esclarecido que é um produto puramente vegetariano ou vegano e que não foi testado em animais. Asseguramos que este tipo de produto contribuí com a matança de animais e ao invés de te fazer “suci” (limpo) te faz “muci” (sujo) em sanscrito.
Algumas áreas em Vrindavan são extremamente sagradas como o lago Man Sarovars, desafortunadamente está cheio de plástico e lixo que os peregrinos deixam em muitos locais. A WVA está começando a limpar estes lugares com ajuda dos membros e associações locais como a Amigos de Vrindavan e Food for life. Dar consciência ambiental a todos os peregrinos é um projeto importante.
A população de pavões reais em Vrindavan está diminuindo a cada dia, estão cortando árvores sagradas para que os carros possam passar nas ruas sem perturbação, tráfego pesado e não há espaço nem para as crianças nem para os pavões reais, aqui os vê sentado entre o lixo e infelizes, que se pode dizer?
No samadhi de Devraha Baba tem no outro lado do Yamuna tem algumas árvores ainda e muitos pássaros tomam refugio a noite em poucas árvores, como no cartaz do Greenpeace que os pássaros tomam refugio na última árvore que ainda existe. Os macacos sem um habitat também estão em muita ansiedade, eles aprenderam das pessoas que vendem nas ruas a roubar óculos e alguns trocam por comida
As ruas se fazem mais largas, as scooter vão de cima a baixo nas ruas em velocidades perigosas, os pavões reais não tem espaço. E as vacas que ficam a céu aberto estão ali, sendo sequestradas durante a noite e levadas a matadouros.
Desperta, querida alma e proteja sua santa mãe terra e os locais sagrados. Essa é nossa oração para os animais dos sagrados dhams. As notícias boas não são muito populares é um fenômeno estranho, as pessoas querem más notícias, querem ver a todos brigando. Os sites de fofoca e brigas tem muitíssimas visitas, os sites que apresentam notícias construtivas e contributivas são realmente pouco vistos.
Exóticos são as abelhas, cisnes e vacas... se nós queremos escutar, falar e ler sobre o absoluto e sua vontade divina, precisamos da associação dos paramahansas, os cisnes entre os homens, aqueles que podem extrair leite entre uma mistura de água e leite.
Os intercâmbios filosóficos que terminam em práticas terríveis ou perturbando ao público e na internet também resulta em uma amplificada Vaisnava aparadha. O que está mal e o que se vai discutir é privado e aos pés de um sábio ainda vivo para obter alívio, esta é a única maneira de resolver situações infelizes, os verdadeiros sadhus não fazem intriga ou minizam aos outros que querem tratar de dar seu melhor esforço de uma maneira humilde e neófita, eles animam aos outros e impulsionam. Eles não destroem, porém criam relações, eles nos ajudam a encontrar a auto-realização. Não há tempo para políticas ou lutas de poder, Mahaprabhu disse tudo e pediu: “Me ajudem a distribuir os frutos da árvore do amor, do dívino amor.” Esta é a melhor notícia. A única real notícia na era da rinha. O senhor nos convida a participar de sua preocupação pessoal, distribuir os frutos da árvore do amor que ele mesmo plantou e ele pessoalmente dá a ordem.
Escutar algo negativo é uma real perda de tempo, como as pessoas que tem gosto pela más notícias terão gosto pelas boas notícias? Isto só pode passar pelo milagre do sadhu sanga, essa alma que não disperta o gosto pelas boas noticias de Krishna. O desejo de viver sem intoxicação, sem carne, sem sexo ilícito ou jogos de azar. O desejo de servir aos Vaisnavas e cantar os santo nome de Krishna O desejo de vir ao santo dham e ir ao mundo espiritual depois de deixar esse corpo mortal. Quem nos da fé em quem é nosso real salvador, quem nos dá a capacidade de orar pela misericórdia especialmente ao meu Guru, Pada Padma Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Shreya e Preya são os dois caminhos, adotando o caminho que te leva a eterna bem aveturança é conhecido como shreya e adotar o caminho pelo qual pode-se obter prazer dos sentidos é conhecido como preya. Mesmo que algo possa ser agradável aos sentidos materiais, as consequências serão prejudiciais. De qualquer maneira, se você toma o caminho de Shreya , em um primeiro momento será como um veneno poque terá que restringir seus sentidos. Você tem que ser regulado, não pode fazer o que quiser. Parece como um veneno no primeiro momento, porém a fruta, o resultado final é como néctar. Você pode obter ao Senhor Supremo que é todos bençãos.
Se você adota o caminho do prazer dos sentidos materiais, pode parecer como néctar no início, porém as consequências são como veneno.
Por isso, qual o caminho que você vai tomar? Esta é a meditação de Swami B.V. Thirta Maharaj, eu lhes estou mandando meu amor de Sridham Mayapur, estamos tendo uma semana maravilhosa. Esta é a terra dos discípulos de Srila Bhaktisidhanta, em cada templo alguém encontra um guru que é um discípulo. O início 20 sanyasis e seus discípulos devem faze centenas de sanyasis ao redor do mundo. Tomara Sanyasi significa que você aceita a essência do Bhakti Yoga, deve defender e expandir, e deve estar disposto a ser um general para cumprir esse trabalho. São necessários muitos generais no exército do Senhor Caitanya, isso só o Senhor mesmo sabe, porém suponho que alguns milhões são necessários, nossos Acaryas se arriscam e iniciam sanyas, para que a santa mensagem possa ser distribuída e levada a muitos lugares. Na realidade, o sanyas é o grau de dedicação, dedicação muito alta e existem muitas almas que não tomam sanyas, mulheres ou grihastas, porém tem o desejo de difundir a consciência de Krishna no mundo todo. Especialmente a vantagem do sanyas é ser livre para viajar, livre para dar atenção a tantas pessoas, não pagar contas privadas e deixou o ideal de fazer sua vida confortável com bens materiais privados, como o sanyas renuncia a propriedade privada ele criar lares para muitas pessoas. Quando se abandona a ideia de ter propriedade privada e ter lugares para o prazer do casal divino então o mundo se torna um lugar com esperança e entusiasmo, porque se alguém trabalha para o benefícios dos outros, então ele é um verdadeiro amigo e se pode confiar. Essa é a razão pelo cual deve-se ajudar o sanyasi a fazer algo, por isso o sanyasi faz um lindo serviço para o mundo. Algumas pessoas se tornam invejosas hoje em dia pois pensam que o sanyasi é tão materialista quanto ela, se um sanyasi é materialista ele não é sanyasi. Srila Prabhupada obviamente não era um materialista, ele nos deu incontáveis lugares lindos para nosso refúgio, todos os livros que nos deu, os conceitos de vida, locais sagrados e quantidade de prasadam que ele distribuiu e segue distribuindo. Como poderia ter feito isso se seus discípulos não tivessem confiança nele. Portanto, a confiança no sanyasi e no Guru é algo muito valorizado, os materialistas não compartilham sua propriedades com ninguém por um propósito elevado. Então os sanyasis e seus projetos são uma esperança para o mundo, mesmo que no futuro possam desmoronar. Sejamos agradecidos e otimistas pelo que temos recebido, templos e literaturas que os seis Goswamis nos deixaram podem ser lidos e visitados, em outras palavras os esforços não são em vão e Srila Bhaktisidhanta segue vivendo através de seus discípulos, aqui em Mayapur podemos ver isso claramente. Meu mestre espiritual nos trouxe tantas coisas e espaço para todos, é emocionante como tantas pessoas querem vir a Mayapur.
Srila Bhaktivinoda Thakur estabeleceu um real tirta, e isto está sendo conhecido mais e mais cada dia que passa ao redor do mundo, também muitas pessoas estão buscando Caitnya Mahaprabhu na internet e nós sabemos entre os Vaisnavas que ele é a suprema personalidade de Deus . Então os sanyasis são os que ajudam ao senhor Caitanya a ser a ponta de lança desta missão e também os afortunados homens e mulheres que de qualquer maneira não aceitaram a renuncia mas estão fazendo o mesmo trabalho, isto é um milagre na história que foi planejado pelo próprio Senhor no princípio de Kali Yuga.
Graças a fé de nosso Guru Varga agora nós podemos viver uma vida motivada pelo serviço devocional, antes viviamos numa vida imotivada a serviço de nossos sentidos. Não há comparação e isto é tudo devido ao poder que o Senhor Supremo investiu no Mahamantra. Todas as glórias ao canto dos Santos Nomes do Senhor, todas as glórias aos passatempos que se revelam a nós através do harikatha, todas as glórias aos sankirtaneros que vão de porta em porta e que cantam nas ruas, ou que ajudam de uma maneira ou outra a levar o santo nome a todos. Todas as glórias ao amor experimentado entre os Vaisnavas através do Sadhu Sanga. Todas as glórias aos rios do mundo dirigidos por Ganga e Yamuna Devi.Todas as glórias a Associação Mundial Vaisnava que preserva a missão de uma maneira ou outra. Todas as glórias ao chat dominical VRINDA que segue me dando vida, que me permite sentir que posso visitar cada templo ou casa de um devoto toda semana. Espero que não cansem de minhas visitas, especialmente agora na Índia com a nossa maratona da campanha valores e ciência, tenho um forte desejo de me unir a vocês na campanha de dezembro para incrementar a pregação, um dos melhores tempos da nossa vida é quando fazemos maratona. Não há melhor maratona de que ir de casa em casa, pessoa a pessoa, de trabalho a trabalho, para pedir as pessoas que se façam responsáveis por sua vida humana e que comecem seu sukriti, por dar uma doação, por comprar algum livro, algum DVD ou dar seu endereço de email para que mandemos mensagens espirituais toda semana. Esta é a nossa real alegria, fazer que outras pessoas se unam no caminho do amoroso serviço devocional para seguir os mahajanas.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Haribol.

domingo, 8 de novembro de 2009

Chat de Domingo - 08 de Novembro de 2009

Meus queridos devotos, hoje teremos um meditação especial sobre pregação. Pregação, pregação, pregação. Muitos devotos se perguntam porque eles não são respeitados. As principais e possíveis razões são:
  • Não dão aulas e não são professores de nenhum curso da Academia Vaisnava, que foi iniciada pelo seu mestre espiritual ou que foi ordenada a iniciar.
  • Prega , porém se tornando a figura central e não conecta seus estudantes com o mestre espiritual de sua missão e não vincula com algo prático para promover a missão.
Isso torna sua pratica “impotente”. Nós sempre precisamos de refugio e contribuições praticas na nossa missão, sem isso tudo é temporário e sem sabor. Por favor considerem que sua felicidade dependerá de quanta felicidade permanente entrega aos outros.
Qualificação número 1: Ser agradecido por tudo o que tem.
Qualificação número 2: Ser compassivo e compartilhar a maravilhosa oportunidade de servir ao teu Guru. Se não sente desejo de servir ou não encontra alguma pessoa que com sua guia abençoaria as outros e dessa maneira te vincularía ao serviço devocional, então se encontra em um mau estado.
O único que pode salvar essa situação é você. Você mesmo tem que criar tal ambiente onde possa conectar as pessoas com o serviço ao teu Guru com toda sinceridade e transparência. E seu teu Guru já não se encontra em vida, você mesmo tem que converter-se nesse Guru ou simplesmente aceitar a falência espiritual. Uma condição muito séria.
Assim sempre devemos orar pela oportunidade de fazer serviço e tornar nossa vida útil para os outros. O tornar-se um observador indeferente e passivo significa congelar profundamente teu avanço espiritual. E se você se torna um crítico somente com aqueles que tentam sobreviver servindo nessa era de Kali pode terminar ofendendo aos devotos e perdendo todo gosto pelo processo que aceitou antes como o melhor da vida.
Publiquem fotos nas páginas web, uma foto diz mais que mil palavras. Algumas de nossas belas fazendas e projetos não tem, ou tem pouquissimo material fotográfico publicado na web, isso deveria mudar imediatamente. Cada foto deveria ter também uma pequena legenda explicando do que se trata em espanhol e inglês, desta forma os potênciais voluntários pode ver quão belos estes projetos realmente são. Lindas artes, paisagens e fotos dos devotos que são responsáveis e receberiam em pessoa os amigos quando visitassem o lugar. Eu quero enfatizar que todos trabalho de publicidade é um projeto de pregação a favor dos outros, é nosso dever. Nós temos que ser o mais hospitaleiros possível no mundo. Esse é o nosso dever com Srila Prabhupada.
  • Uma pequena história Guru Nanak:
Uma vez o Guru perguntou aos seus discípulos: Quão longe estamos agora da morte ?
Um deles disse: Gurudeva, é possível que não vejamos o amanhecer.
O segundo disse: Pode ser que nós não estejamos vivos dentro de uma hora.
O Guru disse: Nós estamos separados da morte só por um alento.

Portanto cada repiração deve conter o Santo Nome para sem dúvida nos conectarmos a eterna realidade. Não espere outro alento. Até o teu último momento repita o máximo que puder o doce nome do Senhor. Assim é a vida, que valha a pena viver e que valha a pena morrer.
Nossa vida como pregadores é gloriosa enquanto entregamos a verdade e estabeleçamos lugares onde possam ser ensinado como viver bem com consciência de Deus. Srila Prabhupada nos ensinou isso como seu exemplo de amor. Isso foi ensinado para que seja aplicado nas comunidades dos templos, é necessário e aqui vão duas mensagens:
Aqueles que estão conectados com as finanças dos templos devem ser desinteressados e bem intenssionados em todas as suas decisões. Os templos não são e não deveriam ser propriedades privadas de nenhum tipo.
Quando as pessoas a cargo dos departamentos começam a tratar-los como se fossem uma area de interesse privado que ganharam por anos de serviço se distorce a imagen e cria disturbios na comunidade, o termo “Ad Honorem” se aplica aqui. Os serviços na área de responsabilidade devem ser feitos sem cálculo. Qualquer pequena manutenção dada a alguém que dedica seu tempo ao serviço devocional não deve ser mal-entendido como um algum direito que eles obtem para serem mantidos no futuro.
Os templos não trabalham assim e não tem um sistema financeiro designado para essa função.
O que ocorre com os devotos maiores então?
Primeiro que uma pessoa que vive uma vida de Grihasta não pode criar segurançar familiares que possam benefiar-lo em uma idade avançada. O que tu faz diariamente no templo te dará uma proteção diaria dentro dos limites da disponibilidade. Boa consciência e bom serviço otorgam boa proteção. Não podemos vender templos do Senhor Krishna porque um indivíduo se encontra numa situação de emergência. Nós podemos te rum devoto profissional ajudando uma pessoa doente, devotos de todas as idades são responsáveis por recrutar doutores conscientes que querem ajudar aos devotos dedicados em necessidade.
Assim todos vocês devem cultivar por si mesmos o pregar a médicos profissionais, pode ser qe algum dia precisemos de alguns deles. O mesmo se aplica ao teu campo de ação. Geralmente os devotos jovens tomam cargos de manejo dos templos devido a suas disponibilidades. Eles tem o tempo e o desejo de fazer. E assim alguns devotos maiores se sentem deixados de lado.
“Porque eles não me perguntam?” “Por acaso não confiam em mim ?” “Por acaso não os agrado?
Essa idéias tontas aparecem já faz algum tempo devido a nossa maya ou devido a nossa carência de tempo e devido a não contribuirmos seriamente por algum tempo e fora que os novos devotos não conhecem o que tu fez para o Guru e Krishna quando era mais jovem ou quando foi Brahmacari. Porém isso não significa que não possa servir ou que possa ir bem por só criticar aos jovens devotos porque eles não estão fazendo quando eu era jovem. “Que devemos faze meu querido Vaisnava maior?“
Você deve reconstruir teu campo de pregação onde você é importante e indispensável. Tem que dar aulas ou Nama Hatta em sua casa. Deve tornar-se um membro ativo e valiosos dos departamentos de seu Gurudeva ou também pode começar um. Sempre em vida nosso Gurudeva começou novas missões. Srila Puri Maharaj começou sua missão com 91 anos de idade e Srila Prabhupada saiu para começar sua missão no ocidente aos 68 anos. Assim, não se queixe das pessoas jovens que tratam de fazer o melhor possível, devemos ganhar a graça diariamente. Nem sequer sonhe em descansar no triunfo do serviço devocional feito no passado. Isso não é revolucionário, é um sonho. O mundo precisa de pioneiros e humildes servidores, não só de velhos ranzinzas reclamando que não tem facilidades ou respeito. Lidere o respeito, não o demande, essa foi a ordem de Srila Prabhupada. É tempo de que dê a teu Guru ajuda real novamente para que assim obtenha a verdadeira confiança do teu Guru. Não deseje ter mão de obra, ao menos que se comporte de tal maneira que mereça ajuda inspirando a novas pessoas ou aquelas pessoas desanimadas no caminho da dedicação. O novoé doce e se você começou não sinta que é o dono disso. Conheci muita gente que tem muito Laksmi e belos templos, porém mesmo assim ninguém os quer e nem os quer servir porque eles não dão um tranto amoroso e nem transparente aos outros.
É fácil fazer uma demonstração de devoção, porém os verdadeira Vaisnavas não “cairam” com aquele show. Se você é verdadeiro, verdadeiros buscadores te serão enviados por Krishna mesmo. Pode ser que seja difícil, pode ser que tenha que passar por algumas provas, porém essas são bençãos. Para realmente ir a casa, de volta ao supremo muitas dificuldades terá que passar. E não esqueçam os verdadeiros Goswamis não procuram conforto, eles dão tudo e não buscam nada para si mesmo. Uma verdadeira prova, trabalhar para Krishna sem interesses separados. Krsna não te ignorará, ele está esperando que venha e que se converta em seu representante real. Todo meu amor pra ver-los cantando e dançando juntos. Devotos de todos os países, idades, gêneros e níveis de educação.

Essa é a minha mensagem para que todos que sentem falta entusiasmo ou para os que criticam o modo de trabalho de outros devotos, Se você realmente pode fazer o melhor, faça o melhor e dessa forma ajuda teu Guru a satisfazer o seu desejo de apresentar discípulos felizes a Prabhupada.


De Chandigarh em visita a Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.
Srila Prabhupada Ki Kay!

Haribol.